Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafaela Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10979
Resumo: O presente documento está inserido no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever todas as experiências por mim vividas, enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2019/2020. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Murça, monitorizado pelo professor cooperante Francisco Tómas e pelo professor orientador da UTAD, Luís Vaz, tendo-me sido atribuídas a turma A e B do 10º ano. A Prática de Ensino Supervisionada é a última etapa do plano de estudos, mas a mais importante desse mesmo plano. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, e nos desafiamos a nós mesmos num contexto real. Este relatório visa descrever e analisar, de forma minuciosa, todo o trabalho que foi desenvolvido enquanto estagiária e, ao mesmo tempo, faz uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. Assim sendo, o presente relatório está estruturado num capítulo com diversos pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, os contextos em que estava inserida, as tarefas de ensino-aprendizagem, as tarefas de relação escola-meio, a reflexão crítica do estágio, o ensino à distância, bem como todas as atividades em que participei organizadas pela escola. O ano letivo foi atípico,em resultado de uma nova realidade revestida de múltiplos desafios e problemáticas que tiveram que ser superadas. O ensino à distância teve que ser implementado, levando-me a desenvolver diferentes métodos de ensino e a passar para um prisma de educação física distinto. Por fim, é importante destacar o papel enriquecedor do estágio pedagógico, dando-me a possibilidade de praticar todas as competências adquiridas ao longo do percurso académico, sendo que foi um processo crucial para a minha formação enquanto futuro docente.
id RCAP_77de831eb6425362541e68e82bc31575
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de MurçaEstágio PedagógicoPrática de Ensino SupervisionadaO presente documento está inserido no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever todas as experiências por mim vividas, enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2019/2020. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Murça, monitorizado pelo professor cooperante Francisco Tómas e pelo professor orientador da UTAD, Luís Vaz, tendo-me sido atribuídas a turma A e B do 10º ano. A Prática de Ensino Supervisionada é a última etapa do plano de estudos, mas a mais importante desse mesmo plano. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, e nos desafiamos a nós mesmos num contexto real. Este relatório visa descrever e analisar, de forma minuciosa, todo o trabalho que foi desenvolvido enquanto estagiária e, ao mesmo tempo, faz uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. Assim sendo, o presente relatório está estruturado num capítulo com diversos pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, os contextos em que estava inserida, as tarefas de ensino-aprendizagem, as tarefas de relação escola-meio, a reflexão crítica do estágio, o ensino à distância, bem como todas as atividades em que participei organizadas pela escola. O ano letivo foi atípico,em resultado de uma nova realidade revestida de múltiplos desafios e problemáticas que tiveram que ser superadas. O ensino à distância teve que ser implementado, levando-me a desenvolver diferentes métodos de ensino e a passar para um prisma de educação física distinto. Por fim, é importante destacar o papel enriquecedor do estágio pedagógico, dando-me a possibilidade de praticar todas as competências adquiridas ao longo do percurso académico, sendo que foi um processo crucial para a minha formação enquanto futuro docente.The following document is part of the Pedagogical Internship and integrated in the 2nd cycle study plan of the Teaching of Physical Education in the Basic and Secondary Levels at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. This document is introduced as a requirement for the completion of the Master's degree and aimed to describe all the experiences I had as a trainee teacher throughout the academic year of 2019/2020. The pedagogical internship was completed at the Basic and Secondary School of Murcça and monitored by the supervisor teacher Francisco Tómas. Professor Luís Vaz from UTAD acted as the advising teacher. I was assigned Class A and B from the 10th grade. The Supervised Teaching Practice is the last and most important stage of the study plan. At this stage, all the knowledge gained during the academic path is put into practice and we challenge ourselves in a real context. This report aims to meticulously describe and analyse the work that I have developed as an intern. Simultaneously, the report lays out a critical reflection of the pedagogical experience in the school context. Therefore, this essay is structured in a chapter with several points to be addressed, including the personal and institutional frameworks, the contexts in which I was inserted, the teaching-learning tasks, the school-environment relationship tasks, the critical reflection of the internship, distance learning, as well as all the activities organised by the school where I participated. The academic year was atypical, as a result of a new reality, covered with multiple challenges and problems that had to be addressed. Distance learning had to be implemented, leading me to develop different teaching methods and move to a distinct physical education prism. Lastly, it is important to highlight the enriching role of the pedagogical internship, which gave me the possibility of practicing all the skills acquired along the academic path. The internship was a crucial process for my training as a future teacher.2022-01-17T15:37:05Z2021-03-09T00:00:00Z2021-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10979pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rafaela Cruzreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:34.285887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça
title Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça
spellingShingle Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça
Oliveira, Rafaela Cruz
Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
title_short Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça
title_full Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça
title_fullStr Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça
title_full_unstemmed Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça
title_sort Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça
author Oliveira, Rafaela Cruz
author_facet Oliveira, Rafaela Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafaela Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
topic Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
description O presente documento está inserido no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever todas as experiências por mim vividas, enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2019/2020. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Murça, monitorizado pelo professor cooperante Francisco Tómas e pelo professor orientador da UTAD, Luís Vaz, tendo-me sido atribuídas a turma A e B do 10º ano. A Prática de Ensino Supervisionada é a última etapa do plano de estudos, mas a mais importante desse mesmo plano. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, e nos desafiamos a nós mesmos num contexto real. Este relatório visa descrever e analisar, de forma minuciosa, todo o trabalho que foi desenvolvido enquanto estagiária e, ao mesmo tempo, faz uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. Assim sendo, o presente relatório está estruturado num capítulo com diversos pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, os contextos em que estava inserida, as tarefas de ensino-aprendizagem, as tarefas de relação escola-meio, a reflexão crítica do estágio, o ensino à distância, bem como todas as atividades em que participei organizadas pela escola. O ano letivo foi atípico,em resultado de uma nova realidade revestida de múltiplos desafios e problemáticas que tiveram que ser superadas. O ensino à distância teve que ser implementado, levando-me a desenvolver diferentes métodos de ensino e a passar para um prisma de educação física distinto. Por fim, é importante destacar o papel enriquecedor do estágio pedagógico, dando-me a possibilidade de praticar todas as competências adquiridas ao longo do percurso académico, sendo que foi um processo crucial para a minha formação enquanto futuro docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-09T00:00:00Z
2021-03-09
2022-01-17T15:37:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10979
url http://hdl.handle.net/10348/10979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137110583672832