Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascual, Jesus Garcia
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000hmzm
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14732
Resumo: PASCUAL, Jesus Garcia. Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 05-25, 2002.
id UFC-7_b9876645ca96218fe260f1265289683e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14732
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutórioPesquisa QualitativaObservação participanteEducaçãoPASCUAL, Jesus Garcia. Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 05-25, 2002.This article discusses the uses of the ethnographic method on educational research. It examines the main characteristics of participant observation in three classical educational ethnographic studies. The article concludes by stating although researchers do not always follow what is recommended by the classical anthropologists, the participant observational method brings about a significant contribuition to educational research.O artigo focaliza a utilização do método etnográfico nas pesquisas em educação. Faz, inicialmente, uma retrospectiva das bases epistemológicas das pesquisas nas Ciências Sociais e examina as características marcantes da observação participante em três monografias de renomados antropólogos. A seguir, o artigo estuda a insurgência do modelo etnográfico na educação, através da monografia de P. Wilis, que analisa a escola como um cenário de resistência e de reprodução social. Encerra-se o artigo afirmando que, embora os educadores não cumpram todas as recomendações dadas pelos antropólogos, a observação participante traz contribuições significativas para a pesquisa educacional.Revista Educação em Debate2016-01-14T11:43:34Z2016-01-14T11:43:34Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPascual, J. G. (2002)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14732ark:/83112/001300000hmzmPascual, Jesus Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:55:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14732Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:39.003157Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório
title Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório
spellingShingle Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório
Pascual, Jesus Garcia
Pesquisa Qualitativa
Observação participante
Educação
title_short Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório
title_full Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório
title_fullStr Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório
title_full_unstemmed Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório
title_sort Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório
author Pascual, Jesus Garcia
author_facet Pascual, Jesus Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascual, Jesus Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Qualitativa
Observação participante
Educação
topic Pesquisa Qualitativa
Observação participante
Educação
description PASCUAL, Jesus Garcia. Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 05-25, 2002.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2016-01-14T11:43:34Z
2016-01-14T11:43:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pascual, J. G. (2002)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14732
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000hmzm
identifier_str_mv Pascual, J. G. (2002)
0102-1117 (impresso)
ark:/83112/001300000hmzm
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373777798463488