Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thais Emylli Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chaves, Italo Teixeira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63712
Resumo: O presente trabalho apresenta um relato de experiência das atividades de estágio supervisionado realizada com turmas no Ensino Fundamental II em uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas durante o estágio, relatando as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ensino remoto emergencial e o ensino híbrido. Fundamenta-se teoricamente em autores da Educação que discutem as novas fases do ensino durante a pandemia, além de autores como Vygotsky e Bakhtin. Como resultado apresenta um relato das práticas adotadas com séries do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na disciplina de língua portuguesa, evidenciando alguns desafios e potencialidades. Conclui-se que o ensino remoto foi uma possibilidade para fortalecer as relações entre tecnologia e educação, e que esta última continua sendo fundamental para o desenvolvimento humano e social. Por fim, destaca a importância do estágio supervisionado para a formação universitária de futuros docentes.
id UFC-7_bdfc8056530177b301d3ff5d23ee9270
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63712
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental IIPath of a supervised internship in pandemic periods: a report with Elementary School II studentsPráticas pedagógicasEstagio supervisionadoEnsino remotoO presente trabalho apresenta um relato de experiência das atividades de estágio supervisionado realizada com turmas no Ensino Fundamental II em uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas durante o estágio, relatando as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ensino remoto emergencial e o ensino híbrido. Fundamenta-se teoricamente em autores da Educação que discutem as novas fases do ensino durante a pandemia, além de autores como Vygotsky e Bakhtin. Como resultado apresenta um relato das práticas adotadas com séries do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na disciplina de língua portuguesa, evidenciando alguns desafios e potencialidades. Conclui-se que o ensino remoto foi uma possibilidade para fortalecer as relações entre tecnologia e educação, e que esta última continua sendo fundamental para o desenvolvimento humano e social. Por fim, destaca a importância do estágio supervisionado para a formação universitária de futuros docentes.XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA2022-01-28T15:41:55Z2022-01-28T15:41:55Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Thais Emylli Costa; CHAVES, Italo Teixeira. Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 12., 2021, Cajazeira. Anais [...]. Cajazeira: Even3, 2021. p. 1-11.978-65-5941-418-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63712Silva, Thais Emylli CostaChaves, Italo Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:21:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63712Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-30T18:21:39Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II
Path of a supervised internship in pandemic periods: a report with Elementary School II students
title Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II
spellingShingle Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II
Silva, Thais Emylli Costa
Práticas pedagógicas
Estagio supervisionado
Ensino remoto
title_short Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II
title_full Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II
title_fullStr Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II
title_sort Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II
author Silva, Thais Emylli Costa
author_facet Silva, Thais Emylli Costa
Chaves, Italo Teixeira
author_role author
author2 Chaves, Italo Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thais Emylli Costa
Chaves, Italo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Estagio supervisionado
Ensino remoto
topic Práticas pedagógicas
Estagio supervisionado
Ensino remoto
description O presente trabalho apresenta um relato de experiência das atividades de estágio supervisionado realizada com turmas no Ensino Fundamental II em uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas durante o estágio, relatando as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ensino remoto emergencial e o ensino híbrido. Fundamenta-se teoricamente em autores da Educação que discutem as novas fases do ensino durante a pandemia, além de autores como Vygotsky e Bakhtin. Como resultado apresenta um relato das práticas adotadas com séries do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na disciplina de língua portuguesa, evidenciando alguns desafios e potencialidades. Conclui-se que o ensino remoto foi uma possibilidade para fortalecer as relações entre tecnologia e educação, e que esta última continua sendo fundamental para o desenvolvimento humano e social. Por fim, destaca a importância do estágio supervisionado para a formação universitária de futuros docentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-28T15:41:55Z
2022-01-28T15:41:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thais Emylli Costa; CHAVES, Italo Teixeira. Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 12., 2021, Cajazeira. Anais [...]. Cajazeira: Even3, 2021. p. 1-11.
978-65-5941-418-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63712
identifier_str_mv SILVA, Thais Emylli Costa; CHAVES, Italo Teixeira. Percurso de um estagio supervisionado em períodos de pandemia: um relato com alunos do Ensino Fundamental II. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 12., 2021, Cajazeira. Anais [...]. Cajazeira: Even3, 2021. p. 1-11.
978-65-5941-418-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA
publisher.none.fl_str_mv XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935805778493440