Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães Neto, Edil Paranhos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41133
Resumo: This work presents the possibility of the use of Moodle as a tool for distance learning through active learning. It based on the assumption that the current system, based on traditional teaching, is unable to reach the pre-established objectives for students due the lack of depth and content internalization options. It is verified that a wider methodology is a promising way for teaching using new technologies, by being an active way of learning and unrelated to the standard system. This will be presented in a cohesive way what is the active education, as well as the tool Moddle and a proposal to use it in high school courses. It will also present case studies in which Virtual Learning Environments (AVAs) were used in schools and the reduction of evasion and increase of achievements by students who had contact with it.
id UFC-7_b67c302830f4b35511bc90ea86f8ffd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41133
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médioEnsino a distânciaAprendizagem ativaAmbientes virtuais compartilhadosThis work presents the possibility of the use of Moodle as a tool for distance learning through active learning. It based on the assumption that the current system, based on traditional teaching, is unable to reach the pre-established objectives for students due the lack of depth and content internalization options. It is verified that a wider methodology is a promising way for teaching using new technologies, by being an active way of learning and unrelated to the standard system. This will be presented in a cohesive way what is the active education, as well as the tool Moddle and a proposal to use it in high school courses. It will also present case studies in which Virtual Learning Environments (AVAs) were used in schools and the reduction of evasion and increase of achievements by students who had contact with it.Esse trabalho apresenta a possibilidade do uso do Moodle como uma ferramenta para o ensino a distância através da aprendizagem ativa, partindo do pressuposto de que o sistema atual, baseado em ensino tradicional, se mostra incapaz de alcançar os objetivos preestabelecidos para os alunos devido à falta de profundidade e opções de internalização do conteúdo. Verifica-se que uma metodologia mais abrangente vem a ser uma maneira promissora para o ensino utilizando novas tecnologias, por se colocar como uma formadora de conhecimento de maneira ativa e desatrelada ao sistema padrão de cobrança de prazos. Para isso será apresentado de maneira coesa o que vem a ser a educação ativa, bem como a ferramenta Moddle e uma proposta de uso do mesmo. Será apresentado também estudos de casos no qual Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) foram usadas em escolas e a redução da evasão e aumento das conquistas por parte dos alunos que tiveram contato com mesmo.Silva, Marcos Antônio AraújoMagalhães Neto, Edil Paranhos2019-04-26T18:54:14Z2019-04-26T18:54:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMAGALHÃES NETO, E. P. Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41133porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T12:08:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41133Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-05-10T12:08:43Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio
title Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio
spellingShingle Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio
Magalhães Neto, Edil Paranhos
Ensino a distância
Aprendizagem ativa
Ambientes virtuais compartilhados
title_short Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio
title_full Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio
title_fullStr Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio
title_full_unstemmed Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio
title_sort Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio
author Magalhães Neto, Edil Paranhos
author_facet Magalhães Neto, Edil Paranhos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcos Antônio Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães Neto, Edil Paranhos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Aprendizagem ativa
Ambientes virtuais compartilhados
topic Ensino a distância
Aprendizagem ativa
Ambientes virtuais compartilhados
description This work presents the possibility of the use of Moodle as a tool for distance learning through active learning. It based on the assumption that the current system, based on traditional teaching, is unable to reach the pre-established objectives for students due the lack of depth and content internalization options. It is verified that a wider methodology is a promising way for teaching using new technologies, by being an active way of learning and unrelated to the standard system. This will be presented in a cohesive way what is the active education, as well as the tool Moddle and a proposal to use it in high school courses. It will also present case studies in which Virtual Learning Environments (AVAs) were used in schools and the reduction of evasion and increase of achievements by students who had contact with it.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-26T18:54:14Z
2019-04-26T18:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES NETO, E. P. Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41133
identifier_str_mv MAGALHÃES NETO, E. P. Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935782973014016