Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63712 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um relato de experiência das atividades de estágio supervisionado realizada com turmas no Ensino Fundamental II em uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas durante o estágio, relatando as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ensino remoto emergencial e o ensino híbrido. Fundamenta-se teoricamente em autores da Educação que discutem as novas fases do ensino durante a pandemia, além de autores como Vygotsky e Bakhtin. Como resultado apresenta um relato das práticas adotadas com séries do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na disciplina de língua portuguesa, evidenciando alguns desafios e potencialidades. Conclui-se que o ensino remoto foi uma possibilidade para fortalecer as relações entre tecnologia e educação, e que esta última continua sendo fundamental para o desenvolvimento humano e social. Por fim, destaca a importância do estágio supervisionado para a formação universitária de futuros docentes. |
id |
UFC-7_bdfc8056530177b301d3ff5d23ee9270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/63712 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental IIPath of a supervised internship in pandemic periods: a report with Elementary School II studentsPráticas pedagógicasEstagio supervisionadoEnsino remotoO presente trabalho apresenta um relato de experiência das atividades de estágio supervisionado realizada com turmas no Ensino Fundamental II em uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas durante o estágio, relatando as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ensino remoto emergencial e o ensino híbrido. Fundamenta-se teoricamente em autores da Educação que discutem as novas fases do ensino durante a pandemia, além de autores como Vygotsky e Bakhtin. Como resultado apresenta um relato das práticas adotadas com séries do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na disciplina de língua portuguesa, evidenciando alguns desafios e potencialidades. Conclui-se que o ensino remoto foi uma possibilidade para fortalecer as relações entre tecnologia e educação, e que esta última continua sendo fundamental para o desenvolvimento humano e social. Por fim, destaca a importância do estágio supervisionado para a formação universitária de futuros docentes.XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA2022-01-28T15:41:55Z2022-01-28T15:41:55Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Thais Emylli Costa; CHAVES, Italo Teixeira. Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 12., 2021, Cajazeira. Anais [...]. Cajazeira: Even3, 2021. p. 1-11.978-65-5941-418-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63712Silva, Thais Emylli CostaChaves, Italo Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:21:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63712Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:45.474704Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II Path of a supervised internship in pandemic periods: a report with Elementary School II students |
title |
Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II |
spellingShingle |
Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II Silva, Thais Emylli Costa Práticas pedagógicas Estagio supervisionado Ensino remoto |
title_short |
Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II |
title_full |
Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II |
title_fullStr |
Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II |
title_full_unstemmed |
Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II |
title_sort |
Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II |
author |
Silva, Thais Emylli Costa |
author_facet |
Silva, Thais Emylli Costa Chaves, Italo Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Italo Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thais Emylli Costa Chaves, Italo Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Estagio supervisionado Ensino remoto |
topic |
Práticas pedagógicas Estagio supervisionado Ensino remoto |
description |
O presente trabalho apresenta um relato de experiência das atividades de estágio supervisionado realizada com turmas no Ensino Fundamental II em uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas durante o estágio, relatando as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ensino remoto emergencial e o ensino híbrido. Fundamenta-se teoricamente em autores da Educação que discutem as novas fases do ensino durante a pandemia, além de autores como Vygotsky e Bakhtin. Como resultado apresenta um relato das práticas adotadas com séries do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na disciplina de língua portuguesa, evidenciando alguns desafios e potencialidades. Conclui-se que o ensino remoto foi uma possibilidade para fortalecer as relações entre tecnologia e educação, e que esta última continua sendo fundamental para o desenvolvimento humano e social. Por fim, destaca a importância do estágio supervisionado para a formação universitária de futuros docentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-01-28T15:41:55Z 2022-01-28T15:41:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Thais Emylli Costa; CHAVES, Italo Teixeira. Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 12., 2021, Cajazeira. Anais [...]. Cajazeira: Even3, 2021. p. 1-11. 978-65-5941-418-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63712 |
identifier_str_mv |
SILVA, Thais Emylli Costa; CHAVES, Italo Teixeira. Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 12., 2021, Cajazeira. Anais [...]. Cajazeira: Even3, 2021. p. 1-11. 978-65-5941-418-5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA |
publisher.none.fl_str_mv |
XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028723083968512 |