Práticas pedagógicas e o desenvolvimento das autonomias moral e das ações na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29007 |
Resumo: | Este trabalho é produto de uma pesquisa que objetiva investigar práticas pedagógicas na educação infantil, em vista à promoção das autonomias moral e das ações das crianças atendidas. A pesquisa se deu em uma turma de infantil IV de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza (CE), que oferta turmas da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. A base teórica foi construída a partir da teoria do desenvolvimento do juízo moral na infância de Piaget (1994). As discussões sobre o conceito de moral, sobre autonomia moral e autonomia das ações contaram também com as contribuições de La Taile (2016), Menin (1996), Araújo (1996), Schramm (2000) e Lino e Oliveira-Formosinho (2001). Foram também consultados os documentos legais, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 2009), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996), Resolução nº 002/2010 (FORTALEZA, 2010), entre outros. A pesquisa, de caráter qualitativo, através do estudo de caso, foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, sessões de observação (em que se utilizou de registros em Diário de Campo e fotografia) e entrevista semiestruturada. Para a construção de dados foram utilizados, ainda, publicações sobre práticas pedagógicas de Formosinho e Oliveira-formosinho (2011), Coutinho, Day e Wiggers (2012), Devries e Zan, (1998), entre outros. Foi constatado que a professora, foco desta pesquisa, desconhece teorias que tratam sobre o desenvolvimento moral na infância, apresentando inferências a partir do seu senso comum sobre o que seria autonomia moral. Em relação à autonomia das ações, a docente diz se preocupar em promover situações que à possibilitem a sua turma, entretanto isso ocorre através do respeito unilateral entre ela e as crianças, tendo, assim, uma postura autoritária perante elas. Por fim, concluiu-se que a docente em questão não promove, de modo satisfatório, práticas que contribuem para o desenvolvimento da autonomia moral e que seu incentivo para autonomia das ações ocorre por meio de relações coercitivas. |
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Práticas pedagógicas e o desenvolvimento das autonomias moral e das ações na educação infantilPrática docenteDesenvolvimento da autonomiaEducação infantilPratique pédagogiqueDéveloppement de l'autonomieEste trabalho é produto de uma pesquisa que objetiva investigar práticas pedagógicas na educação infantil, em vista à promoção das autonomias moral e das ações das crianças atendidas. A pesquisa se deu em uma turma de infantil IV de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza (CE), que oferta turmas da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. A base teórica foi construída a partir da teoria do desenvolvimento do juízo moral na infância de Piaget (1994). As discussões sobre o conceito de moral, sobre autonomia moral e autonomia das ações contaram também com as contribuições de La Taile (2016), Menin (1996), Araújo (1996), Schramm (2000) e Lino e Oliveira-Formosinho (2001). Foram também consultados os documentos legais, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 2009), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996), Resolução nº 002/2010 (FORTALEZA, 2010), entre outros. A pesquisa, de caráter qualitativo, através do estudo de caso, foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, sessões de observação (em que se utilizou de registros em Diário de Campo e fotografia) e entrevista semiestruturada. Para a construção de dados foram utilizados, ainda, publicações sobre práticas pedagógicas de Formosinho e Oliveira-formosinho (2011), Coutinho, Day e Wiggers (2012), Devries e Zan, (1998), entre outros. Foi constatado que a professora, foco desta pesquisa, desconhece teorias que tratam sobre o desenvolvimento moral na infância, apresentando inferências a partir do seu senso comum sobre o que seria autonomia moral. Em relação à autonomia das ações, a docente diz se preocupar em promover situações que à possibilitem a sua turma, entretanto isso ocorre através do respeito unilateral entre ela e as crianças, tendo, assim, uma postura autoritária perante elas. Por fim, concluiu-se que a docente em questão não promove, de modo satisfatório, práticas que contribuem para o desenvolvimento da autonomia moral e que seu incentivo para autonomia das ações ocorre por meio de relações coercitivas.Ce travail est fruit d'une recherche qui vise étudier les pratiques pédagogiques dans l'éducation de la petite enfance, à propôs de l'autonomie morale et les actions des enfants à l‟école. La recherche a eu lieu dans un groupe d‟enfants du “Infantil IV” d'une école publique à Fortaleza (CE), qui assiste enfants de la maternelle à la 5e année de l'école élémentaire. La base théorique a été construite sur la théorie de Piaget du développement du jugement moral dans l'enfance (1994). Les discussions sur le concept de la morale, de l'autonomie morale et de l'indépendance d'action a également compté sur les contributions de La Taile (2016), Menin (1996), Araújo (1996), Schramm (2000) et Lino e Oliveira-Formosinho (2001).. Ils ont également consulté les documents officiels comme le Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil - DCNEI (Brésil, 2009), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Brésil, 1996), Résolution nº 002/2010 (FORTERESSE, 2010), entre autres. La recherche a été qualitative, à travers de l'étude de cas, et a été développé par la recherche bibliographique, des séances d'observation (qui ont utilisé les données dans le journal de terrain et des enregistrements photographiquess) et un entretien semi-structuré. Pour la construction de données ont été utilisées également des publications sur les pratiques pédagogiques de Formosinho e Oliveira-formosinho (2011), Coutinho, Day e Wiggers (2012), Devries e Zan, (1998) entre autres. Il a été constaté que la professeure, importante sujet de cette recherche, ne connais pas les théories qui traitent du développement moral dans l'enfance. En ce qui concerne l'autonomie des actions, l'enseignant dit s'inquiéter de la promotion de situations qui rendent les enfants plus autonomes. Cependant, en inférant sur la promotion de l'autonomie morale basée sur le sens commune, elle adopte une position autoritaire, établissant, avec les enfants, une relation marquée par le respect unilatéral. Enfin, il a été conclu que l'enseignement en question ne favorise pas de manière satisfaisante les pratiques qui contribuent au développement de l'autonomie morale et leur incitation à l'autonomie d'action se produit par des relations coercitives.Martins, Cristiane AmorimPereira Junior, Leandro da Silva2018-01-16T12:42:42Z2018-01-16T12:42:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA JUNIOR, Leandro da Silva. Práticas pedagógicas e o desenvolvimento das autonomias moral e das ações na educação infantil. 2017.47f. - TCC (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29007porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-20T19:17:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29007Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:21.656460Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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