O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Leiliane Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2727
Resumo: This research examined the pedagogical potential of the relationship between theory and practice in Chemistry teaching through laboratory practice in professional education of high school level. It had the following research question: in which way the teaching of Chemistry, combining theories and laboratorial practices, enhance the improvement in the quality of learning? This study hypothesized that this association contributes positively to improve the teaching of Chemistry as well as relativizes the assertion that this discipline is difficult to understand by students. This research was characterized by the use of the deductive and inductive methods, being a field research of bibliographical and descriptive aspects, using the survey technique through questionnaires. The sampling was based on some classes of the courses of Nursing, Information Technology and Trade, in the first year of High School in Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, in the city of Crateús, a small city in Sertão dos Inhamuns, in Ceará. It can be defined as a convenience sampling. Its result was measured by criteria related to the improvement in quality of learning, based on above average income, as well as the maintenance of this quality regularity during the school year.
id UFC-7_b74989cb5eba719abfa1217928bb0193
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/2727
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativaThe teaching of chemistry: the relationship between theory and practice as a pedagogical strategy in a meaningful learningQuímica - Estudo e ensinoAprendizagemThis research examined the pedagogical potential of the relationship between theory and practice in Chemistry teaching through laboratory practice in professional education of high school level. It had the following research question: in which way the teaching of Chemistry, combining theories and laboratorial practices, enhance the improvement in the quality of learning? This study hypothesized that this association contributes positively to improve the teaching of Chemistry as well as relativizes the assertion that this discipline is difficult to understand by students. This research was characterized by the use of the deductive and inductive methods, being a field research of bibliographical and descriptive aspects, using the survey technique through questionnaires. The sampling was based on some classes of the courses of Nursing, Information Technology and Trade, in the first year of High School in Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, in the city of Crateús, a small city in Sertão dos Inhamuns, in Ceará. It can be defined as a convenience sampling. Its result was measured by criteria related to the improvement in quality of learning, based on above average income, as well as the maintenance of this quality regularity during the school year.Esta pesquisa analisou o potencial pedagógico da relação entre a teoria e a prática no ensino da Química através de práticas laboratoriais no ensino profissional de nível médio. Teve a seguinte questão de pesquisa: de que modo o ensino da Química, aliando teorias e práticas laboratoriais, potencializa a melhoria na qualidade da aprendizagem? Este estudo partiu da hipótese de que tal associação contribui positivamente na melhoria do ensino de Química, bem como na relativização da assertiva de que a referida disciplina é de difícil compreensão por parte dos alunos. Esta pesquisa se caracterizou pelo uso dos métodos dedutivo e indutivo, sendo uma pesquisa de campo de cunho bibliográfico e de caráter descritivo, utilizando-se a técnica de pesquisa através de questionários. A amostragem teve como base as turmas dos cursos de Enfermagem, Informática e Comércio, do 1° ano do ensino médio da Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada no município de Crateús, no Sertão dos Inhamuns, no Estado do Ceará. Trata-se de uma amostragem por conveniência. Teve resultado mensurado por critérios relativos à melhoria da qualidade da aprendizagem, pautada num rendimento acima da média, bem como na manutenção da regularidade dessa qualidade no decorrer do ano letivo.Lopes, Gisele SimoneLima, Isaias Batista deLima, Leiliane Lopes2012-06-11T16:32:21Z2012-06-11T16:32:21Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Leiliane Lopes. O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa. 2012. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2727porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-03T11:57:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/2727Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-01-03T11:57:20Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa
The teaching of chemistry: the relationship between theory and practice as a pedagogical strategy in a meaningful learning
title O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa
spellingShingle O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa
Lima, Leiliane Lopes
Química - Estudo e ensino
Aprendizagem
title_short O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa
title_full O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa
title_fullStr O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa
title_sort O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa
author Lima, Leiliane Lopes
author_facet Lima, Leiliane Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Gisele Simone
Lima, Isaias Batista de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Leiliane Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Aprendizagem
topic Química - Estudo e ensino
Aprendizagem
description This research examined the pedagogical potential of the relationship between theory and practice in Chemistry teaching through laboratory practice in professional education of high school level. It had the following research question: in which way the teaching of Chemistry, combining theories and laboratorial practices, enhance the improvement in the quality of learning? This study hypothesized that this association contributes positively to improve the teaching of Chemistry as well as relativizes the assertion that this discipline is difficult to understand by students. This research was characterized by the use of the deductive and inductive methods, being a field research of bibliographical and descriptive aspects, using the survey technique through questionnaires. The sampling was based on some classes of the courses of Nursing, Information Technology and Trade, in the first year of High School in Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, in the city of Crateús, a small city in Sertão dos Inhamuns, in Ceará. It can be defined as a convenience sampling. Its result was measured by criteria related to the improvement in quality of learning, based on above average income, as well as the maintenance of this quality regularity during the school year.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-11T16:32:21Z
2012-06-11T16:32:21Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Leiliane Lopes. O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa. 2012. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2727
identifier_str_mv LIMA, Leiliane Lopes. O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa. 2012. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806774144139264