Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Gislene Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44239
Resumo: Este trabalho faz uma reflexão sobre as notícias na Literatura de Cordel e as características do Jornalismo que ali encontramos. A presença de notícias acrescidas da opinião do poeta, a narração de fatos e sua interpretação nos oferece um material riquíssimo no que se refere à função social dos cordéis numa sociedade em que a tradição oral se faz marcante. Tais notícias são recebidas pelos cordelistas que fazem delas poesia para ser recitada, impressa e vendida. Pretendemos apontar os elementos jornalísticos que encontramos nos folhetos que se propõem a contar e comentar um fato de grande repercussão, que fazem crítica social ou mesmo aqueles que relatam a biografia de algm personagem importante para o imaginário popular. A importância da literatura de cordel para o grupo em que circula e para a manutenção da memória é que justifica os estudos sobre sua função social, conceitos e características. O cordel não está para substituir o jornal no sertão, como muitos autores afirmam, mas para unir-se a ele na interpretação dos fatos de acordo como eles se fazem presentes na vida dos poetas, no registro de uma memória coletiva, no retato transcrito de uma realidade vivida por eles.
id UFC-7_bfa01e2c651773408d33e0d99e50ee48
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44239
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordelCatalogação - Literatura de cordelJornalismoMemória coletiva na literaturaEste trabalho faz uma reflexão sobre as notícias na Literatura de Cordel e as características do Jornalismo que ali encontramos. A presença de notícias acrescidas da opinião do poeta, a narração de fatos e sua interpretação nos oferece um material riquíssimo no que se refere à função social dos cordéis numa sociedade em que a tradição oral se faz marcante. Tais notícias são recebidas pelos cordelistas que fazem delas poesia para ser recitada, impressa e vendida. Pretendemos apontar os elementos jornalísticos que encontramos nos folhetos que se propõem a contar e comentar um fato de grande repercussão, que fazem crítica social ou mesmo aqueles que relatam a biografia de algm personagem importante para o imaginário popular. A importância da literatura de cordel para o grupo em que circula e para a manutenção da memória é que justifica os estudos sobre sua função social, conceitos e características. O cordel não está para substituir o jornal no sertão, como muitos autores afirmam, mas para unir-se a ele na interpretação dos fatos de acordo como eles se fazem presentes na vida dos poetas, no registro de uma memória coletiva, no retato transcrito de uma realidade vivida por eles.Intercom2019-07-30T17:28:06Z2019-07-30T17:28:06Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONSECA, Maria Gislene Carvalho. Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2-6 set. 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44239Fonseca, Maria Gislene Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:43:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44239Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:00.629448Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel
title Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel
spellingShingle Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel
Fonseca, Maria Gislene Carvalho
Catalogação - Literatura de cordel
Jornalismo
Memória coletiva na literatura
title_short Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel
title_full Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel
title_fullStr Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel
title_full_unstemmed Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel
title_sort Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel
author Fonseca, Maria Gislene Carvalho
author_facet Fonseca, Maria Gislene Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria Gislene Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Catalogação - Literatura de cordel
Jornalismo
Memória coletiva na literatura
topic Catalogação - Literatura de cordel
Jornalismo
Memória coletiva na literatura
description Este trabalho faz uma reflexão sobre as notícias na Literatura de Cordel e as características do Jornalismo que ali encontramos. A presença de notícias acrescidas da opinião do poeta, a narração de fatos e sua interpretação nos oferece um material riquíssimo no que se refere à função social dos cordéis numa sociedade em que a tradição oral se faz marcante. Tais notícias são recebidas pelos cordelistas que fazem delas poesia para ser recitada, impressa e vendida. Pretendemos apontar os elementos jornalísticos que encontramos nos folhetos que se propõem a contar e comentar um fato de grande repercussão, que fazem crítica social ou mesmo aqueles que relatam a biografia de algm personagem importante para o imaginário popular. A importância da literatura de cordel para o grupo em que circula e para a manutenção da memória é que justifica os estudos sobre sua função social, conceitos e características. O cordel não está para substituir o jornal no sertão, como muitos autores afirmam, mas para unir-se a ele na interpretação dos fatos de acordo como eles se fazem presentes na vida dos poetas, no registro de uma memória coletiva, no retato transcrito de uma realidade vivida por eles.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-07-30T17:28:06Z
2019-07-30T17:28:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Maria Gislene Carvalho. Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2-6 set. 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011.
2175 4683
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44239
identifier_str_mv FONSECA, Maria Gislene Carvalho. Notícia cantada em poesia: elementos do jornalismo impressos nos folhetos de cordel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2-6 set. 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011.
2175 4683
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intercom
publisher.none.fl_str_mv Intercom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028983121379328