A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42270 |
Resumo: | Introdução: O curso de educação física é dividido em duas habilitações, licenciatura e bacharelado, sendo que na primeira o profissional é habilitado em atuar em escolas, e na segunda em áreas fora do ambiente escolar, como academias e clubes. Através do edital de nova modalidade, a Pró-reitora de Graduação (PROGRAD) permite que o aluno graduado na modalidade licenciatura ou bacharelado, curse a outra habilitação através do fluxo contínuo, obtendo assim uma formação mais ampla. Objetivos: Esse trabalho visa relatar minha experiência pessoal de bacharelado formado e aluno ingressante da licenciatura em Educação Física através do fluxo contínuo. Metodologia: A partir da utilização do relato de histórias de vida, foram geradas reflexões mediadas pelo orientador acerca das experiências relacionadas à conclusão de um curso e ao retorno à Universidade em uma nova modalidade do curso. Resultados: Ingressei no curso de licenciatura em Educação Física em 2012.1, pensando em estudar e atuar em áreas relacionadas ao esporte, principalmente a corrida de rua. No decorrer do curso, tive a oportunidade de vivenciar a realidade da Educação Física Escolar sendo bolsista do PIBID e através dos estágios supervisionados. No entanto, como também criei bastante afinidade com a área de exercícios físicos relacionados à saúde, mudei de habilitação em 2015.1 e conclui o bacharelado em 2016.1, atualmente atuando na área. Retornei à licenciatura em 2016.2, através do edital de nova modalidade, pois senti que ainda tinha muito a ser explorado no ensino, na pesquisa e na extensão da Universidade e, com isso, aliar conhecimentos das duas habilitações e estar capacitado para também atuar em escolar, campo que tenho afinidade e que também pretendo atuar futuramente. Conclusão: Apesar do bacharelado em Educação Física me permitir atuar na área que trabalho atualmente, retornar à Universidade cursando a licenciatura nos permite uma gama de possibilidade, além de proporcionar novos conhecimentos. |
id |
UFC-7_b57d4c315d6fa1a65bca2068f1a12e30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42270 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura.Educação físicaNova modalidadeFluxo contínuoIntrodução: O curso de educação física é dividido em duas habilitações, licenciatura e bacharelado, sendo que na primeira o profissional é habilitado em atuar em escolas, e na segunda em áreas fora do ambiente escolar, como academias e clubes. Através do edital de nova modalidade, a Pró-reitora de Graduação (PROGRAD) permite que o aluno graduado na modalidade licenciatura ou bacharelado, curse a outra habilitação através do fluxo contínuo, obtendo assim uma formação mais ampla. Objetivos: Esse trabalho visa relatar minha experiência pessoal de bacharelado formado e aluno ingressante da licenciatura em Educação Física através do fluxo contínuo. Metodologia: A partir da utilização do relato de histórias de vida, foram geradas reflexões mediadas pelo orientador acerca das experiências relacionadas à conclusão de um curso e ao retorno à Universidade em uma nova modalidade do curso. Resultados: Ingressei no curso de licenciatura em Educação Física em 2012.1, pensando em estudar e atuar em áreas relacionadas ao esporte, principalmente a corrida de rua. No decorrer do curso, tive a oportunidade de vivenciar a realidade da Educação Física Escolar sendo bolsista do PIBID e através dos estágios supervisionados. No entanto, como também criei bastante afinidade com a área de exercícios físicos relacionados à saúde, mudei de habilitação em 2015.1 e conclui o bacharelado em 2016.1, atualmente atuando na área. Retornei à licenciatura em 2016.2, através do edital de nova modalidade, pois senti que ainda tinha muito a ser explorado no ensino, na pesquisa e na extensão da Universidade e, com isso, aliar conhecimentos das duas habilitações e estar capacitado para também atuar em escolar, campo que tenho afinidade e que também pretendo atuar futuramente. Conclusão: Apesar do bacharelado em Educação Física me permitir atuar na área que trabalho atualmente, retornar à Universidade cursando a licenciatura nos permite uma gama de possibilidade, além de proporcionar novos conhecimentos.Universidade Federal do Ceará2019-06-03T18:00:29Z2019-06-03T18:00:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIRA, Eduardo Augusto de Carvalho; CORTONESI, Leandro Masuda. A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42270Lira, Eduardo Augusto de CarvalhoCortonesi, Leandro Masudainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:51:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42270Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:35.954705Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. |
title |
A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. |
spellingShingle |
A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. Lira, Eduardo Augusto de Carvalho Educação física Nova modalidade Fluxo contínuo |
title_short |
A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. |
title_full |
A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. |
title_fullStr |
A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. |
title_full_unstemmed |
A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. |
title_sort |
A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. |
author |
Lira, Eduardo Augusto de Carvalho |
author_facet |
Lira, Eduardo Augusto de Carvalho Cortonesi, Leandro Masuda |
author_role |
author |
author2 |
Cortonesi, Leandro Masuda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Eduardo Augusto de Carvalho Cortonesi, Leandro Masuda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Nova modalidade Fluxo contínuo |
topic |
Educação física Nova modalidade Fluxo contínuo |
description |
Introdução: O curso de educação física é dividido em duas habilitações, licenciatura e bacharelado, sendo que na primeira o profissional é habilitado em atuar em escolas, e na segunda em áreas fora do ambiente escolar, como academias e clubes. Através do edital de nova modalidade, a Pró-reitora de Graduação (PROGRAD) permite que o aluno graduado na modalidade licenciatura ou bacharelado, curse a outra habilitação através do fluxo contínuo, obtendo assim uma formação mais ampla. Objetivos: Esse trabalho visa relatar minha experiência pessoal de bacharelado formado e aluno ingressante da licenciatura em Educação Física através do fluxo contínuo. Metodologia: A partir da utilização do relato de histórias de vida, foram geradas reflexões mediadas pelo orientador acerca das experiências relacionadas à conclusão de um curso e ao retorno à Universidade em uma nova modalidade do curso. Resultados: Ingressei no curso de licenciatura em Educação Física em 2012.1, pensando em estudar e atuar em áreas relacionadas ao esporte, principalmente a corrida de rua. No decorrer do curso, tive a oportunidade de vivenciar a realidade da Educação Física Escolar sendo bolsista do PIBID e através dos estágios supervisionados. No entanto, como também criei bastante afinidade com a área de exercícios físicos relacionados à saúde, mudei de habilitação em 2015.1 e conclui o bacharelado em 2016.1, atualmente atuando na área. Retornei à licenciatura em 2016.2, através do edital de nova modalidade, pois senti que ainda tinha muito a ser explorado no ensino, na pesquisa e na extensão da Universidade e, com isso, aliar conhecimentos das duas habilitações e estar capacitado para também atuar em escolar, campo que tenho afinidade e que também pretendo atuar futuramente. Conclusão: Apesar do bacharelado em Educação Física me permitir atuar na área que trabalho atualmente, retornar à Universidade cursando a licenciatura nos permite uma gama de possibilidade, além de proporcionar novos conhecimentos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-03T18:00:29Z 2019-06-03T18:00:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIRA, Eduardo Augusto de Carvalho; CORTONESI, Leandro Masuda. A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42270 |
identifier_str_mv |
LIRA, Eduardo Augusto de Carvalho; CORTONESI, Leandro Masuda. A experiência do fluxo contínuo em educação física: do bacharelado à licenciatura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029025566687232 |