Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Ronaldo da Silva
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43347
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo de mercado varejista de moluscos bivalves na cidade de Fortaleza — CE, abrangendo os aspectos de identificação das espécies comercializadas, estrutura de comercialização e estimativa de volumes comercializados, por espécie, no ano de 2004. Para a realização deste estudo, utilizou-se tanto dados secundários, proveniente de pesquisa documental e bibliográfica, quanto dados primários, oriundos da aplicação de questionários á agentes do comercio varejista de Fortaleza. Os resultados demonstram a existência de seis espécies de moluscos bivalves com importância comercial e uma com volume de comercialização não significativo, que são: Crassostrea rhizophorae (ostra nativa); Mytella charuana (sururu); lphigenia brasiliana (lambreta); Tagelus plebeius (pixoleta); Perna perna (mexilhão); Anomalocardia brasiliensis (vongle) e Lucina pectinata (marisco) que não apresenta uma comercializa0 o representativa em termos monetários e de volume. O mercado varejista de moluscos bivalves apresentou, no ano de 2004, uma comercialização estimada de 79,5 toneladas. Observa-se que a ostra nativa se destacou dentre os outros bivalves, representando 63,14% da produção total comercializada, seguindo-se do sururu, 19,10%. As demais espécies, Lambreta, Pixoleta, Mexilhão e o Vongle alcançaram uma produção de 14,1 toneladas representando 17,76% da produção comercializada. Os principais agentes de comercialização de moluscos bivalves identificados neste estudo atuantes na cidade de Fortaleza são as barracas de praia, os boxes da Avenida Beira Mar, os supermercados, os restaurantes e os vendedores informais. A maior parte dos agentes (73,34%) é representada por barracas de praia e vendedores informais, ficando os outros (26,66%) representados pelos boxes da Avenida Beira Mar, supermercados e restaurantes.
id UFC-7_baaaebbd2a21dbbe7536db0b305edd15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43347
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, CearáMoluscosOstrasCaranguejosA presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo de mercado varejista de moluscos bivalves na cidade de Fortaleza — CE, abrangendo os aspectos de identificação das espécies comercializadas, estrutura de comercialização e estimativa de volumes comercializados, por espécie, no ano de 2004. Para a realização deste estudo, utilizou-se tanto dados secundários, proveniente de pesquisa documental e bibliográfica, quanto dados primários, oriundos da aplicação de questionários á agentes do comercio varejista de Fortaleza. Os resultados demonstram a existência de seis espécies de moluscos bivalves com importância comercial e uma com volume de comercialização não significativo, que são: Crassostrea rhizophorae (ostra nativa); Mytella charuana (sururu); lphigenia brasiliana (lambreta); Tagelus plebeius (pixoleta); Perna perna (mexilhão); Anomalocardia brasiliensis (vongle) e Lucina pectinata (marisco) que não apresenta uma comercializa0 o representativa em termos monetários e de volume. O mercado varejista de moluscos bivalves apresentou, no ano de 2004, uma comercialização estimada de 79,5 toneladas. Observa-se que a ostra nativa se destacou dentre os outros bivalves, representando 63,14% da produção total comercializada, seguindo-se do sururu, 19,10%. As demais espécies, Lambreta, Pixoleta, Mexilhão e o Vongle alcançaram uma produção de 14,1 toneladas representando 17,76% da produção comercializada. Os principais agentes de comercialização de moluscos bivalves identificados neste estudo atuantes na cidade de Fortaleza são as barracas de praia, os boxes da Avenida Beira Mar, os supermercados, os restaurantes e os vendedores informais. A maior parte dos agentes (73,34%) é representada por barracas de praia e vendedores informais, ficando os outros (26,66%) representados pelos boxes da Avenida Beira Mar, supermercados e restaurantes.Carvalho, Roberto Claudio de A.Raposo, Ronaldo da Silva2019-07-03T21:59:44Z2019-07-03T21:59:44Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAPOSO, Ronaldo da Silva. Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará. 2004. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43347porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-03T21:59:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43347Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:52.356936Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará
title Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará
spellingShingle Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará
Raposo, Ronaldo da Silva
Moluscos
Ostras
Caranguejos
title_short Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará
title_full Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará
title_fullStr Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará
title_full_unstemmed Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará
title_sort Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará
author Raposo, Ronaldo da Silva
author_facet Raposo, Ronaldo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Roberto Claudio de A.
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Ronaldo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Moluscos
Ostras
Caranguejos
topic Moluscos
Ostras
Caranguejos
description A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo de mercado varejista de moluscos bivalves na cidade de Fortaleza — CE, abrangendo os aspectos de identificação das espécies comercializadas, estrutura de comercialização e estimativa de volumes comercializados, por espécie, no ano de 2004. Para a realização deste estudo, utilizou-se tanto dados secundários, proveniente de pesquisa documental e bibliográfica, quanto dados primários, oriundos da aplicação de questionários á agentes do comercio varejista de Fortaleza. Os resultados demonstram a existência de seis espécies de moluscos bivalves com importância comercial e uma com volume de comercialização não significativo, que são: Crassostrea rhizophorae (ostra nativa); Mytella charuana (sururu); lphigenia brasiliana (lambreta); Tagelus plebeius (pixoleta); Perna perna (mexilhão); Anomalocardia brasiliensis (vongle) e Lucina pectinata (marisco) que não apresenta uma comercializa0 o representativa em termos monetários e de volume. O mercado varejista de moluscos bivalves apresentou, no ano de 2004, uma comercialização estimada de 79,5 toneladas. Observa-se que a ostra nativa se destacou dentre os outros bivalves, representando 63,14% da produção total comercializada, seguindo-se do sururu, 19,10%. As demais espécies, Lambreta, Pixoleta, Mexilhão e o Vongle alcançaram uma produção de 14,1 toneladas representando 17,76% da produção comercializada. Os principais agentes de comercialização de moluscos bivalves identificados neste estudo atuantes na cidade de Fortaleza são as barracas de praia, os boxes da Avenida Beira Mar, os supermercados, os restaurantes e os vendedores informais. A maior parte dos agentes (73,34%) é representada por barracas de praia e vendedores informais, ficando os outros (26,66%) representados pelos boxes da Avenida Beira Mar, supermercados e restaurantes.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2019-07-03T21:59:44Z
2019-07-03T21:59:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAPOSO, Ronaldo da Silva. Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará. 2004. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43347
identifier_str_mv RAPOSO, Ronaldo da Silva. Estudo do mercado varejista de moluscos bivalves em Fortaleza, Ceará. 2004. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028850011996160