Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alison Cosme Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6534
Resumo: Dentre as oito disciplinas fundamentais no Ensino Médio do Brasil, a Química é vista como mais difícil, e por isso, de menor interesse. Para modificar esse panorama é necessário conhecer o aluno e utilizar uma linguagem mais próxima da sua realidade. A contextualização dos conteúdos desperta o interesse do estudante e aumenta as chances de ser obter uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas ações sugeridas, a experimentação se destaca, principalmente quando aplicada com materiais de uso diário do público alvo. Este trabalho foi desenvolvido no C. E. Stella Matutina, no ano de 2012, com o auxílio de atividades do projeto PIBID da CAPES. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as dificuldades dos alunos e o que eles mais apreciam na Química. Em seguida foi proposta uma atividade com base nas respostas obtidas e uma avaliação. Analisando os resultados da avaliação foi possível entender a importância de uma experimentação contextualizada no processo de ensinoaprendizagem em Química.
id UFRJ_6bab5674dbbf07014f69adeee6aca6a1
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6534
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativaExperimentaçãoEnsino de químicaAprendizagem significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICADentre as oito disciplinas fundamentais no Ensino Médio do Brasil, a Química é vista como mais difícil, e por isso, de menor interesse. Para modificar esse panorama é necessário conhecer o aluno e utilizar uma linguagem mais próxima da sua realidade. A contextualização dos conteúdos desperta o interesse do estudante e aumenta as chances de ser obter uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas ações sugeridas, a experimentação se destaca, principalmente quando aplicada com materiais de uso diário do público alvo. Este trabalho foi desenvolvido no C. E. Stella Matutina, no ano de 2012, com o auxílio de atividades do projeto PIBID da CAPES. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as dificuldades dos alunos e o que eles mais apreciam na Química. Em seguida foi proposta uma atividade com base nas respostas obtidas e uma avaliação. Analisando os resultados da avaliação foi possível entender a importância de uma experimentação contextualizada no processo de ensinoaprendizagem em Química.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRaposo, Eliete Silveira Lopes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0523126398648115Botter Júnior, Wilsonhttp://lattes.cnpq.br/6176798892327803Silva, Bárbara Vasconcellos dahttp://lattes.cnpq.br/3874886795138290Gomes, Alison Cosme Souza2019-02-17T03:09:04Z2023-12-21T03:04:42Z2013-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:42Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6534Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:42Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
title Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
spellingShingle Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
Gomes, Alison Cosme Souza
Experimentação
Ensino de química
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
title_full Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
title_fullStr Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
title_sort Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
author Gomes, Alison Cosme Souza
author_facet Gomes, Alison Cosme Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raposo, Eliete Silveira Lopes da Silva
http://lattes.cnpq.br/0523126398648115
Botter Júnior, Wilson
http://lattes.cnpq.br/6176798892327803
Silva, Bárbara Vasconcellos da
http://lattes.cnpq.br/3874886795138290
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alison Cosme Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
Ensino de química
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Experimentação
Ensino de química
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Dentre as oito disciplinas fundamentais no Ensino Médio do Brasil, a Química é vista como mais difícil, e por isso, de menor interesse. Para modificar esse panorama é necessário conhecer o aluno e utilizar uma linguagem mais próxima da sua realidade. A contextualização dos conteúdos desperta o interesse do estudante e aumenta as chances de ser obter uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas ações sugeridas, a experimentação se destaca, principalmente quando aplicada com materiais de uso diário do público alvo. Este trabalho foi desenvolvido no C. E. Stella Matutina, no ano de 2012, com o auxílio de atividades do projeto PIBID da CAPES. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as dificuldades dos alunos e o que eles mais apreciam na Química. Em seguida foi proposta uma atividade com base nas respostas obtidas e uma avaliação. Analisando os resultados da avaliação foi possível entender a importância de uma experimentação contextualizada no processo de ensinoaprendizagem em Química.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-21
2019-02-17T03:09:04Z
2023-12-21T03:04:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6534
url http://hdl.handle.net/11422/6534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455981633536000