Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6534 |
Resumo: | Dentre as oito disciplinas fundamentais no Ensino Médio do Brasil, a Química é vista como mais difícil, e por isso, de menor interesse. Para modificar esse panorama é necessário conhecer o aluno e utilizar uma linguagem mais próxima da sua realidade. A contextualização dos conteúdos desperta o interesse do estudante e aumenta as chances de ser obter uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas ações sugeridas, a experimentação se destaca, principalmente quando aplicada com materiais de uso diário do público alvo. Este trabalho foi desenvolvido no C. E. Stella Matutina, no ano de 2012, com o auxílio de atividades do projeto PIBID da CAPES. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as dificuldades dos alunos e o que eles mais apreciam na Química. Em seguida foi proposta uma atividade com base nas respostas obtidas e uma avaliação. Analisando os resultados da avaliação foi possível entender a importância de uma experimentação contextualizada no processo de ensinoaprendizagem em Química. |
id |
UFRJ_6bab5674dbbf07014f69adeee6aca6a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6534 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativaExperimentaçãoEnsino de químicaAprendizagem significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICADentre as oito disciplinas fundamentais no Ensino Médio do Brasil, a Química é vista como mais difícil, e por isso, de menor interesse. Para modificar esse panorama é necessário conhecer o aluno e utilizar uma linguagem mais próxima da sua realidade. A contextualização dos conteúdos desperta o interesse do estudante e aumenta as chances de ser obter uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas ações sugeridas, a experimentação se destaca, principalmente quando aplicada com materiais de uso diário do público alvo. Este trabalho foi desenvolvido no C. E. Stella Matutina, no ano de 2012, com o auxílio de atividades do projeto PIBID da CAPES. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as dificuldades dos alunos e o que eles mais apreciam na Química. Em seguida foi proposta uma atividade com base nas respostas obtidas e uma avaliação. Analisando os resultados da avaliação foi possível entender a importância de uma experimentação contextualizada no processo de ensinoaprendizagem em Química.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRaposo, Eliete Silveira Lopes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0523126398648115Botter Júnior, Wilsonhttp://lattes.cnpq.br/6176798892327803Silva, Bárbara Vasconcellos dahttp://lattes.cnpq.br/3874886795138290Gomes, Alison Cosme Souza2019-02-17T03:09:04Z2023-12-21T03:04:42Z2013-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:42Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6534Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:42Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa |
title |
Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa Gomes, Alison Cosme Souza Experimentação Ensino de química Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa |
title_full |
Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa |
title_sort |
Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa |
author |
Gomes, Alison Cosme Souza |
author_facet |
Gomes, Alison Cosme Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raposo, Eliete Silveira Lopes da Silva http://lattes.cnpq.br/0523126398648115 Botter Júnior, Wilson http://lattes.cnpq.br/6176798892327803 Silva, Bárbara Vasconcellos da http://lattes.cnpq.br/3874886795138290 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alison Cosme Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação Ensino de química Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Experimentação Ensino de química Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Dentre as oito disciplinas fundamentais no Ensino Médio do Brasil, a Química é vista como mais difícil, e por isso, de menor interesse. Para modificar esse panorama é necessário conhecer o aluno e utilizar uma linguagem mais próxima da sua realidade. A contextualização dos conteúdos desperta o interesse do estudante e aumenta as chances de ser obter uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas ações sugeridas, a experimentação se destaca, principalmente quando aplicada com materiais de uso diário do público alvo. Este trabalho foi desenvolvido no C. E. Stella Matutina, no ano de 2012, com o auxílio de atividades do projeto PIBID da CAPES. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as dificuldades dos alunos e o que eles mais apreciam na Química. Em seguida foi proposta uma atividade com base nas respostas obtidas e uma avaliação. Analisando os resultados da avaliação foi possível entender a importância de uma experimentação contextualizada no processo de ensinoaprendizagem em Química. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-21 2019-02-17T03:09:04Z 2023-12-21T03:04:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6534 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455981633536000 |