Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10979 |
Resumo: | O presente documento está inserido no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever todas as experiências por mim vividas, enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2019/2020. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Murça, monitorizado pelo professor cooperante Francisco Tómas e pelo professor orientador da UTAD, Luís Vaz, tendo-me sido atribuídas a turma A e B do 10º ano. A Prática de Ensino Supervisionada é a última etapa do plano de estudos, mas a mais importante desse mesmo plano. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, e nos desafiamos a nós mesmos num contexto real. Este relatório visa descrever e analisar, de forma minuciosa, todo o trabalho que foi desenvolvido enquanto estagiária e, ao mesmo tempo, faz uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. Assim sendo, o presente relatório está estruturado num capítulo com diversos pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, os contextos em que estava inserida, as tarefas de ensino-aprendizagem, as tarefas de relação escola-meio, a reflexão crítica do estágio, o ensino à distância, bem como todas as atividades em que participei organizadas pela escola. O ano letivo foi atípico,em resultado de uma nova realidade revestida de múltiplos desafios e problemáticas que tiveram que ser superadas. O ensino à distância teve que ser implementado, levando-me a desenvolver diferentes métodos de ensino e a passar para um prisma de educação física distinto. Por fim, é importante destacar o papel enriquecedor do estágio pedagógico, dando-me a possibilidade de praticar todas as competências adquiridas ao longo do percurso académico, sendo que foi um processo crucial para a minha formação enquanto futuro docente. |
id |
RCAP_77de831eb6425362541e68e82bc31575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10979 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de MurçaEstágio PedagógicoPrática de Ensino SupervisionadaO presente documento está inserido no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever todas as experiências por mim vividas, enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2019/2020. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Murça, monitorizado pelo professor cooperante Francisco Tómas e pelo professor orientador da UTAD, Luís Vaz, tendo-me sido atribuídas a turma A e B do 10º ano. A Prática de Ensino Supervisionada é a última etapa do plano de estudos, mas a mais importante desse mesmo plano. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, e nos desafiamos a nós mesmos num contexto real. Este relatório visa descrever e analisar, de forma minuciosa, todo o trabalho que foi desenvolvido enquanto estagiária e, ao mesmo tempo, faz uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. Assim sendo, o presente relatório está estruturado num capítulo com diversos pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, os contextos em que estava inserida, as tarefas de ensino-aprendizagem, as tarefas de relação escola-meio, a reflexão crítica do estágio, o ensino à distância, bem como todas as atividades em que participei organizadas pela escola. O ano letivo foi atípico,em resultado de uma nova realidade revestida de múltiplos desafios e problemáticas que tiveram que ser superadas. O ensino à distância teve que ser implementado, levando-me a desenvolver diferentes métodos de ensino e a passar para um prisma de educação física distinto. Por fim, é importante destacar o papel enriquecedor do estágio pedagógico, dando-me a possibilidade de praticar todas as competências adquiridas ao longo do percurso académico, sendo que foi um processo crucial para a minha formação enquanto futuro docente.The following document is part of the Pedagogical Internship and integrated in the 2nd cycle study plan of the Teaching of Physical Education in the Basic and Secondary Levels at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. This document is introduced as a requirement for the completion of the Master's degree and aimed to describe all the experiences I had as a trainee teacher throughout the academic year of 2019/2020. The pedagogical internship was completed at the Basic and Secondary School of Murcça and monitored by the supervisor teacher Francisco Tómas. Professor Luís Vaz from UTAD acted as the advising teacher. I was assigned Class A and B from the 10th grade. The Supervised Teaching Practice is the last and most important stage of the study plan. At this stage, all the knowledge gained during the academic path is put into practice and we challenge ourselves in a real context. This report aims to meticulously describe and analyse the work that I have developed as an intern. Simultaneously, the report lays out a critical reflection of the pedagogical experience in the school context. Therefore, this essay is structured in a chapter with several points to be addressed, including the personal and institutional frameworks, the contexts in which I was inserted, the teaching-learning tasks, the school-environment relationship tasks, the critical reflection of the internship, distance learning, as well as all the activities organised by the school where I participated. The academic year was atypical, as a result of a new reality, covered with multiple challenges and problems that had to be addressed. Distance learning had to be implemented, leading me to develop different teaching methods and move to a distinct physical education prism. Lastly, it is important to highlight the enriching role of the pedagogical internship, which gave me the possibility of practicing all the skills acquired along the academic path. The internship was a crucial process for my training as a future teacher.2022-01-17T15:37:05Z2021-03-09T00:00:00Z2021-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10979pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rafaela Cruzreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:34.285887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça |
title |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça |
spellingShingle |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça Oliveira, Rafaela Cruz Estágio Pedagógico Prática de Ensino Supervisionada |
title_short |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça |
title_full |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça |
title_fullStr |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça |
title_sort |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES): Agrupamento de Escolas de Murça |
author |
Oliveira, Rafaela Cruz |
author_facet |
Oliveira, Rafaela Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rafaela Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Prática de Ensino Supervisionada |
topic |
Estágio Pedagógico Prática de Ensino Supervisionada |
description |
O presente documento está inserido no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever todas as experiências por mim vividas, enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2019/2020. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Murça, monitorizado pelo professor cooperante Francisco Tómas e pelo professor orientador da UTAD, Luís Vaz, tendo-me sido atribuídas a turma A e B do 10º ano. A Prática de Ensino Supervisionada é a última etapa do plano de estudos, mas a mais importante desse mesmo plano. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, e nos desafiamos a nós mesmos num contexto real. Este relatório visa descrever e analisar, de forma minuciosa, todo o trabalho que foi desenvolvido enquanto estagiária e, ao mesmo tempo, faz uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. Assim sendo, o presente relatório está estruturado num capítulo com diversos pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, os contextos em que estava inserida, as tarefas de ensino-aprendizagem, as tarefas de relação escola-meio, a reflexão crítica do estágio, o ensino à distância, bem como todas as atividades em que participei organizadas pela escola. O ano letivo foi atípico,em resultado de uma nova realidade revestida de múltiplos desafios e problemáticas que tiveram que ser superadas. O ensino à distância teve que ser implementado, levando-me a desenvolver diferentes métodos de ensino e a passar para um prisma de educação física distinto. Por fim, é importante destacar o papel enriquecedor do estágio pedagógico, dando-me a possibilidade de praticar todas as competências adquiridas ao longo do percurso académico, sendo que foi um processo crucial para a minha formação enquanto futuro docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-09T00:00:00Z 2021-03-09 2022-01-17T15:37:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10979 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137110583672832 |