A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Cibele Gadelha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Raquel Leite Saboia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51872
Resumo: In this article, as central objective, we investigated and described the socio-rhetoric behavior of experimental article genre in the disciplinary cultures of Linguistics and Medicine areas, focusing on the rhetoric unit of Introduction. As a theoretical framework, we based our studies on Swales (1990) (CARS model – Create a Research Space) and Nwogu (1997) for the socio-rethorical description and on Hyland (2000, 20009) for the discussion about disciplinary cultures. From the analysis of corpus (ten articles of each area), our results pointed out that disciplinary culture particularities influence on distribution of information in the texts and revealed different socio-rhetorical descriptions in the two areas.
id UFC-7_c051bd22d31ada01649afeb017ecc633
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51872
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinaresModelo CARS – Create a Research SpaceDescrição sociorretóricaGênero artigo experimentalCulturas disciplinaresIn this article, as central objective, we investigated and described the socio-rhetoric behavior of experimental article genre in the disciplinary cultures of Linguistics and Medicine areas, focusing on the rhetoric unit of Introduction. As a theoretical framework, we based our studies on Swales (1990) (CARS model – Create a Research Space) and Nwogu (1997) for the socio-rethorical description and on Hyland (2000, 20009) for the discussion about disciplinary cultures. From the analysis of corpus (ten articles of each area), our results pointed out that disciplinary culture particularities influence on distribution of information in the texts and revealed different socio-rhetorical descriptions in the two areas.Neste artigo, como objetivo central, investigamos e descrevemos o comportamento sociorretórico do gênero artigo experimental nas culturas disciplinares das áreas de Linguística e de Medicina, especialmente a unidade retórica de Introdução. Como norte teórico, baseamo-nos em Swales (1990) (modelo CARS – Create a Research Space) e em Nwogu (1997) para a descrição sociorretórica e em Hyland (2000, 2009) para a discussão sobre culturas disciplinares. Os resultados da análise do corpus (dez artigos de cada área) apontaram para a influência das particularidades das culturas disciplinares na distribuição das informações nos textos e revelaram descrições sociorretóricas distintas para cada área.Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais2020-05-21T12:14:58Z2020-05-21T12:14:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERNARDINO, Cibele Gadelha; COSTA, Raquel Leite Saboia da. A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares. Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, Jundiaí (SP), ano 9, v. 18, n. 1, p. 151-170, fev. 2016.1984-2406http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51872Bernardino, Cibele GadelhaCosta, Raquel Leite Saboia dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:26:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51872Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:13.120697Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares
title A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares
spellingShingle A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares
Bernardino, Cibele Gadelha
Modelo CARS – Create a Research Space
Descrição sociorretórica
Gênero artigo experimental
Culturas disciplinares
title_short A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares
title_full A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares
title_fullStr A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares
title_full_unstemmed A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares
title_sort A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares
author Bernardino, Cibele Gadelha
author_facet Bernardino, Cibele Gadelha
Costa, Raquel Leite Saboia da
author_role author
author2 Costa, Raquel Leite Saboia da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Cibele Gadelha
Costa, Raquel Leite Saboia da
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo CARS – Create a Research Space
Descrição sociorretórica
Gênero artigo experimental
Culturas disciplinares
topic Modelo CARS – Create a Research Space
Descrição sociorretórica
Gênero artigo experimental
Culturas disciplinares
description In this article, as central objective, we investigated and described the socio-rhetoric behavior of experimental article genre in the disciplinary cultures of Linguistics and Medicine areas, focusing on the rhetoric unit of Introduction. As a theoretical framework, we based our studies on Swales (1990) (CARS model – Create a Research Space) and Nwogu (1997) for the socio-rethorical description and on Hyland (2000, 20009) for the discussion about disciplinary cultures. From the analysis of corpus (ten articles of each area), our results pointed out that disciplinary culture particularities influence on distribution of information in the texts and revealed different socio-rhetorical descriptions in the two areas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-05-21T12:14:58Z
2020-05-21T12:14:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDINO, Cibele Gadelha; COSTA, Raquel Leite Saboia da. A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares. Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, Jundiaí (SP), ano 9, v. 18, n. 1, p. 151-170, fev. 2016.
1984-2406
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51872
identifier_str_mv BERNARDINO, Cibele Gadelha; COSTA, Raquel Leite Saboia da. A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares. Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, Jundiaí (SP), ano 9, v. 18, n. 1, p. 151-170, fev. 2016.
1984-2406
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais
publisher.none.fl_str_mv Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028879694036992