A educação especial aos olhos da lei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45171 |
Resumo: | A pesquisa tem como finalidade analisar os fundamentos da lei em relação à Educação especial e como se encontra diante a nossa realidade educacional. Para isso, foi necessário fazer um confronto entre a percepção desta pesquisadora, seus anseios e necessidades sobre seu trabalho e o que a literatura da área diz a respeito. Teve-se como fundamentação teórica os estudos das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - Lei no 9.394/96, Minto (1996), Brasil (2003) e os Níveis e Modalidades de Educação, Educação Básica. A pesquisa se define como documental por usar um documento oficial, a lei, mais precisamente a LDB. Para análise, além desse suporte, o estudo foi embasado com aportes teóricos, que qualifica a pesquisa como bibliográfica. A construção de um sistema educacional inclusivo de verdade, quer dizer, um sistema educacional que cuide e assuma de maneira adequada e competente as peculiaridades de cada um de seus alunos, incluindo as necessidades educacionais especiais, depende da concretização de ajustes e modificações em todas as esferas do sistema educacional, o que significa envolvimento e ações ativas em todos os níveis do sistema: político, administrativo, técnico-científico e estrutural. Após analisar os fundamentos teóricos, concluí-se que ainda há muito o que ser feito para que a lei seja colocada em prática e, consequentemente, a Educação Especial possa ser inclusiva e não exclusiva. |
id |
UFC-7_bc4126b9733304c9c0c11d63391fc632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45171 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação especial aos olhos da leiEducaçãoEducação especialEnsinoA pesquisa tem como finalidade analisar os fundamentos da lei em relação à Educação especial e como se encontra diante a nossa realidade educacional. Para isso, foi necessário fazer um confronto entre a percepção desta pesquisadora, seus anseios e necessidades sobre seu trabalho e o que a literatura da área diz a respeito. Teve-se como fundamentação teórica os estudos das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - Lei no 9.394/96, Minto (1996), Brasil (2003) e os Níveis e Modalidades de Educação, Educação Básica. A pesquisa se define como documental por usar um documento oficial, a lei, mais precisamente a LDB. Para análise, além desse suporte, o estudo foi embasado com aportes teóricos, que qualifica a pesquisa como bibliográfica. A construção de um sistema educacional inclusivo de verdade, quer dizer, um sistema educacional que cuide e assuma de maneira adequada e competente as peculiaridades de cada um de seus alunos, incluindo as necessidades educacionais especiais, depende da concretização de ajustes e modificações em todas as esferas do sistema educacional, o que significa envolvimento e ações ativas em todos os níveis do sistema: político, administrativo, técnico-científico e estrutural. Após analisar os fundamentos teóricos, concluí-se que ainda há muito o que ser feito para que a lei seja colocada em prática e, consequentemente, a Educação Especial possa ser inclusiva e não exclusiva.Edições UFC2019-08-27T12:39:23Z2019-08-27T12:39:23Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLEÃO, Samira Silva; MOTA, Bruna Germana Nunes. A educação especial aos olhos da lei. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 556-565.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45171Leão, Samira SilvaMota, Bruna Germana Nunesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45171Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:05.193243Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação especial aos olhos da lei |
title |
A educação especial aos olhos da lei |
spellingShingle |
A educação especial aos olhos da lei Leão, Samira Silva Educação Educação especial Ensino |
title_short |
A educação especial aos olhos da lei |
title_full |
A educação especial aos olhos da lei |
title_fullStr |
A educação especial aos olhos da lei |
title_full_unstemmed |
A educação especial aos olhos da lei |
title_sort |
A educação especial aos olhos da lei |
author |
Leão, Samira Silva |
author_facet |
Leão, Samira Silva Mota, Bruna Germana Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Bruna Germana Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Samira Silva Mota, Bruna Germana Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação especial Ensino |
topic |
Educação Educação especial Ensino |
description |
A pesquisa tem como finalidade analisar os fundamentos da lei em relação à Educação especial e como se encontra diante a nossa realidade educacional. Para isso, foi necessário fazer um confronto entre a percepção desta pesquisadora, seus anseios e necessidades sobre seu trabalho e o que a literatura da área diz a respeito. Teve-se como fundamentação teórica os estudos das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - Lei no 9.394/96, Minto (1996), Brasil (2003) e os Níveis e Modalidades de Educação, Educação Básica. A pesquisa se define como documental por usar um documento oficial, a lei, mais precisamente a LDB. Para análise, além desse suporte, o estudo foi embasado com aportes teóricos, que qualifica a pesquisa como bibliográfica. A construção de um sistema educacional inclusivo de verdade, quer dizer, um sistema educacional que cuide e assuma de maneira adequada e competente as peculiaridades de cada um de seus alunos, incluindo as necessidades educacionais especiais, depende da concretização de ajustes e modificações em todas as esferas do sistema educacional, o que significa envolvimento e ações ativas em todos os níveis do sistema: político, administrativo, técnico-científico e estrutural. Após analisar os fundamentos teóricos, concluí-se que ainda há muito o que ser feito para que a lei seja colocada em prática e, consequentemente, a Educação Especial possa ser inclusiva e não exclusiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-27T12:39:23Z 2019-08-27T12:39:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEÃO, Samira Silva; MOTA, Bruna Germana Nunes. A educação especial aos olhos da lei. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 556-565. 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45171 |
identifier_str_mv |
LEÃO, Samira Silva; MOTA, Bruna Germana Nunes. A educação especial aos olhos da lei. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 556-565. 2447 2085 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028730228965376 |