Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38426 |
Resumo: | Este artigo situa-se como parte de uma pesquisa de mestrado em educação, porém ampliam-se as reflexões. Objetiva-se apontar alguns caminhos que auxiliem no desenvolvimento de pesquisas que tenham as concepções do materialismo histórico- dialético como método estruturante. Trata-se de um artigo qualitativo, com base teórica, respaldado em autores que se apropriam da concepção histórico- -dialética, baseando-se no pensamento e estudos de Karl Marx e suas derivações. Destaca-se a importância de decifrar alguns procedimentos que podem contribuir para futuras pesquisas que busquem apoiar-se no materialismo. Divide-se o artigo em cinco partes: introdução; viagem à imersão: objeto, problemática; objetivos da pesquisa; método e metodologia; e as considerações finais. Ressalta-se que não é intenção desta escrita “ensinar” como fazer uma pesquisa em educação utilizando o materialismo histórico-dialético, mas sim apontar alguns mecanismos que contribuam para a construção de uma investigação desse porte. Enfatiza-se como necessário compreender a realidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa, observando categorias como totalidade, contradição e mediação. Verifica-se que a essência está no processo, em uma relação dinâmica entre o sujeito e o mundo real. Compreende-se que, segundo Nosella (2004), a pesquisa em educação com enfoque materialista demarca-se por uma subjetividade criativa, pela preocupação política, pela sensibilidade e pelo estilo pessoais |
id |
UFC-7_b7c99674c9825483df36c0c074a3abb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38426 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialéticoPesquisaRealidadeMaterialismo histórico-dialéticoSujeitosEste artigo situa-se como parte de uma pesquisa de mestrado em educação, porém ampliam-se as reflexões. Objetiva-se apontar alguns caminhos que auxiliem no desenvolvimento de pesquisas que tenham as concepções do materialismo histórico- dialético como método estruturante. Trata-se de um artigo qualitativo, com base teórica, respaldado em autores que se apropriam da concepção histórico- -dialética, baseando-se no pensamento e estudos de Karl Marx e suas derivações. Destaca-se a importância de decifrar alguns procedimentos que podem contribuir para futuras pesquisas que busquem apoiar-se no materialismo. Divide-se o artigo em cinco partes: introdução; viagem à imersão: objeto, problemática; objetivos da pesquisa; método e metodologia; e as considerações finais. Ressalta-se que não é intenção desta escrita “ensinar” como fazer uma pesquisa em educação utilizando o materialismo histórico-dialético, mas sim apontar alguns mecanismos que contribuam para a construção de uma investigação desse porte. Enfatiza-se como necessário compreender a realidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa, observando categorias como totalidade, contradição e mediação. Verifica-se que a essência está no processo, em uma relação dinâmica entre o sujeito e o mundo real. Compreende-se que, segundo Nosella (2004), a pesquisa em educação com enfoque materialista demarca-se por uma subjetividade criativa, pela preocupação política, pela sensibilidade e pelo estilo pessoaisRevista Educação em Debate2018-12-26T15:01:16Z2018-12-26T15:01:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMECHEIN, Morgana Zardo Von; VIGANO, Samira de Moraes Maia; LAFFIN, Maria Herminia Lage Fernandes. Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 90-103, jan./abr. 2018.0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38426Mecheln, Morgana Zardo VonVigano, Samira de Moraes MaiaLaffin, Maria Herminia Lage Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:17:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38426Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-11T14:17:43Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético |
title |
Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético |
spellingShingle |
Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético Mecheln, Morgana Zardo Von Pesquisa Realidade Materialismo histórico-dialético Sujeitos |
title_short |
Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético |
title_full |
Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético |
title_fullStr |
Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético |
title_full_unstemmed |
Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético |
title_sort |
Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético |
author |
Mecheln, Morgana Zardo Von |
author_facet |
Mecheln, Morgana Zardo Von Vigano, Samira de Moraes Maia Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Vigano, Samira de Moraes Maia Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mecheln, Morgana Zardo Von Vigano, Samira de Moraes Maia Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Realidade Materialismo histórico-dialético Sujeitos |
topic |
Pesquisa Realidade Materialismo histórico-dialético Sujeitos |
description |
Este artigo situa-se como parte de uma pesquisa de mestrado em educação, porém ampliam-se as reflexões. Objetiva-se apontar alguns caminhos que auxiliem no desenvolvimento de pesquisas que tenham as concepções do materialismo histórico- dialético como método estruturante. Trata-se de um artigo qualitativo, com base teórica, respaldado em autores que se apropriam da concepção histórico- -dialética, baseando-se no pensamento e estudos de Karl Marx e suas derivações. Destaca-se a importância de decifrar alguns procedimentos que podem contribuir para futuras pesquisas que busquem apoiar-se no materialismo. Divide-se o artigo em cinco partes: introdução; viagem à imersão: objeto, problemática; objetivos da pesquisa; método e metodologia; e as considerações finais. Ressalta-se que não é intenção desta escrita “ensinar” como fazer uma pesquisa em educação utilizando o materialismo histórico-dialético, mas sim apontar alguns mecanismos que contribuam para a construção de uma investigação desse porte. Enfatiza-se como necessário compreender a realidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa, observando categorias como totalidade, contradição e mediação. Verifica-se que a essência está no processo, em uma relação dinâmica entre o sujeito e o mundo real. Compreende-se que, segundo Nosella (2004), a pesquisa em educação com enfoque materialista demarca-se por uma subjetividade criativa, pela preocupação política, pela sensibilidade e pelo estilo pessoais |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26T15:01:16Z 2018-12-26T15:01:16Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MECHEIN, Morgana Zardo Von; VIGANO, Samira de Moraes Maia; LAFFIN, Maria Herminia Lage Fernandes. Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 90-103, jan./abr. 2018. 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38426 |
identifier_str_mv |
MECHEIN, Morgana Zardo Von; VIGANO, Samira de Moraes Maia; LAFFIN, Maria Herminia Lage Fernandes. Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 90-103, jan./abr. 2018. 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935799665295360 |