Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000rgmx |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41133 |
Resumo: | This work presents the possibility of the use of Moodle as a tool for distance learning through active learning. It based on the assumption that the current system, based on traditional teaching, is unable to reach the pre-established objectives for students due the lack of depth and content internalization options. It is verified that a wider methodology is a promising way for teaching using new technologies, by being an active way of learning and unrelated to the standard system. This will be presented in a cohesive way what is the active education, as well as the tool Moddle and a proposal to use it in high school courses. It will also present case studies in which Virtual Learning Environments (AVAs) were used in schools and the reduction of evasion and increase of achievements by students who had contact with it. |
id |
UFC-7_b67c302830f4b35511bc90ea86f8ffd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41133 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médioEnsino a distânciaAprendizagem ativaAmbientes virtuais compartilhadosThis work presents the possibility of the use of Moodle as a tool for distance learning through active learning. It based on the assumption that the current system, based on traditional teaching, is unable to reach the pre-established objectives for students due the lack of depth and content internalization options. It is verified that a wider methodology is a promising way for teaching using new technologies, by being an active way of learning and unrelated to the standard system. This will be presented in a cohesive way what is the active education, as well as the tool Moddle and a proposal to use it in high school courses. It will also present case studies in which Virtual Learning Environments (AVAs) were used in schools and the reduction of evasion and increase of achievements by students who had contact with it.Esse trabalho apresenta a possibilidade do uso do Moodle como uma ferramenta para o ensino a distância através da aprendizagem ativa, partindo do pressuposto de que o sistema atual, baseado em ensino tradicional, se mostra incapaz de alcançar os objetivos preestabelecidos para os alunos devido à falta de profundidade e opções de internalização do conteúdo. Verifica-se que uma metodologia mais abrangente vem a ser uma maneira promissora para o ensino utilizando novas tecnologias, por se colocar como uma formadora de conhecimento de maneira ativa e desatrelada ao sistema padrão de cobrança de prazos. Para isso será apresentado de maneira coesa o que vem a ser a educação ativa, bem como a ferramenta Moddle e uma proposta de uso do mesmo. Será apresentado também estudos de casos no qual Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) foram usadas em escolas e a redução da evasão e aumento das conquistas por parte dos alunos que tiveram contato com mesmo.Silva, Marcos Antônio AraújoMagalhães Neto, Edil Paranhos2019-04-26T18:54:14Z2019-04-26T18:54:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMAGALHÃES NETO, E. P. Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41133ark:/83112/001300000rgmxporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T12:08:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41133Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:19.616825Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio |
title |
Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio |
spellingShingle |
Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio Magalhães Neto, Edil Paranhos Ensino a distância Aprendizagem ativa Ambientes virtuais compartilhados |
title_short |
Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio |
title_full |
Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio |
title_fullStr |
Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio |
title_sort |
Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio |
author |
Magalhães Neto, Edil Paranhos |
author_facet |
Magalhães Neto, Edil Paranhos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcos Antônio Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães Neto, Edil Paranhos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Aprendizagem ativa Ambientes virtuais compartilhados |
topic |
Ensino a distância Aprendizagem ativa Ambientes virtuais compartilhados |
description |
This work presents the possibility of the use of Moodle as a tool for distance learning through active learning. It based on the assumption that the current system, based on traditional teaching, is unable to reach the pre-established objectives for students due the lack of depth and content internalization options. It is verified that a wider methodology is a promising way for teaching using new technologies, by being an active way of learning and unrelated to the standard system. This will be presented in a cohesive way what is the active education, as well as the tool Moddle and a proposal to use it in high school courses. It will also present case studies in which Virtual Learning Environments (AVAs) were used in schools and the reduction of evasion and increase of achievements by students who had contact with it. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-04-26T18:54:14Z 2019-04-26T18:54:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAGALHÃES NETO, E. P. Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41133 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000rgmx |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES NETO, E. P. Moodle como uma ferramenta de aprendizagem ativa para o ensino a distância no ensino médio. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. ark:/83112/001300000rgmx |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373824201097216 |