Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39272 |
Resumo: | A necessidade de compreender a natureza e os motivos que concorrem ao erro apresenta suas raízes desde a Grécia Antiga. Brochard (1879, p. 13) lembra que Sócrates formulou algumas considerações sobre este, ao longo da discussão do Théététe. Nessa discussão, inicialmente, ele diz que o erro não pode consistir em tomar uma coisa que sabemos por uma coisa que também sabemos, pois, aquele que se engana, se representa o que ele pensa de outro modo, não o conhece de forma absoluta. Não consiste também em tomar algo que não conhecemos por algo que também não conhecemos, pois, a partir de duas ignorâncias não saberíamos realizar um pensamento (BROCHARD, 1979, p. 14). [...] |
id |
UFC-7_b534455b0e44a44424b2779aadf0a03c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39272 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limitesEducaçãoGrécia antigaA necessidade de compreender a natureza e os motivos que concorrem ao erro apresenta suas raízes desde a Grécia Antiga. Brochard (1879, p. 13) lembra que Sócrates formulou algumas considerações sobre este, ao longo da discussão do Théététe. Nessa discussão, inicialmente, ele diz que o erro não pode consistir em tomar uma coisa que sabemos por uma coisa que também sabemos, pois, aquele que se engana, se representa o que ele pensa de outro modo, não o conhece de forma absoluta. Não consiste também em tomar algo que não conhecemos por algo que também não conhecemos, pois, a partir de duas ignorâncias não saberíamos realizar um pensamento (BROCHARD, 1979, p. 14). [...]2019-01-28T10:30:30Z2019-01-28T10:30:30Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 604-625.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39272Alves, Francisco Régis VieiraBorges Neto, HermínioMachado, Rosélia Costa de Castroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:50.502680Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites |
title |
Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites |
spellingShingle |
Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites Alves, Francisco Régis Vieira Educação Grécia antiga |
title_short |
Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites |
title_full |
Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites |
title_fullStr |
Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites |
title_full_unstemmed |
Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites |
title_sort |
Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites |
author |
Alves, Francisco Régis Vieira |
author_facet |
Alves, Francisco Régis Vieira Borges Neto, Hermínio Machado, Rosélia Costa de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio Machado, Rosélia Costa de Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francisco Régis Vieira Borges Neto, Hermínio Machado, Rosélia Costa de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Grécia antiga |
topic |
Educação Grécia antiga |
description |
A necessidade de compreender a natureza e os motivos que concorrem ao erro apresenta suas raízes desde a Grécia Antiga. Brochard (1879, p. 13) lembra que Sócrates formulou algumas considerações sobre este, ao longo da discussão do Théététe. Nessa discussão, inicialmente, ele diz que o erro não pode consistir em tomar uma coisa que sabemos por uma coisa que também sabemos, pois, aquele que se engana, se representa o que ele pensa de outro modo, não o conhece de forma absoluta. Não consiste também em tomar algo que não conhecemos por algo que também não conhecemos, pois, a partir de duas ignorâncias não saberíamos realizar um pensamento (BROCHARD, 1979, p. 14). [...] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-01-28T10:30:30Z 2019-01-28T10:30:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 604-625. 9788589872423 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39272 |
identifier_str_mv |
ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Avaliação em matemática: formas de considerar os erros dos alunos na aprendizagem do cálculo de limites. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 604-625. 9788589872423 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028910389002240 |