A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Priscila Sandra Ramos de, Gomes, Dannytza Serra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922
Resumo: In this article, which is a result of our studies in the Master's course, we have as main objective to analyze conceptions of reading that emerge from the narrative of experience and praxis about reading by a literacy teacher who, at the time she was interviewed, was still graduate student in Pedagogy. For this, we start from the theoretical considerations of Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) and Braggio (1992), authors who synthesize the main conceptions of reading that guide pedagogical actions within the scope of teaching this skill. Methodologically, we established a dialogue between the ethnosociology of Bertaux (2010) and the clinical data collection and analysis approach proposed by Vasconcelos (2005), defending a methodology that adopts life narratives as an object of analysis in an inductive perspective of hypothesis construction, based on the case studies. The analysis shows that the experiences of the teacher, in her narration, were traumatic, as they were only a way to evaluate the interpretation. As a result, the theoretical-methodological discussions reframed the way the teacher selects activities to work on reading. We conclude that it is important to have a solid initial and continuous professional training that can make teachers always rethink their conceptions and methodologies.
id UFC-7_c243fd7b5488115b7ba4c2c1d6b7fbf7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52922
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vidaThe reframe of reading teaching provide by teacher training: a case study from life narrativesEtnossociologiaAbordagem clínica de coleta e análise de dadosEnsino de leituraConcepções de leituraFormação docenteIn this article, which is a result of our studies in the Master's course, we have as main objective to analyze conceptions of reading that emerge from the narrative of experience and praxis about reading by a literacy teacher who, at the time she was interviewed, was still graduate student in Pedagogy. For this, we start from the theoretical considerations of Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) and Braggio (1992), authors who synthesize the main conceptions of reading that guide pedagogical actions within the scope of teaching this skill. Methodologically, we established a dialogue between the ethnosociology of Bertaux (2010) and the clinical data collection and analysis approach proposed by Vasconcelos (2005), defending a methodology that adopts life narratives as an object of analysis in an inductive perspective of hypothesis construction, based on the case studies. The analysis shows that the experiences of the teacher, in her narration, were traumatic, as they were only a way to evaluate the interpretation. As a result, the theoretical-methodological discussions reframed the way the teacher selects activities to work on reading. We conclude that it is important to have a solid initial and continuous professional training that can make teachers always rethink their conceptions and methodologies.Neste artigo, que é decorrente de nossos estudos no curso de Mestrado, temos como objetivo principal analisar concepções de leitura que emergem a partir da narrativa de experiência e de práxis sobre leitura de uma professora alfabetizadora que, à época em que foi entrevistada, ainda era estudante de graduação em Pedagogia. Para isso, partimos das considerações teóricas de Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) e Braggio (1992), autores que sintetizam as principais concepções de leitura que norteiam as ações pedagógicas no âmbito do ensino dessa habilidade. Metodologicamente, estabelecemos diálogo entre a etnossociologia de Bertaux (2010) e a abordagem clínica de coleta e análise de dados proposta por Vasconcelos (2005), defendendo uma metodologia que adota como objeto de análise narrativas de vida numa perspectiva indutiva de construção de hipóteses, com base nos estudos de caso. A análise demonstra que as experiências da professora, em sua narração, foram traumáticas, pois eram somente uma maneira de avaliar a interpretação. Em decorrência disso, as discussões teórico-metodológicas acadêmicas ressignificam a maneira como a professora seleciona atividades para trabalhar a leitura. Conclui-se que é importante uma sólida formação profissional universitária inicial e continuada que possa fazer os docentes repensarem suas concepções e metodologias.Fólio – Revista de Letras2020-07-15T09:36:27Z2020-07-15T09:36:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva; LIMA,Priscila Sandra Ramos de; GOMES, Dannytza Serra. A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 441-463, jan./jun. 2020.2176-4182http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922Andrade, Francisco Rogiellyson da SilvaLima, Priscila Sandra Ramos deGomes, Dannytza Serrainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:01:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52922Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:44.071837Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida
The reframe of reading teaching provide by teacher training: a case study from life narratives
title A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida
spellingShingle A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
Etnossociologia
Abordagem clínica de coleta e análise de dados
Ensino de leitura
Concepções de leitura
Formação docente
title_short A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida
title_full A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida
title_fullStr A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida
title_full_unstemmed A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida
title_sort A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida
author Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
author_facet Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
Lima, Priscila Sandra Ramos de
Gomes, Dannytza Serra
author_role author
author2 Lima, Priscila Sandra Ramos de
Gomes, Dannytza Serra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
Lima, Priscila Sandra Ramos de
Gomes, Dannytza Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Etnossociologia
Abordagem clínica de coleta e análise de dados
Ensino de leitura
Concepções de leitura
Formação docente
topic Etnossociologia
Abordagem clínica de coleta e análise de dados
Ensino de leitura
Concepções de leitura
Formação docente
description In this article, which is a result of our studies in the Master's course, we have as main objective to analyze conceptions of reading that emerge from the narrative of experience and praxis about reading by a literacy teacher who, at the time she was interviewed, was still graduate student in Pedagogy. For this, we start from the theoretical considerations of Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) and Braggio (1992), authors who synthesize the main conceptions of reading that guide pedagogical actions within the scope of teaching this skill. Methodologically, we established a dialogue between the ethnosociology of Bertaux (2010) and the clinical data collection and analysis approach proposed by Vasconcelos (2005), defending a methodology that adopts life narratives as an object of analysis in an inductive perspective of hypothesis construction, based on the case studies. The analysis shows that the experiences of the teacher, in her narration, were traumatic, as they were only a way to evaluate the interpretation. As a result, the theoretical-methodological discussions reframed the way the teacher selects activities to work on reading. We conclude that it is important to have a solid initial and continuous professional training that can make teachers always rethink their conceptions and methodologies.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15T09:36:27Z
2020-07-15T09:36:27Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva; LIMA,Priscila Sandra Ramos de; GOMES, Dannytza Serra. A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 441-463, jan./jun. 2020.
2176-4182
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922
identifier_str_mv ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva; LIMA,Priscila Sandra Ramos de; GOMES, Dannytza Serra. A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 441-463, jan./jun. 2020.
2176-4182
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fólio – Revista de Letras
publisher.none.fl_str_mv Fólio – Revista de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028848896311296