A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Késio, Gérison Fernandes Lopes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Wanneska, Anny Loureiro Brás
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53114
Resumo: : O presente trabalho refere-se a importância das contribuições da Psicopedagogia na mediação da aprendizagem da língua(gem). Ressaltando estudos sobre a aprendizagem humana de aquisição da leitura, que a mesma leva o aluno a se expressar, fazendo parte do universo de conhecimento e comunicação, através da linguagem escrita. A Psicopedagogia estuda o processo de construção do conhecimento, buscando decifrar elementos que podem estar travando essa aprendizagem, procurando trabalhar com ferramentas e estratégias de aprendizagem que faça o indivíduo superar essas dificuldades. Inserida como fator de suma importância no processo de ensino aprendizado, o psicopedagogo, em parceria com a escola, visa disponibilizar aos professores novas técnicas metodológicas de ensino para adequar-se a realidade do aluno com surdez, assim como em relação ao seu desenvolvimento psicossocial, que é um dos grandes obstáculos para o aprendizado da língua(gem), visto que essa dificuldade pode gerar consequências negativas para a aprendizagem que poderão ser irreversíveis no desenvolvimento, se não for oferecido o adequado acesso à aquisição de uma língua(gem) de forma natural. Como referência foram utilizados os estudos de autores como BARTHES (1988), BOSSA (2000), DIAS (2001), FERREIRO e TEBEROSKY (1991), KATO (1995), KÉZIO e WANNESKA (2015), LA TAILLE (1997), REGO (1995), SILVA (1996), PAIN (1985), VASCONCELOS (2000), VISCA (1991), VYGOTSKY (1984 e 1987), WEISS (1992).
id UFC-7_b9ce86175b29668c5d46fc09b5e93bf7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53114
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)EscolaPsicopedagogoEnsino e Aprendizagem: O presente trabalho refere-se a importância das contribuições da Psicopedagogia na mediação da aprendizagem da língua(gem). Ressaltando estudos sobre a aprendizagem humana de aquisição da leitura, que a mesma leva o aluno a se expressar, fazendo parte do universo de conhecimento e comunicação, através da linguagem escrita. A Psicopedagogia estuda o processo de construção do conhecimento, buscando decifrar elementos que podem estar travando essa aprendizagem, procurando trabalhar com ferramentas e estratégias de aprendizagem que faça o indivíduo superar essas dificuldades. Inserida como fator de suma importância no processo de ensino aprendizado, o psicopedagogo, em parceria com a escola, visa disponibilizar aos professores novas técnicas metodológicas de ensino para adequar-se a realidade do aluno com surdez, assim como em relação ao seu desenvolvimento psicossocial, que é um dos grandes obstáculos para o aprendizado da língua(gem), visto que essa dificuldade pode gerar consequências negativas para a aprendizagem que poderão ser irreversíveis no desenvolvimento, se não for oferecido o adequado acesso à aquisição de uma língua(gem) de forma natural. Como referência foram utilizados os estudos de autores como BARTHES (1988), BOSSA (2000), DIAS (2001), FERREIRO e TEBEROSKY (1991), KATO (1995), KÉZIO e WANNESKA (2015), LA TAILLE (1997), REGO (1995), SILVA (1996), PAIN (1985), VASCONCELOS (2000), VISCA (1991), VYGOTSKY (1984 e 1987), WEISS (1992).EDUFMA2020-07-24T11:57:20Z2020-07-24T11:57:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfKEZIO, Gérison Fernandes Lopes; WANNESKA, Anny Loureiro Brás. A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS , 1., 8 a10 de jun.2016, Bacabal (MA). Anais... Bacabal (MA): EDUFMA. 2016. p. 140-155. Tema: Linguagem e diversidade cultural.978-85-7862-580-1 1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53114Késio, Gérison Fernandes LopesWanneska, Anny Loureiro Brásinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:04:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53114Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:48.052143Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)
title A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)
spellingShingle A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)
Késio, Gérison Fernandes Lopes
Escola
Psicopedagogo
Ensino e Aprendizagem
title_short A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)
title_full A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)
title_fullStr A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)
title_full_unstemmed A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)
title_sort A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)
author Késio, Gérison Fernandes Lopes
author_facet Késio, Gérison Fernandes Lopes
Wanneska, Anny Loureiro Brás
author_role author
author2 Wanneska, Anny Loureiro Brás
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Késio, Gérison Fernandes Lopes
Wanneska, Anny Loureiro Brás
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Psicopedagogo
Ensino e Aprendizagem
topic Escola
Psicopedagogo
Ensino e Aprendizagem
description : O presente trabalho refere-se a importância das contribuições da Psicopedagogia na mediação da aprendizagem da língua(gem). Ressaltando estudos sobre a aprendizagem humana de aquisição da leitura, que a mesma leva o aluno a se expressar, fazendo parte do universo de conhecimento e comunicação, através da linguagem escrita. A Psicopedagogia estuda o processo de construção do conhecimento, buscando decifrar elementos que podem estar travando essa aprendizagem, procurando trabalhar com ferramentas e estratégias de aprendizagem que faça o indivíduo superar essas dificuldades. Inserida como fator de suma importância no processo de ensino aprendizado, o psicopedagogo, em parceria com a escola, visa disponibilizar aos professores novas técnicas metodológicas de ensino para adequar-se a realidade do aluno com surdez, assim como em relação ao seu desenvolvimento psicossocial, que é um dos grandes obstáculos para o aprendizado da língua(gem), visto que essa dificuldade pode gerar consequências negativas para a aprendizagem que poderão ser irreversíveis no desenvolvimento, se não for oferecido o adequado acesso à aquisição de uma língua(gem) de forma natural. Como referência foram utilizados os estudos de autores como BARTHES (1988), BOSSA (2000), DIAS (2001), FERREIRO e TEBEROSKY (1991), KATO (1995), KÉZIO e WANNESKA (2015), LA TAILLE (1997), REGO (1995), SILVA (1996), PAIN (1985), VASCONCELOS (2000), VISCA (1991), VYGOTSKY (1984 e 1987), WEISS (1992).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-07-24T11:57:20Z
2020-07-24T11:57:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KEZIO, Gérison Fernandes Lopes; WANNESKA, Anny Loureiro Brás. A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS , 1., 8 a10 de jun.2016, Bacabal (MA). Anais... Bacabal (MA): EDUFMA. 2016. p. 140-155. Tema: Linguagem e diversidade cultural.
978-85-7862-580-1 1
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53114
identifier_str_mv KEZIO, Gérison Fernandes Lopes; WANNESKA, Anny Loureiro Brás. A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS , 1., 8 a10 de jun.2016, Bacabal (MA). Anais... Bacabal (MA): EDUFMA. 2016. p. 140-155. Tema: Linguagem e diversidade cultural.
978-85-7862-580-1 1
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFMA
publisher.none.fl_str_mv EDUFMA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028800014843904