História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Antônio Roberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22386
Resumo: XAVIER, Antônio Roberto. História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 3, n. 9, p. 81-99, set./dez. 2016.
id UFC-7_b62e78e4792286e11ba102e5357fec24
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22386
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romanoEducaçãoHistóriaFilosofiaPaideia gregaPragmatismo romanoXAVIER, Antônio Roberto. História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 3, n. 9, p. 81-99, set./dez. 2016.This article has the scope to understand and update a historical-philosophical debate about education and its epistemological aspects tracing briefly a cognitive bridge between the Greek Paideia and the Roman educational pragmatism. This article is a literature review, qualitative approach and follows the interpretational deductive method of the contents on secondary sources. In developing this writing, he broke than education assumption is one of those terms of very broad meaning that for longer look set you can not exhaust the meanings and conceptions about their meanings and implications in a community basis at different times of know- make human. However, because of their varied and voluminous framework of meanings and to be your search of a constant and societies, the use or misuse of the word education, often has become banal or unreflective, praxiologicamente. The use of the word education in certain circumstances, has failed to represent their real purposes for being employee so displaced social standards. Moral and / or ethical relevant. Indeed, it is possible to talk about education come to the fore, through common sense, this refers to schools, its walls, railings, gates, padlocks, direction, coordination, teachers, staff and an endless list of guidelines, norms and sanctions rarely met. However, as demonstrated in this work, education is an indispensable social practice to live and evolve positively in society. Therefore, the need to make understand several principles, functions and educational demands in different areas of human history.Este artigo tem como escopo principal compreender e atualizar um debate histórico-filosófico sobre educação e seus aspectos epistemológicos, traçando, sucintamente, uma ponte cognitiva entre a Paideia grega e o pragmatismo educacional romano. Este artigo é uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e segue o método dedutivo interpretacional dos conteúdos presentes em fontes secundárias. Ao desenvolver está escrita, partiu-se do pressuposto de que educação é um daqueles termos de significados bem amplos, que, por mais que se procure definir, não se conseguem esgotar as acepções e concepções acerca de seus significados e implicações em âmbito coletivo nos diferentes momentos do saber-fazer humano. Todavia, em razão de seu variado e volumoso arcabouço de sentidos e por ser sua busca uma constante das e nas sociedades, o uso ou mau uso do vocábulo educação, muitas vezes, tem se tornado banal ou irreflexivo, praxiologicamente. O uso do vocábulo educação, em certas circunstâncias, tem deixado de representar suas reais finalidades por ser empregado de forma deslocada dos padrões sociais, morais e/ou éticos pertinentes. Com efeito, é possível que, ao se falar sobre educação, venham à tona, através do senso comum, aspectos referentes às escolas, seus muros, grades, portões, cadeados, direção, coordenação, professores, quadros e uma infindável lista de diretrizes, normas e sanções raramente cumpridas. Entretanto, conforme é demonstrado neste trabalho, educação é uma prática social indispensável para o viver e evoluir positivamente em sociedade. Para tanto, necessário se faz entender os diversos princípios, funções e demandas educacionais nos diferentes contextos da história da humanidade.Revista Dialectus2017-03-23T11:43:40Z2017-03-23T11:43:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfXavier, A. R. (2016)2317-2010http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22386Xavier, Antônio Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:05:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22386Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:46.403087Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano
title História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano
spellingShingle História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano
Xavier, Antônio Roberto
Educação
História
Filosofia
Paideia grega
Pragmatismo romano
title_short História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano
title_full História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano
title_fullStr História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano
title_full_unstemmed História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano
title_sort História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano
author Xavier, Antônio Roberto
author_facet Xavier, Antônio Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Antônio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
História
Filosofia
Paideia grega
Pragmatismo romano
topic Educação
História
Filosofia
Paideia grega
Pragmatismo romano
description XAVIER, Antônio Roberto. História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 3, n. 9, p. 81-99, set./dez. 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-03-23T11:43:40Z
2017-03-23T11:43:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Xavier, A. R. (2016)
2317-2010
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22386
identifier_str_mv Xavier, A. R. (2016)
2317-2010
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Dialectus
publisher.none.fl_str_mv Revista Dialectus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028994202730496