A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Eduardo Augusto de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cortonesi, Leandro Masuda
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42270
Resumo: Introdução: O curso de educação física é dividido em duas habilitações, licenciatura e bacharelado, sendo que na primeira o profissional é habilitado em atuar em escolas, e na segunda em áreas fora do ambiente escolar, como academias e clubes. Através do edital de nova modalidade, a Pró-reitora de Graduação (PROGRAD) permite que o aluno graduado na modalidade licenciatura ou bacharelado, curse a outra habilitação através do fluxo contínuo, obtendo assim uma formação mais ampla. Objetivos: Esse trabalho visa relatar minha experiência pessoal de bacharelado formado e aluno ingressante da licenciatura em Educação Física através do fluxo contínuo. Metodologia: A partir da utilização do relato de histórias de vida, foram geradas reflexões mediadas pelo orientador acerca das experiências relacionadas à conclusão de um curso e ao retorno à Universidade em uma nova modalidade do curso. Resultados: Ingressei no curso de licenciatura em Educação Física em 2012.1, pensando em estudar e atuar em áreas relacionadas ao esporte, principalmente a corrida de rua. No decorrer do curso, tive a oportunidade de vivenciar a realidade da Educação Física Escolar sendo bolsista do PIBID e através dos estágios supervisionados. No entanto, como também criei bastante afinidade com a área de exercícios físicos relacionados à saúde, mudei de habilitação em 2015.1 e conclui o bacharelado em 2016.1, atualmente atuando na área. Retornei à licenciatura em 2016.2, através do edital de nova modalidade, pois senti que ainda tinha muito a ser explorado no ensino, na pesquisa e na extensão da Universidade e, com isso, aliar conhecimentos das duas habilitações e estar capacitado para também atuar em escolar, campo que tenho afinidade e que também pretendo atuar futuramente. Conclusão: Apesar do bacharelado em Educação Física me permitir atuar na área que trabalho atualmente, retornar à Universidade cursando a licenciatura nos permite uma gama de possibilidade, além de proporcionar novos conhecimentos.
id UFC-7_b57d4c315d6fa1a65bca2068f1a12e30
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42270
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.Educação físicaNova modalidadeFluxo contínuoIntrodução: O curso de educação física é dividido em duas habilitações, licenciatura e bacharelado, sendo que na primeira o profissional é habilitado em atuar em escolas, e na segunda em áreas fora do ambiente escolar, como academias e clubes. Através do edital de nova modalidade, a Pró-reitora de Graduação (PROGRAD) permite que o aluno graduado na modalidade licenciatura ou bacharelado, curse a outra habilitação através do fluxo contínuo, obtendo assim uma formação mais ampla. Objetivos: Esse trabalho visa relatar minha experiência pessoal de bacharelado formado e aluno ingressante da licenciatura em Educação Física através do fluxo contínuo. Metodologia: A partir da utilização do relato de histórias de vida, foram geradas reflexões mediadas pelo orientador acerca das experiências relacionadas à conclusão de um curso e ao retorno à Universidade em uma nova modalidade do curso. Resultados: Ingressei no curso de licenciatura em Educação Física em 2012.1, pensando em estudar e atuar em áreas relacionadas ao esporte, principalmente a corrida de rua. No decorrer do curso, tive a oportunidade de vivenciar a realidade da Educação Física Escolar sendo bolsista do PIBID e através dos estágios supervisionados. No entanto, como também criei bastante afinidade com a área de exercícios físicos relacionados à saúde, mudei de habilitação em 2015.1 e conclui o bacharelado em 2016.1, atualmente atuando na área. Retornei à licenciatura em 2016.2, através do edital de nova modalidade, pois senti que ainda tinha muito a ser explorado no ensino, na pesquisa e na extensão da Universidade e, com isso, aliar conhecimentos das duas habilitações e estar capacitado para também atuar em escolar, campo que tenho afinidade e que também pretendo atuar futuramente. Conclusão: Apesar do bacharelado em Educação Física me permitir atuar na área que trabalho atualmente, retornar à Universidade cursando a licenciatura nos permite uma gama de possibilidade, além de proporcionar novos conhecimentos.Universidade Federal do Ceará2019-06-03T18:00:29Z2019-06-03T18:00:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIRA, Eduardo Augusto de Carvalho; CORTONESI, Leandro Masuda. A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42270Lira, Eduardo Augusto de CarvalhoCortonesi, Leandro Masudainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:51:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42270Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:35.954705Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.
title A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.
spellingShingle A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.
Lira, Eduardo Augusto de Carvalho
Educação física
Nova modalidade
Fluxo contínuo
title_short A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.
title_full A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.
title_fullStr A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.
title_full_unstemmed A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.
title_sort A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.
author Lira, Eduardo Augusto de Carvalho
author_facet Lira, Eduardo Augusto de Carvalho
Cortonesi, Leandro Masuda
author_role author
author2 Cortonesi, Leandro Masuda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Eduardo Augusto de Carvalho
Cortonesi, Leandro Masuda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Nova modalidade
Fluxo contínuo
topic Educação física
Nova modalidade
Fluxo contínuo
description Introdução: O curso de educação física é dividido em duas habilitações, licenciatura e bacharelado, sendo que na primeira o profissional é habilitado em atuar em escolas, e na segunda em áreas fora do ambiente escolar, como academias e clubes. Através do edital de nova modalidade, a Pró-reitora de Graduação (PROGRAD) permite que o aluno graduado na modalidade licenciatura ou bacharelado, curse a outra habilitação através do fluxo contínuo, obtendo assim uma formação mais ampla. Objetivos: Esse trabalho visa relatar minha experiência pessoal de bacharelado formado e aluno ingressante da licenciatura em Educação Física através do fluxo contínuo. Metodologia: A partir da utilização do relato de histórias de vida, foram geradas reflexões mediadas pelo orientador acerca das experiências relacionadas à conclusão de um curso e ao retorno à Universidade em uma nova modalidade do curso. Resultados: Ingressei no curso de licenciatura em Educação Física em 2012.1, pensando em estudar e atuar em áreas relacionadas ao esporte, principalmente a corrida de rua. No decorrer do curso, tive a oportunidade de vivenciar a realidade da Educação Física Escolar sendo bolsista do PIBID e através dos estágios supervisionados. No entanto, como também criei bastante afinidade com a área de exercícios físicos relacionados à saúde, mudei de habilitação em 2015.1 e conclui o bacharelado em 2016.1, atualmente atuando na área. Retornei à licenciatura em 2016.2, através do edital de nova modalidade, pois senti que ainda tinha muito a ser explorado no ensino, na pesquisa e na extensão da Universidade e, com isso, aliar conhecimentos das duas habilitações e estar capacitado para também atuar em escolar, campo que tenho afinidade e que também pretendo atuar futuramente. Conclusão: Apesar do bacharelado em Educação Física me permitir atuar na área que trabalho atualmente, retornar à Universidade cursando a licenciatura nos permite uma gama de possibilidade, além de proporcionar novos conhecimentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-03T18:00:29Z
2019-06-03T18:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIRA, Eduardo Augusto de Carvalho; CORTONESI, Leandro Masuda. A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42270
identifier_str_mv LIRA, Eduardo Augusto de Carvalho; CORTONESI, Leandro Masuda. A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029025566687232