A educação especial aos olhos da lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Samira Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mota, Bruna Germana Nunes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45171
Resumo: A pesquisa tem como finalidade analisar os fundamentos da lei em relação à Educação especial e como se encontra diante a nossa realidade educacional. Para isso, foi necessário fazer um confronto entre a percepção desta pesquisadora, seus anseios e necessidades sobre seu trabalho e o que a literatura da área diz a respeito. Teve-se como fundamentação teórica os estudos das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - Lei no 9.394/96, Minto (1996), Brasil (2003) e os Níveis e Modalidades de Educação, Educação Básica. A pesquisa se define como documental por usar um documento oficial, a lei, mais precisamente a LDB. Para análise, além desse suporte, o estudo foi embasado com aportes teóricos, que qualifica a pesquisa como bibliográfica. A construção de um sistema educacional inclusivo de verdade, quer dizer, um sistema educacional que cuide e assuma de maneira adequada e competente as peculiaridades de cada um de seus alunos, incluindo as necessidades educacionais especiais, depende da concretização de ajustes e modificações em todas as esferas do sistema educacional, o que significa envolvimento e ações ativas em todos os níveis do sistema: político, administrativo, técnico-científico e estrutural. Após analisar os fundamentos teóricos, concluí-se que ainda há muito o que ser feito para que a lei seja colocada em prática e, consequentemente, a Educação Especial possa ser inclusiva e não exclusiva.
id UFC-7_bc4126b9733304c9c0c11d63391fc632
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45171
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A educação especial aos olhos da leiEducaçãoEducação especialEnsinoA pesquisa tem como finalidade analisar os fundamentos da lei em relação à Educação especial e como se encontra diante a nossa realidade educacional. Para isso, foi necessário fazer um confronto entre a percepção desta pesquisadora, seus anseios e necessidades sobre seu trabalho e o que a literatura da área diz a respeito. Teve-se como fundamentação teórica os estudos das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - Lei no 9.394/96, Minto (1996), Brasil (2003) e os Níveis e Modalidades de Educação, Educação Básica. A pesquisa se define como documental por usar um documento oficial, a lei, mais precisamente a LDB. Para análise, além desse suporte, o estudo foi embasado com aportes teóricos, que qualifica a pesquisa como bibliográfica. A construção de um sistema educacional inclusivo de verdade, quer dizer, um sistema educacional que cuide e assuma de maneira adequada e competente as peculiaridades de cada um de seus alunos, incluindo as necessidades educacionais especiais, depende da concretização de ajustes e modificações em todas as esferas do sistema educacional, o que significa envolvimento e ações ativas em todos os níveis do sistema: político, administrativo, técnico-científico e estrutural. Após analisar os fundamentos teóricos, concluí-se que ainda há muito o que ser feito para que a lei seja colocada em prática e, consequentemente, a Educação Especial possa ser inclusiva e não exclusiva.Edições UFC2019-08-27T12:39:23Z2019-08-27T12:39:23Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLEÃO, Samira Silva; MOTA, Bruna Germana Nunes. A educação especial aos olhos da lei. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 556-565.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45171Leão, Samira SilvaMota, Bruna Germana Nunesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45171Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:05.193243Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação especial aos olhos da lei
title A educação especial aos olhos da lei
spellingShingle A educação especial aos olhos da lei
Leão, Samira Silva
Educação
Educação especial
Ensino
title_short A educação especial aos olhos da lei
title_full A educação especial aos olhos da lei
title_fullStr A educação especial aos olhos da lei
title_full_unstemmed A educação especial aos olhos da lei
title_sort A educação especial aos olhos da lei
author Leão, Samira Silva
author_facet Leão, Samira Silva
Mota, Bruna Germana Nunes
author_role author
author2 Mota, Bruna Germana Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Samira Silva
Mota, Bruna Germana Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação especial
Ensino
topic Educação
Educação especial
Ensino
description A pesquisa tem como finalidade analisar os fundamentos da lei em relação à Educação especial e como se encontra diante a nossa realidade educacional. Para isso, foi necessário fazer um confronto entre a percepção desta pesquisadora, seus anseios e necessidades sobre seu trabalho e o que a literatura da área diz a respeito. Teve-se como fundamentação teórica os estudos das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - Lei no 9.394/96, Minto (1996), Brasil (2003) e os Níveis e Modalidades de Educação, Educação Básica. A pesquisa se define como documental por usar um documento oficial, a lei, mais precisamente a LDB. Para análise, além desse suporte, o estudo foi embasado com aportes teóricos, que qualifica a pesquisa como bibliográfica. A construção de um sistema educacional inclusivo de verdade, quer dizer, um sistema educacional que cuide e assuma de maneira adequada e competente as peculiaridades de cada um de seus alunos, incluindo as necessidades educacionais especiais, depende da concretização de ajustes e modificações em todas as esferas do sistema educacional, o que significa envolvimento e ações ativas em todos os níveis do sistema: político, administrativo, técnico-científico e estrutural. Após analisar os fundamentos teóricos, concluí-se que ainda há muito o que ser feito para que a lei seja colocada em prática e, consequentemente, a Educação Especial possa ser inclusiva e não exclusiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-27T12:39:23Z
2019-08-27T12:39:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEÃO, Samira Silva; MOTA, Bruna Germana Nunes. A educação especial aos olhos da lei. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 556-565.
2447 2085
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45171
identifier_str_mv LEÃO, Samira Silva; MOTA, Bruna Germana Nunes. A educação especial aos olhos da lei. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 556-565.
2447 2085
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028730228965376