A pedagogia moral como processo civilizatório do homem em seu encaminhamento à condição de humanidade em Immanuel Kant
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20108 |
Resumo: | Buscando responder à pergunta elaborada na obra Lógica (1800) de Immanuel Kant, “O que é o homem?”, esta pesquisa propõe uma investigação acerca da educação enquanto educação do esclarecimento e a única capaz de habilitar as disposições dos homens para o auxilio tanto do homem civilizado, quanto moral. A elaboração de tal pesquisa se inicia com a transição de uma filosofia moral popular para uma metafísica dos costumes e posteriormente de uma educação física, isto é, natural, para uma educação prática, moral. Nesta, a dualidade existente entre ser sensível e ser inteligível não passa despercebida quando o antagonismo surge, e a sociabilidade insociável é demonstrada pela natureza para que o homem possa atingir o progresso. Assim, é centrando na questão do homem que este projeto finda a relevância da educação na formação de uma constituição civil, pois, ao evidenciar que o progresso somente pode ser alcançado pelo próprio homem, Kant responsabiliza as ações dos homens no mundo e os encaminha à sociabilidade. |
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A pedagogia moral como processo civilizatório do homem em seu encaminhamento à condição de humanidade em Immanuel KantThe moral pedagogy as civilizing process of man in his submission to the human condition in Immanuel KantKant, Immanuel, 1724-1804 - Crítica e interpretaçãoMoralidadePragmáticaBuscando responder à pergunta elaborada na obra Lógica (1800) de Immanuel Kant, “O que é o homem?”, esta pesquisa propõe uma investigação acerca da educação enquanto educação do esclarecimento e a única capaz de habilitar as disposições dos homens para o auxilio tanto do homem civilizado, quanto moral. A elaboração de tal pesquisa se inicia com a transição de uma filosofia moral popular para uma metafísica dos costumes e posteriormente de uma educação física, isto é, natural, para uma educação prática, moral. Nesta, a dualidade existente entre ser sensível e ser inteligível não passa despercebida quando o antagonismo surge, e a sociabilidade insociável é demonstrada pela natureza para que o homem possa atingir o progresso. Assim, é centrando na questão do homem que este projeto finda a relevância da educação na formação de uma constituição civil, pois, ao evidenciar que o progresso somente pode ser alcançado pelo próprio homem, Kant responsabiliza as ações dos homens no mundo e os encaminha à sociabilidade.Amora, Kleber CarneiroSilva, Kedna Adriele Timbó da2016-10-11T16:29:42Z2016-10-11T16:29:42Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Kedna Adriele Timbó da. Pedagogia moral como processo civilizatório do homem em seu encaminhamento à condição de humanidade em Immanuel Kant. 2015. 93 f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20108ark:/83112/001300001ttgxporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T18:01:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20108Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:41.197201Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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