O que há de especial na educação especial brasileira?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pletsch, Marcia Denise
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357
Resumo: Este artigo discute as mudanças conceituais na área de Educação Especial tomando como referência as políticas de educação inclusiva. Para tal, usa dados de pesquisas realizadas pelo xxxx em diferentes redes de ensino ao longo dos últimos dez anos. Os resultados indicam que o campo da Educação Especial brasileira vive um momento de transformações epistemológicas. Argumenta-se que tais mudanças são fruto da compreensão por parte dos pesquisadores de que as investigações na área de Educação Especial devem focar a perspectiva inclusiva e de direitos humanos. Isto é, as mudanças em curso sugerem uma agenda de pesquisas em que o fenômeno da deficiência não seja mais analisado de forma isolada do conjunto das relações sociais, mas compreendido a partir de conceitos como de classe, gênero e raça, por exemplo.
id FURG-2_d34853cbae207ab3c6ae0186370697d2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9357
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling O que há de especial na educação especial brasileira?Educação Especialpolíticas de educação inclusivadeficiência.Educação EspecialEste artigo discute as mudanças conceituais na área de Educação Especial tomando como referência as políticas de educação inclusiva. Para tal, usa dados de pesquisas realizadas pelo xxxx em diferentes redes de ensino ao longo dos últimos dez anos. Os resultados indicam que o campo da Educação Especial brasileira vive um momento de transformações epistemológicas. Argumenta-se que tais mudanças são fruto da compreensão por parte dos pesquisadores de que as investigações na área de Educação Especial devem focar a perspectiva inclusiva e de direitos humanos. Isto é, as mudanças em curso sugerem uma agenda de pesquisas em que o fenômeno da deficiência não seja mais analisado de forma isolada do conjunto das relações sociais, mas compreendido a partir de conceitos como de classe, gênero e raça, por exemplo.Universidade Federal do Rio Grande2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/935710.14295/momento.v29i1.9357Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 57-70Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 57-702316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357/7600Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPletsch, Marcia Denise2021-07-22T03:47:01Zoai:periodicos.furg.br:article/9357Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-07-22T03:47:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O que há de especial na educação especial brasileira?
title O que há de especial na educação especial brasileira?
spellingShingle O que há de especial na educação especial brasileira?
Pletsch, Marcia Denise
Educação Especial
políticas de educação inclusiva
deficiência.
Educação Especial
title_short O que há de especial na educação especial brasileira?
title_full O que há de especial na educação especial brasileira?
title_fullStr O que há de especial na educação especial brasileira?
title_full_unstemmed O que há de especial na educação especial brasileira?
title_sort O que há de especial na educação especial brasileira?
author Pletsch, Marcia Denise
author_facet Pletsch, Marcia Denise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pletsch, Marcia Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
políticas de educação inclusiva
deficiência.
Educação Especial
topic Educação Especial
políticas de educação inclusiva
deficiência.
Educação Especial
description Este artigo discute as mudanças conceituais na área de Educação Especial tomando como referência as políticas de educação inclusiva. Para tal, usa dados de pesquisas realizadas pelo xxxx em diferentes redes de ensino ao longo dos últimos dez anos. Os resultados indicam que o campo da Educação Especial brasileira vive um momento de transformações epistemológicas. Argumenta-se que tais mudanças são fruto da compreensão por parte dos pesquisadores de que as investigações na área de Educação Especial devem focar a perspectiva inclusiva e de direitos humanos. Isto é, as mudanças em curso sugerem uma agenda de pesquisas em que o fenômeno da deficiência não seja mais analisado de forma isolada do conjunto das relações sociais, mas compreendido a partir de conceitos como de classe, gênero e raça, por exemplo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357
10.14295/momento.v29i1.9357
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i1.9357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357/7600
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 57-70
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 57-70
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250319122432