Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisco Régis Vieira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio, Machado, Rosélia Costa de Castro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39272
Resumo: A necessidade de compreender a natureza e os motivos que concorrem ao erro apresenta suas raízes desde a Grécia Antiga. Brochard (1879, p. 13) lembra que Sócrates formulou algumas considerações sobre este, ao longo da discussão do Théététe. Nessa discussão, inicialmente, ele diz que o erro não pode consistir em tomar uma coisa que sabemos por uma coisa que também sabemos, pois, aquele que se engana, se representa o que ele pensa de outro modo, não o conhece de forma absoluta. Não consiste também em tomar algo que não conhecemos por algo que também não conhecemos, pois, a partir de duas ignorâncias não saberíamos realizar um pensamento (BROCHARD, 1979, p. 14). [...]
id UFC-7_b534455b0e44a44424b2779aadf0a03c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39272
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limitesEducaçãoGrécia antigaA necessidade de compreender a natureza e os motivos que concorrem ao erro apresenta suas raízes desde a Grécia Antiga. Brochard (1879, p. 13) lembra que Sócrates formulou algumas considerações sobre este, ao longo da discussão do Théététe. Nessa discussão, inicialmente, ele diz que o erro não pode consistir em tomar uma coisa que sabemos por uma coisa que também sabemos, pois, aquele que se engana, se representa o que ele pensa de outro modo, não o conhece de forma absoluta. Não consiste também em tomar algo que não conhecemos por algo que também não conhecemos, pois, a partir de duas ignorâncias não saberíamos realizar um pensamento (BROCHARD, 1979, p. 14). [...]2019-01-28T10:30:30Z2019-01-28T10:30:30Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 604-625.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39272Alves, Francisco Régis VieiraBorges Neto, HermínioMachado, Rosélia Costa de Castroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:50.502680Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites
title Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites
spellingShingle Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites
Alves, Francisco Régis Vieira
Educação
Grécia antiga
title_short Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites
title_full Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites
title_fullStr Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites
title_full_unstemmed Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites
title_sort Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites
author Alves, Francisco Régis Vieira
author_facet Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Machado, Rosélia Costa de Castro
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
Machado, Rosélia Costa de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Machado, Rosélia Costa de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Grécia antiga
topic Educação
Grécia antiga
description A necessidade de compreender a natureza e os motivos que concorrem ao erro apresenta suas raízes desde a Grécia Antiga. Brochard (1879, p. 13) lembra que Sócrates formulou algumas considerações sobre este, ao longo da discussão do Théététe. Nessa discussão, inicialmente, ele diz que o erro não pode consistir em tomar uma coisa que sabemos por uma coisa que também sabemos, pois, aquele que se engana, se representa o que ele pensa de outro modo, não o conhece de forma absoluta. Não consiste também em tomar algo que não conhecemos por algo que também não conhecemos, pois, a partir de duas ignorâncias não saberíamos realizar um pensamento (BROCHARD, 1979, p. 14). [...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-01-28T10:30:30Z
2019-01-28T10:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 604-625.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39272
identifier_str_mv ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 604-625.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028910389002240