Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20775 |
Resumo: | A presente DissertaÃÃo teve como objetivo principal analisar autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores. Para isso, mobilizamos, a partir dos pressupostos teÃricos que nos abalizam, trÃs concepÃÃes de leitura: 1 - redutoras, aquelas que desconsideram a compreensÃo e/ou a confrontaÃÃo de ideias e de discursos como atividades intrÃnsecas ao ato de ler; 2 - experiÃncia de vida, que, a partir de uma postura introspectiva, o sujeito, via leitura, consegue transformar-se; e 3 - prÃtica social, que permite o entendimento da leitura como atividade que se realiza em esferas sociais especÃficas e, em funÃÃo disso, que aspectos identitÃrios, discursivos, ideolÃgicos e culturais se imbricam na interaÃÃo mediada pela escrita. Metodologicamente, valemo-nos da perspectiva etnossociolÃgica elaborada por Bertaux (2010). Inserida no escopo dos estudos de caso, a etnossociologia entende que à necessÃrio partir dos sujeitos a fim de que, subjetivamente, eles interpretem os fenÃmenos sociais em que se inserem. Com isso, sÃo as narrativas de vida os materiais pelos quais os sujeitos narram suas experiÃncias com um dado objeto e refletem acerca dele. A partir dessa perspectiva metodolÃgica, coletamos, ao longo do mÃs de agosto de 2018, oito narrativas de vida orais, gravadas por meio de aplicativos de gravaÃÃo de voz, à luz da perspectiva clÃnica de coleta, tal como refletida por Maia-Vasconcelos (2005), que entende a necessidade de o pesquisador inclinar-se ante o sujeito, a fim de dar voz a ele e, assim, permitir que o entrevistado reflita sobre o que diz. Para anÃlise, que se valeu tambÃm da perspectiva clÃnica, foram construÃdas trÃs principais categoriais para cada objetivo especÃfico: narrativas que constroem concepÃÃes redutoras de leitura, narrativas que constroem a leitura como experiÃncia de vida e narrativas que constroem a leitura como prÃtica social. A anÃlise permite a intepretaÃÃo de que as experiÃncias narradas influenciam na prÃxis pedagÃgica dos sujeitos, que se utilizam de diferentes concepÃÃes de leitura para alfabetizar os estudantes por que sÃo responsÃveis. Assim, os autoconteitos construÃdos pelas narrativas se circunscrevem Ãs trÃs abordagens de leitura construÃdas como categorias de anÃlise. AlÃm disso, os sujeitos narram que a escolarizaÃÃo do letramento, portanto da leitura, os faz perceber o ato de ler à luz de concepÃÃes que veem a prÃtica leitora a partir de amarras que medem a interpretaÃÃo, considerando aà que o prÃprio sistema privilegia a oralizaÃÃo e a anÃlise superficial dos textos circulantes nas prÃticas sociais. |
id |
UFC_39a4f1b31a27f1db0547793b1c053248 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13138 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAutoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores2019-03-00Dannytza Serra Gomes63086638320http://lattes.cnpq.br/857748663090118578325978145Francisco Rogiellyson da Silva Andrade Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRConcepÃÃes de leitura Narrativas de vida Professores alfabetizadores Leitura Etnossociologia clÃnica Etnossociologia Leitura Narrativas pessoais PrÃxis pedagogica Professor AlfabetizadorLINGUISTICAA presente DissertaÃÃo teve como objetivo principal analisar autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores. Para isso, mobilizamos, a partir dos pressupostos teÃricos que nos abalizam, trÃs concepÃÃes de leitura: 1 - redutoras, aquelas que desconsideram a compreensÃo e/ou a confrontaÃÃo de ideias e de discursos como atividades intrÃnsecas ao ato de ler; 2 - experiÃncia de vida, que, a partir de uma postura introspectiva, o sujeito, via leitura, consegue transformar-se; e 3 - prÃtica social, que permite o entendimento da leitura como atividade que se realiza em esferas sociais especÃficas e, em funÃÃo disso, que aspectos identitÃrios, discursivos, ideolÃgicos e culturais se imbricam na interaÃÃo mediada pela escrita. Metodologicamente, valemo-nos da perspectiva etnossociolÃgica elaborada por Bertaux (2010). Inserida no escopo dos estudos de caso, a etnossociologia entende que à necessÃrio partir dos sujeitos a fim de que, subjetivamente, eles interpretem os fenÃmenos sociais em que se inserem. Com isso, sÃo as narrativas de vida os materiais pelos quais os sujeitos narram suas experiÃncias com um dado objeto e refletem acerca dele. A partir dessa perspectiva metodolÃgica, coletamos, ao longo do mÃs de agosto de 2018, oito narrativas de vida orais, gravadas por meio de aplicativos de gravaÃÃo de voz, à luz da perspectiva clÃnica de coleta, tal como refletida por Maia-Vasconcelos (2005), que entende a necessidade de o pesquisador inclinar-se ante o sujeito, a fim de dar voz a ele e, assim, permitir que o entrevistado reflita sobre o que diz. Para anÃlise, que se valeu tambÃm da perspectiva clÃnica, foram construÃdas trÃs principais categoriais para cada objetivo especÃfico: narrativas que constroem concepÃÃes redutoras de leitura, narrativas que constroem a leitura como experiÃncia de vida e narrativas que constroem a leitura como prÃtica social. A anÃlise permite a intepretaÃÃo de que as experiÃncias narradas influenciam na prÃxis pedagÃgica dos sujeitos, que se utilizam de diferentes concepÃÃes de leitura para alfabetizar os estudantes por que sÃo responsÃveis. Assim, os autoconteitos construÃdos pelas narrativas se circunscrevem Ãs trÃs abordagens de leitura construÃdas como categorias de anÃlise. AlÃm disso, os sujeitos narram que a escolarizaÃÃo do letramento, portanto da leitura, os faz perceber o ato de ler à luz de concepÃÃes que veem a prÃtica leitora a partir de amarras que medem a interpretaÃÃo, considerando aà que o prÃprio sistema privilegia a oralizaÃÃo e a anÃlise superficial dos textos circulantes nas prÃticas sociais.This Masterâs Dissertation had as main objective to analyze self - concepts of reading erected from life stories narratives of literacy teachers. For this, we mobilize, from the theoretical presuppositions that emphasize us, three conceptions of reading: 1 - reducing, those that disregard the compression and / or confrontation of ideas and discourses as activities intrinsic to the act of reading; 2 - experience of life, which, through an introspective posture, the subject, through reading, can transform; and 3 - social practice, which allows the understanding of reading as an activity that takes place in specific social spheres and, as a result, that identity, discursive, ideological and cultural aspects intertwine in the interaction mediated by writing. Methodologically, we use the ethnossociological perspective elaborated by Bertaux (2010). This perspective, which falls within the scope of the case studies, understands that it is necessary to start from the subjects so that, subjectively, they interpret the social phenomena in which they are inserted. Thus, life narratives are the potential materials by which subjects narrate their experiences with a given object and reflect on it. In light of this, we collected oral narratives of life stories, recorded through voice recording applications, from the clinical perspective of collection, as reflected by Maia-Vasconcelos (2005), who understands the need for the researcher to bow before the subject, in order to give voice to him and, with that, to allow the interviewee to reflect on what he says, rather than wanting him to prove knowledge pre-formulated by the researcher. In light of this methodological construct, we interviewed eight literacy teachers. For analysis, which was also based on the clinical perspective elaborated by Maia-Vasconcelos (2005), three main categories of analysis were constructed for each specific objective: narratives that construct reading-reducing conceptions, narratives that construct reading as life experience and narratives who construct reading as social practice. The analysis allows the interpretation that the narrated experiences influence the pedagogical praxis of the subjects, who use different conceptions of reading to literate the students for which they are responsible. Thus, the self-concept constructed by the narratives are limited to the three approaches to reading constructed as categories of analysis. In addition, the subjects narrate that the schooling of literacy, therefore of reading, makes them perceive the act of reading in the light of conceptions that see the reading practice from moorings that measure the interpretation, considering there that the system itself privileges the oralization and the superficial analysis of the circulating texts in social practices.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20775application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-05-11T10:21:30Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores |
title |
Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores |
spellingShingle |
Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores Francisco Rogiellyson da Silva Andrade ConcepÃÃes de leitura Narrativas de vida Professores alfabetizadores Leitura Etnossociologia clÃnica Etnossociologia Leitura Narrativas pessoais PrÃxis pedagogica Professor Alfabetizador LINGUISTICA |
title_short |
Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores |
title_full |
Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores |
title_fullStr |
Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores |
title_full_unstemmed |
Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores |
title_sort |
Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores |
author |
Francisco Rogiellyson da Silva Andrade |
author_facet |
Francisco Rogiellyson da Silva Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dannytza Serra Gomes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
63086638320 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8577486630901185 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
78325978145 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Rogiellyson da Silva Andrade |
contributor_str_mv |
Dannytza Serra Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ConcepÃÃes de leitura Narrativas de vida Professores alfabetizadores Leitura Etnossociologia clÃnica Etnossociologia Leitura Narrativas pessoais PrÃxis pedagogica Professor Alfabetizador |
topic |
ConcepÃÃes de leitura Narrativas de vida Professores alfabetizadores Leitura Etnossociologia clÃnica Etnossociologia Leitura Narrativas pessoais PrÃxis pedagogica Professor Alfabetizador LINGUISTICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente DissertaÃÃo teve como objetivo principal analisar autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores. Para isso, mobilizamos, a partir dos pressupostos teÃricos que nos abalizam, trÃs concepÃÃes de leitura: 1 - redutoras, aquelas que desconsideram a compreensÃo e/ou a confrontaÃÃo de ideias e de discursos como atividades intrÃnsecas ao ato de ler; 2 - experiÃncia de vida, que, a partir de uma postura introspectiva, o sujeito, via leitura, consegue transformar-se; e 3 - prÃtica social, que permite o entendimento da leitura como atividade que se realiza em esferas sociais especÃficas e, em funÃÃo disso, que aspectos identitÃrios, discursivos, ideolÃgicos e culturais se imbricam na interaÃÃo mediada pela escrita. Metodologicamente, valemo-nos da perspectiva etnossociolÃgica elaborada por Bertaux (2010). Inserida no escopo dos estudos de caso, a etnossociologia entende que à necessÃrio partir dos sujeitos a fim de que, subjetivamente, eles interpretem os fenÃmenos sociais em que se inserem. Com isso, sÃo as narrativas de vida os materiais pelos quais os sujeitos narram suas experiÃncias com um dado objeto e refletem acerca dele. A partir dessa perspectiva metodolÃgica, coletamos, ao longo do mÃs de agosto de 2018, oito narrativas de vida orais, gravadas por meio de aplicativos de gravaÃÃo de voz, à luz da perspectiva clÃnica de coleta, tal como refletida por Maia-Vasconcelos (2005), que entende a necessidade de o pesquisador inclinar-se ante o sujeito, a fim de dar voz a ele e, assim, permitir que o entrevistado reflita sobre o que diz. Para anÃlise, que se valeu tambÃm da perspectiva clÃnica, foram construÃdas trÃs principais categoriais para cada objetivo especÃfico: narrativas que constroem concepÃÃes redutoras de leitura, narrativas que constroem a leitura como experiÃncia de vida e narrativas que constroem a leitura como prÃtica social. A anÃlise permite a intepretaÃÃo de que as experiÃncias narradas influenciam na prÃxis pedagÃgica dos sujeitos, que se utilizam de diferentes concepÃÃes de leitura para alfabetizar os estudantes por que sÃo responsÃveis. Assim, os autoconteitos construÃdos pelas narrativas se circunscrevem Ãs trÃs abordagens de leitura construÃdas como categorias de anÃlise. AlÃm disso, os sujeitos narram que a escolarizaÃÃo do letramento, portanto da leitura, os faz perceber o ato de ler à luz de concepÃÃes que veem a prÃtica leitora a partir de amarras que medem a interpretaÃÃo, considerando aà que o prÃprio sistema privilegia a oralizaÃÃo e a anÃlise superficial dos textos circulantes nas prÃticas sociais. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This Masterâs Dissertation had as main objective to analyze self - concepts of reading erected from life stories narratives of literacy teachers. For this, we mobilize, from the theoretical presuppositions that emphasize us, three conceptions of reading: 1 - reducing, those that disregard the compression and / or confrontation of ideas and discourses as activities intrinsic to the act of reading; 2 - experience of life, which, through an introspective posture, the subject, through reading, can transform; and 3 - social practice, which allows the understanding of reading as an activity that takes place in specific social spheres and, as a result, that identity, discursive, ideological and cultural aspects intertwine in the interaction mediated by writing. Methodologically, we use the ethnossociological perspective elaborated by Bertaux (2010). This perspective, which falls within the scope of the case studies, understands that it is necessary to start from the subjects so that, subjectively, they interpret the social phenomena in which they are inserted. Thus, life narratives are the potential materials by which subjects narrate their experiences with a given object and reflect on it. In light of this, we collected oral narratives of life stories, recorded through voice recording applications, from the clinical perspective of collection, as reflected by Maia-Vasconcelos (2005), who understands the need for the researcher to bow before the subject, in order to give voice to him and, with that, to allow the interviewee to reflect on what he says, rather than wanting him to prove knowledge pre-formulated by the researcher. In light of this methodological construct, we interviewed eight literacy teachers. For analysis, which was also based on the clinical perspective elaborated by Maia-Vasconcelos (2005), three main categories of analysis were constructed for each specific objective: narratives that construct reading-reducing conceptions, narratives that construct reading as life experience and narratives who construct reading as social practice. The analysis allows the interpretation that the narrated experiences influence the pedagogical praxis of the subjects, who use different conceptions of reading to literate the students for which they are responsible. Thus, the self-concept constructed by the narratives are limited to the three approaches to reading constructed as categories of analysis. In addition, the subjects narrate that the schooling of literacy, therefore of reading, makes them perceive the act of reading in the light of conceptions that see the reading practice from moorings that measure the interpretation, considering there that the system itself privileges the oralization and the superficial analysis of the circulating texts in social practices. |
description |
A presente DissertaÃÃo teve como objetivo principal analisar autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores. Para isso, mobilizamos, a partir dos pressupostos teÃricos que nos abalizam, trÃs concepÃÃes de leitura: 1 - redutoras, aquelas que desconsideram a compreensÃo e/ou a confrontaÃÃo de ideias e de discursos como atividades intrÃnsecas ao ato de ler; 2 - experiÃncia de vida, que, a partir de uma postura introspectiva, o sujeito, via leitura, consegue transformar-se; e 3 - prÃtica social, que permite o entendimento da leitura como atividade que se realiza em esferas sociais especÃficas e, em funÃÃo disso, que aspectos identitÃrios, discursivos, ideolÃgicos e culturais se imbricam na interaÃÃo mediada pela escrita. Metodologicamente, valemo-nos da perspectiva etnossociolÃgica elaborada por Bertaux (2010). Inserida no escopo dos estudos de caso, a etnossociologia entende que à necessÃrio partir dos sujeitos a fim de que, subjetivamente, eles interpretem os fenÃmenos sociais em que se inserem. Com isso, sÃo as narrativas de vida os materiais pelos quais os sujeitos narram suas experiÃncias com um dado objeto e refletem acerca dele. A partir dessa perspectiva metodolÃgica, coletamos, ao longo do mÃs de agosto de 2018, oito narrativas de vida orais, gravadas por meio de aplicativos de gravaÃÃo de voz, à luz da perspectiva clÃnica de coleta, tal como refletida por Maia-Vasconcelos (2005), que entende a necessidade de o pesquisador inclinar-se ante o sujeito, a fim de dar voz a ele e, assim, permitir que o entrevistado reflita sobre o que diz. Para anÃlise, que se valeu tambÃm da perspectiva clÃnica, foram construÃdas trÃs principais categoriais para cada objetivo especÃfico: narrativas que constroem concepÃÃes redutoras de leitura, narrativas que constroem a leitura como experiÃncia de vida e narrativas que constroem a leitura como prÃtica social. A anÃlise permite a intepretaÃÃo de que as experiÃncias narradas influenciam na prÃxis pedagÃgica dos sujeitos, que se utilizam de diferentes concepÃÃes de leitura para alfabetizar os estudantes por que sÃo responsÃveis. Assim, os autoconteitos construÃdos pelas narrativas se circunscrevem Ãs trÃs abordagens de leitura construÃdas como categorias de anÃlise. AlÃm disso, os sujeitos narram que a escolarizaÃÃo do letramento, portanto da leitura, os faz perceber o ato de ler à luz de concepÃÃes que veem a prÃtica leitora a partir de amarras que medem a interpretaÃÃo, considerando aà que o prÃprio sistema privilegia a oralizaÃÃo e a anÃlise superficial dos textos circulantes nas prÃticas sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20775 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295649777582080 |