Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, João Vitor da Silveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Capibaribe, Felipe Cavalcante, Bueno, André Valente
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56927
Resumo: O setor de energia eólica vem crescendo bastante nos últimos anos, com destaque para opotencial eólico da região nordeste. Esse setor se utiliza de uma alta tecnologia, dentre elas osubsistema de freio. Atualmente a maioria dos sistemas de baixa potência utiliza freiosmecânicos ou resistores elétricos de dissipação, os quais possuem várias desvantagens. Estetrabalho busca apresentar o desenvolvimento e projeto de um freio de correntes parasitaspara aerogeradores. O projeto utilizou um freio de correntes parasitas do tipo tambor, comuma corrente de alimentação de 2A, produzindo um torque de 80N.m, com uma potência defrenagem de 10 kW. Foram produzidas as curvas de desempenho para o freio para diferentescorrentes de alimentação, e foi realizada a validação da sua estrutura do freio. Desse modo, oprojeto apresentou características semelhantes aos freios mecânicos utilizados atualmente,além de apresentar várias vantagens em relação a estes, como menor manutenção e maiorcontrolabilidade.
id UFC-7_bf129a588e091936fce39f81e6744520
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56927
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradoresEnergia eólicaAerogeradoresFreiosO setor de energia eólica vem crescendo bastante nos últimos anos, com destaque para opotencial eólico da região nordeste. Esse setor se utiliza de uma alta tecnologia, dentre elas osubsistema de freio. Atualmente a maioria dos sistemas de baixa potência utiliza freiosmecânicos ou resistores elétricos de dissipação, os quais possuem várias desvantagens. Estetrabalho busca apresentar o desenvolvimento e projeto de um freio de correntes parasitaspara aerogeradores. O projeto utilizou um freio de correntes parasitas do tipo tambor, comuma corrente de alimentação de 2A, produzindo um torque de 80N.m, com uma potência defrenagem de 10 kW. Foram produzidas as curvas de desempenho para o freio para diferentescorrentes de alimentação, e foi realizada a validação da sua estrutura do freio. Desse modo, oprojeto apresentou características semelhantes aos freios mecânicos utilizados atualmente,além de apresentar várias vantagens em relação a estes, como menor manutenção e maiorcontrolabilidade.2021-03-03T14:10:51Z2021-03-03T14:10:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNUNES, João Vitor da Silveira; CAPIBARIBE, Felipe Cavalcante; BUENO, André Valente. Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Simulação, análise, equipamentos e sistemas de conversão eólica para eletricidade”978-65-993338-0-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56927Nunes, João Vitor da SilveiraCapibaribe, Felipe CavalcanteBueno, André Valenteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-03T14:10:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56927Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:10.640145Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores
title Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores
spellingShingle Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores
Nunes, João Vitor da Silveira
Energia eólica
Aerogeradores
Freios
title_short Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores
title_full Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores
title_fullStr Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores
title_full_unstemmed Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores
title_sort Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores
author Nunes, João Vitor da Silveira
author_facet Nunes, João Vitor da Silveira
Capibaribe, Felipe Cavalcante
Bueno, André Valente
author_role author
author2 Capibaribe, Felipe Cavalcante
Bueno, André Valente
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, João Vitor da Silveira
Capibaribe, Felipe Cavalcante
Bueno, André Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Energia eólica
Aerogeradores
Freios
topic Energia eólica
Aerogeradores
Freios
description O setor de energia eólica vem crescendo bastante nos últimos anos, com destaque para opotencial eólico da região nordeste. Esse setor se utiliza de uma alta tecnologia, dentre elas osubsistema de freio. Atualmente a maioria dos sistemas de baixa potência utiliza freiosmecânicos ou resistores elétricos de dissipação, os quais possuem várias desvantagens. Estetrabalho busca apresentar o desenvolvimento e projeto de um freio de correntes parasitaspara aerogeradores. O projeto utilizou um freio de correntes parasitas do tipo tambor, comuma corrente de alimentação de 2A, produzindo um torque de 80N.m, com uma potência defrenagem de 10 kW. Foram produzidas as curvas de desempenho para o freio para diferentescorrentes de alimentação, e foi realizada a validação da sua estrutura do freio. Desse modo, oprojeto apresentou características semelhantes aos freios mecânicos utilizados atualmente,além de apresentar várias vantagens em relação a estes, como menor manutenção e maiorcontrolabilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-03-03T14:10:51Z
2021-03-03T14:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, João Vitor da Silveira; CAPIBARIBE, Felipe Cavalcante; BUENO, André Valente. Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Simulação, análise, equipamentos e sistemas de conversão eólica para eletricidade”
978-65-993338-0-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56927
identifier_str_mv NUNES, João Vitor da Silveira; CAPIBARIBE, Felipe Cavalcante; BUENO, André Valente. Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Simulação, análise, equipamentos e sistemas de conversão eólica para eletricidade”
978-65-993338-0-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028719390883840