A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922 |
Resumo: | In this article, which is a result of our studies in the Master's course, we have as main objective to analyze conceptions of reading that emerge from the narrative of experience and praxis about reading by a literacy teacher who, at the time she was interviewed, was still graduate student in Pedagogy. For this, we start from the theoretical considerations of Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) and Braggio (1992), authors who synthesize the main conceptions of reading that guide pedagogical actions within the scope of teaching this skill. Methodologically, we established a dialogue between the ethnosociology of Bertaux (2010) and the clinical data collection and analysis approach proposed by Vasconcelos (2005), defending a methodology that adopts life narratives as an object of analysis in an inductive perspective of hypothesis construction, based on the case studies. The analysis shows that the experiences of the teacher, in her narration, were traumatic, as they were only a way to evaluate the interpretation. As a result, the theoretical-methodological discussions reframed the way the teacher selects activities to work on reading. We conclude that it is important to have a solid initial and continuous professional training that can make teachers always rethink their conceptions and methodologies. |
id |
UFC-7_c243fd7b5488115b7ba4c2c1d6b7fbf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52922 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vidaThe reframe of reading teaching provide by teacher training: a case study from life narrativesEtnossociologiaAbordagem clínica de coleta e análise de dadosEnsino de leituraConcepções de leituraFormação docenteIn this article, which is a result of our studies in the Master's course, we have as main objective to analyze conceptions of reading that emerge from the narrative of experience and praxis about reading by a literacy teacher who, at the time she was interviewed, was still graduate student in Pedagogy. For this, we start from the theoretical considerations of Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) and Braggio (1992), authors who synthesize the main conceptions of reading that guide pedagogical actions within the scope of teaching this skill. Methodologically, we established a dialogue between the ethnosociology of Bertaux (2010) and the clinical data collection and analysis approach proposed by Vasconcelos (2005), defending a methodology that adopts life narratives as an object of analysis in an inductive perspective of hypothesis construction, based on the case studies. The analysis shows that the experiences of the teacher, in her narration, were traumatic, as they were only a way to evaluate the interpretation. As a result, the theoretical-methodological discussions reframed the way the teacher selects activities to work on reading. We conclude that it is important to have a solid initial and continuous professional training that can make teachers always rethink their conceptions and methodologies.Neste artigo, que é decorrente de nossos estudos no curso de Mestrado, temos como objetivo principal analisar concepções de leitura que emergem a partir da narrativa de experiência e de práxis sobre leitura de uma professora alfabetizadora que, à época em que foi entrevistada, ainda era estudante de graduação em Pedagogia. Para isso, partimos das considerações teóricas de Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) e Braggio (1992), autores que sintetizam as principais concepções de leitura que norteiam as ações pedagógicas no âmbito do ensino dessa habilidade. Metodologicamente, estabelecemos diálogo entre a etnossociologia de Bertaux (2010) e a abordagem clínica de coleta e análise de dados proposta por Vasconcelos (2005), defendendo uma metodologia que adota como objeto de análise narrativas de vida numa perspectiva indutiva de construção de hipóteses, com base nos estudos de caso. A análise demonstra que as experiências da professora, em sua narração, foram traumáticas, pois eram somente uma maneira de avaliar a interpretação. Em decorrência disso, as discussões teórico-metodológicas acadêmicas ressignificam a maneira como a professora seleciona atividades para trabalhar a leitura. Conclui-se que é importante uma sólida formação profissional universitária inicial e continuada que possa fazer os docentes repensarem suas concepções e metodologias.Fólio – Revista de Letras2020-07-15T09:36:27Z2020-07-15T09:36:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva; LIMA,Priscila Sandra Ramos de; GOMES, Dannytza Serra. A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 441-463, jan./jun. 2020.2176-4182http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922Andrade, Francisco Rogiellyson da SilvaLima, Priscila Sandra Ramos deGomes, Dannytza Serrainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:01:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52922Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:44.071837Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida The reframe of reading teaching provide by teacher training: a case study from life narratives |
title |
A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida |
spellingShingle |
A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva Etnossociologia Abordagem clínica de coleta e análise de dados Ensino de leitura Concepções de leitura Formação docente |
title_short |
A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida |
title_full |
A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida |
title_fullStr |
A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida |
title_full_unstemmed |
A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida |
title_sort |
A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida |
author |
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva |
author_facet |
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva Lima, Priscila Sandra Ramos de Gomes, Dannytza Serra |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Priscila Sandra Ramos de Gomes, Dannytza Serra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva Lima, Priscila Sandra Ramos de Gomes, Dannytza Serra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnossociologia Abordagem clínica de coleta e análise de dados Ensino de leitura Concepções de leitura Formação docente |
topic |
Etnossociologia Abordagem clínica de coleta e análise de dados Ensino de leitura Concepções de leitura Formação docente |
description |
In this article, which is a result of our studies in the Master's course, we have as main objective to analyze conceptions of reading that emerge from the narrative of experience and praxis about reading by a literacy teacher who, at the time she was interviewed, was still graduate student in Pedagogy. For this, we start from the theoretical considerations of Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) and Braggio (1992), authors who synthesize the main conceptions of reading that guide pedagogical actions within the scope of teaching this skill. Methodologically, we established a dialogue between the ethnosociology of Bertaux (2010) and the clinical data collection and analysis approach proposed by Vasconcelos (2005), defending a methodology that adopts life narratives as an object of analysis in an inductive perspective of hypothesis construction, based on the case studies. The analysis shows that the experiences of the teacher, in her narration, were traumatic, as they were only a way to evaluate the interpretation. As a result, the theoretical-methodological discussions reframed the way the teacher selects activities to work on reading. We conclude that it is important to have a solid initial and continuous professional training that can make teachers always rethink their conceptions and methodologies. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15T09:36:27Z 2020-07-15T09:36:27Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva; LIMA,Priscila Sandra Ramos de; GOMES, Dannytza Serra. A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 441-463, jan./jun. 2020. 2176-4182 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva; LIMA,Priscila Sandra Ramos de; GOMES, Dannytza Serra. A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 441-463, jan./jun. 2020. 2176-4182 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fólio – Revista de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Fólio – Revista de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028848896311296 |