Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mecheln, Morgana Zardo Von
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vigano, Samira de Moraes Maia, Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38426
Resumo: Este artigo situa-se como parte de uma pesquisa de mestrado em educação, porém ampliam-se as reflexões. Objetiva-se apontar alguns caminhos que auxiliem no desenvolvimento de pesquisas que tenham as concepções do materialismo histórico- dialético como método estruturante. Trata-se de um artigo qualitativo, com base teórica, respaldado em autores que se apropriam da concepção histórico- -dialética, baseando-se no pensamento e estudos de Karl Marx e suas derivações. Destaca-se a importância de decifrar alguns procedimentos que podem contribuir para futuras pesquisas que busquem apoiar-se no materialismo. Divide-se o artigo em cinco partes: introdução; viagem à imersão: objeto, problemática; objetivos da pesquisa; método e metodologia; e as considerações finais. Ressalta-se que não é intenção desta escrita “ensinar” como fazer uma pesquisa em educação utilizando o materialismo histórico-dialético, mas sim apontar alguns mecanismos que contribuam para a construção de uma investigação desse porte. Enfatiza-se como necessário compreender a realidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa, observando categorias como totalidade, contradição e mediação. Verifica-se que a essência está no processo, em uma relação dinâmica entre o sujeito e o mundo real. Compreende-se que, segundo Nosella (2004), a pesquisa em educação com enfoque materialista demarca-se por uma subjetividade criativa, pela preocupação política, pela sensibilidade e pelo estilo pessoais
id UFC-7_b7c99674c9825483df36c0c074a3abb3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38426
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialéticoPesquisaRealidadeMaterialismo histórico-dialéticoSujeitosEste artigo situa-se como parte de uma pesquisa de mestrado em educação, porém ampliam-se as reflexões. Objetiva-se apontar alguns caminhos que auxiliem no desenvolvimento de pesquisas que tenham as concepções do materialismo histórico- dialético como método estruturante. Trata-se de um artigo qualitativo, com base teórica, respaldado em autores que se apropriam da concepção histórico- -dialética, baseando-se no pensamento e estudos de Karl Marx e suas derivações. Destaca-se a importância de decifrar alguns procedimentos que podem contribuir para futuras pesquisas que busquem apoiar-se no materialismo. Divide-se o artigo em cinco partes: introdução; viagem à imersão: objeto, problemática; objetivos da pesquisa; método e metodologia; e as considerações finais. Ressalta-se que não é intenção desta escrita “ensinar” como fazer uma pesquisa em educação utilizando o materialismo histórico-dialético, mas sim apontar alguns mecanismos que contribuam para a construção de uma investigação desse porte. Enfatiza-se como necessário compreender a realidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa, observando categorias como totalidade, contradição e mediação. Verifica-se que a essência está no processo, em uma relação dinâmica entre o sujeito e o mundo real. Compreende-se que, segundo Nosella (2004), a pesquisa em educação com enfoque materialista demarca-se por uma subjetividade criativa, pela preocupação política, pela sensibilidade e pelo estilo pessoaisRevista Educação em Debate2018-12-26T15:01:16Z2018-12-26T15:01:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMECHEIN, Morgana Zardo Von; VIGANO, Samira de Moraes Maia; LAFFIN, Maria Herminia Lage Fernandes. Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 90-103, jan./abr. 2018.0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38426Mecheln, Morgana Zardo VonVigano, Samira de Moraes MaiaLaffin, Maria Herminia Lage Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:17:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38426Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-11T14:17:43Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético
title Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético
spellingShingle Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético
Mecheln, Morgana Zardo Von
Pesquisa
Realidade
Materialismo histórico-dialético
Sujeitos
title_short Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético
title_full Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético
title_fullStr Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético
title_full_unstemmed Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético
title_sort Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético
author Mecheln, Morgana Zardo Von
author_facet Mecheln, Morgana Zardo Von
Vigano, Samira de Moraes Maia
Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
author_role author
author2 Vigano, Samira de Moraes Maia
Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mecheln, Morgana Zardo Von
Vigano, Samira de Moraes Maia
Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Realidade
Materialismo histórico-dialético
Sujeitos
topic Pesquisa
Realidade
Materialismo histórico-dialético
Sujeitos
description Este artigo situa-se como parte de uma pesquisa de mestrado em educação, porém ampliam-se as reflexões. Objetiva-se apontar alguns caminhos que auxiliem no desenvolvimento de pesquisas que tenham as concepções do materialismo histórico- dialético como método estruturante. Trata-se de um artigo qualitativo, com base teórica, respaldado em autores que se apropriam da concepção histórico- -dialética, baseando-se no pensamento e estudos de Karl Marx e suas derivações. Destaca-se a importância de decifrar alguns procedimentos que podem contribuir para futuras pesquisas que busquem apoiar-se no materialismo. Divide-se o artigo em cinco partes: introdução; viagem à imersão: objeto, problemática; objetivos da pesquisa; método e metodologia; e as considerações finais. Ressalta-se que não é intenção desta escrita “ensinar” como fazer uma pesquisa em educação utilizando o materialismo histórico-dialético, mas sim apontar alguns mecanismos que contribuam para a construção de uma investigação desse porte. Enfatiza-se como necessário compreender a realidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa, observando categorias como totalidade, contradição e mediação. Verifica-se que a essência está no processo, em uma relação dinâmica entre o sujeito e o mundo real. Compreende-se que, segundo Nosella (2004), a pesquisa em educação com enfoque materialista demarca-se por uma subjetividade criativa, pela preocupação política, pela sensibilidade e pelo estilo pessoais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26T15:01:16Z
2018-12-26T15:01:16Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MECHEIN, Morgana Zardo Von; VIGANO, Samira de Moraes Maia; LAFFIN, Maria Herminia Lage Fernandes. Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 90-103, jan./abr. 2018.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38426
identifier_str_mv MECHEIN, Morgana Zardo Von; VIGANO, Samira de Moraes Maia; LAFFIN, Maria Herminia Lage Fernandes. Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 90-103, jan./abr. 2018.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935799665295360