O que há de especial na educação especial brasileira?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357 |
Resumo: | Este artigo discute as mudanças conceituais na área de Educação Especial tomando como referência as políticas de educação inclusiva. Para tal, usa dados de pesquisas realizadas pelo xxxx em diferentes redes de ensino ao longo dos últimos dez anos. Os resultados indicam que o campo da Educação Especial brasileira vive um momento de transformações epistemológicas. Argumenta-se que tais mudanças são fruto da compreensão por parte dos pesquisadores de que as investigações na área de Educação Especial devem focar a perspectiva inclusiva e de direitos humanos. Isto é, as mudanças em curso sugerem uma agenda de pesquisas em que o fenômeno da deficiência não seja mais analisado de forma isolada do conjunto das relações sociais, mas compreendido a partir de conceitos como de classe, gênero e raça, por exemplo. |
id |
FURG-2_d34853cbae207ab3c6ae0186370697d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9357 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que há de especial na educação especial brasileira?Educação Especialpolíticas de educação inclusivadeficiência.Educação EspecialEste artigo discute as mudanças conceituais na área de Educação Especial tomando como referência as políticas de educação inclusiva. Para tal, usa dados de pesquisas realizadas pelo xxxx em diferentes redes de ensino ao longo dos últimos dez anos. Os resultados indicam que o campo da Educação Especial brasileira vive um momento de transformações epistemológicas. Argumenta-se que tais mudanças são fruto da compreensão por parte dos pesquisadores de que as investigações na área de Educação Especial devem focar a perspectiva inclusiva e de direitos humanos. Isto é, as mudanças em curso sugerem uma agenda de pesquisas em que o fenômeno da deficiência não seja mais analisado de forma isolada do conjunto das relações sociais, mas compreendido a partir de conceitos como de classe, gênero e raça, por exemplo.Universidade Federal do Rio Grande2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/935710.14295/momento.v29i1.9357Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 57-70Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 57-702316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357/7600Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPletsch, Marcia Denise2021-07-22T03:47:01Zoai:periodicos.furg.br:article/9357Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-07-22T03:47:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que há de especial na educação especial brasileira? |
title |
O que há de especial na educação especial brasileira? |
spellingShingle |
O que há de especial na educação especial brasileira? Pletsch, Marcia Denise Educação Especial políticas de educação inclusiva deficiência. Educação Especial |
title_short |
O que há de especial na educação especial brasileira? |
title_full |
O que há de especial na educação especial brasileira? |
title_fullStr |
O que há de especial na educação especial brasileira? |
title_full_unstemmed |
O que há de especial na educação especial brasileira? |
title_sort |
O que há de especial na educação especial brasileira? |
author |
Pletsch, Marcia Denise |
author_facet |
Pletsch, Marcia Denise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pletsch, Marcia Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial políticas de educação inclusiva deficiência. Educação Especial |
topic |
Educação Especial políticas de educação inclusiva deficiência. Educação Especial |
description |
Este artigo discute as mudanças conceituais na área de Educação Especial tomando como referência as políticas de educação inclusiva. Para tal, usa dados de pesquisas realizadas pelo xxxx em diferentes redes de ensino ao longo dos últimos dez anos. Os resultados indicam que o campo da Educação Especial brasileira vive um momento de transformações epistemológicas. Argumenta-se que tais mudanças são fruto da compreensão por parte dos pesquisadores de que as investigações na área de Educação Especial devem focar a perspectiva inclusiva e de direitos humanos. Isto é, as mudanças em curso sugerem uma agenda de pesquisas em que o fenômeno da deficiência não seja mais analisado de forma isolada do conjunto das relações sociais, mas compreendido a partir de conceitos como de classe, gênero e raça, por exemplo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357 10.14295/momento.v29i1.9357 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i1.9357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357/7600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 57-70 Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 57-70 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250319122432 |