Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, José Anchieta Esmeraldo
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Trompieri Filho, Nicolino, Andriola, Wagner Bandeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14327
Resumo: BARRETO, José Anchieta Esmeraldo; TROMPIERI FILHO, Nicolino; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 101-113, 1999.
id UFC-7_c27b5d083a2132388362f343536addbb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14327
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª sériesDesenvolvimento cognitivoTestesPrecisão e validadeBARRETO, José Anchieta Esmeraldo; TROMPIERI FILHO, Nicolino; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 101-113, 1999.This study which involved students from the 4th and 8th years of three public schools, had as its principal objectives to discover the metric indicatores of the non verbal inteligence test (NVI), a reasoning test and to establish the level of cognitive development of the students involved in the research. The tests indicated adequate precision and validity with regard to their objectives. The students of the 4th year showed that they had arrived at the concrete operative stage, while the students of the 8th year showed an average performance of 40,8 on the NVI (the maximum mark being 60) and 10,5 on the reasoning test (lhe maximum mark here being 39).A presente pesquisa envolvendo alunos da 4ª e 8ª séries de três escolas da rede pública estadual teve como principais objetivos determinar os indicadores métricos do teste INV e de um teste de raciocínio e caracterizar o nível de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos pesquisados. Os testes apresentaram precisão e validade adequadas para seus objetivos. Os alunos da 4a série demonstraram terem atingido o estágio operatório concreto. Já os alunos da 8ª série tiveram desempenho médio de 40,8 no INV (nota máxima 60) e 10,5 no teste de raciocínio (nota máxima 39).Revista Educação em Debate2015-12-03T15:00:16Z2015-12-03T15:00:16Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARRETO, J. A. E.; TROMPIERI FILHO, N.; ANDRIOLA, W. B. (1999)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14327Barreto, José Anchieta EsmeraldoTrompieri Filho, NicolinoAndriola, Wagner Bandeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:40:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14327Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:18.206115Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries
title Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries
spellingShingle Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries
Barreto, José Anchieta Esmeraldo
Desenvolvimento cognitivo
Testes
Precisão e validade
title_short Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries
title_full Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries
title_fullStr Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries
title_full_unstemmed Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries
title_sort Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries
author Barreto, José Anchieta Esmeraldo
author_facet Barreto, José Anchieta Esmeraldo
Trompieri Filho, Nicolino
Andriola, Wagner Bandeira
author_role author
author2 Trompieri Filho, Nicolino
Andriola, Wagner Bandeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, José Anchieta Esmeraldo
Trompieri Filho, Nicolino
Andriola, Wagner Bandeira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Testes
Precisão e validade
topic Desenvolvimento cognitivo
Testes
Precisão e validade
description BARRETO, José Anchieta Esmeraldo; TROMPIERI FILHO, Nicolino; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Desenvolvimento da estrutura cognitiva de alunos de 4ª e 8ª séries. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 101-113, 1999.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2015-12-03T15:00:16Z
2015-12-03T15:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARRETO, J. A. E.; TROMPIERI FILHO, N.; ANDRIOLA, W. B. (1999)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14327
identifier_str_mv BARRETO, J. A. E.; TROMPIERI FILHO, N.; ANDRIOLA, W. B. (1999)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028959189729280