Modelo de roteirização para redução das emissões no transporte urbano de cargas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56241 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é propor um modelo de roteirização para o transporte urbano de carga (TUC) com foco na logística sustentável. Uma revisão sistemática da literatura será conduzida, com o intuito de obter os parâmetros dos estudos sobre logística sustentável nos últimos anos. Em paralelo, serão levantados na literatura os parâmetros que caracterizam o TUC, e será definida uma escala de valores, com base na relação que esses parâmetros têm com os aspectos ambientais urbanos. A partir desses dados, será formatado um modelo conceitual capaz de classificar os trechos urbanos de acordo com os impactos ambientais a que estão submetidos na atividade de TUC, e um modelo matemático de roteirização para o TUC, considerando os dados e informações levantadas, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais da rota. Ao final, será realizada a aplicação do modelo, comparando os resultados obtidos com os dos modelos tradicionais. |
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