Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47315 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a produção escrita na Educação Básica, considerando língua e escrita como práticas sociais situadas (STREET, 2014; KLEIMAN; ASSIS, 2016). O objetivo proposto para o artigo é identificar se há “modelos culturais” de escrita, orientadores das produções dos alunos, e “dimensões escondidas” no processo de produção de um Artigo de Opinião em um contexto de formação profissional em Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Partimos de discussões de trabalhos sobre letramentos acadêmicos as quais trazem questões de interculturalidade, poder e identidade, que resultam em “dimensões escondidas” em processos de produção escrita de gêneros acadêmicos. Em termos metodológicos, trata-se de uma etnografia da linguagem (GARCEZ; SCHULZ, 2015) que analisou textos produzidos por 18 alunos, durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III na terceira série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que os alunos deixaramà mostra as suas percepções de mundo, articulando diálogos entre o modelo cultural em que estão inseridos, que Street (2014) reconhece como letramento vernacular, e o modelo cultural proposto pela escola. Nos textos, ocorreu um processo de produção de sentidos que indicializa a interculturalidade e a forma como esses alunos percebem as temáticas discutidas e como estas fazem parte de seu repertório e, por extensão, da sua vida. Foi possível identificar duas “dimensões escondidas”: a primeira relacionada ao tema, que pode favorecer autoria ou produção de um texto; e a segunda relacionada à interculturalidade e relações de poder negociadas e/ou articuladas por meio de vozes sociais trazidas dos textos de apoio. |
id |
UFC-7_c56f01d8f88180bbb6df46b7c4104221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47315 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integradoLetramentosInterculturalidadeArtigo de opiniãoEste artigo apresenta uma reflexão sobre a produção escrita na Educação Básica, considerando língua e escrita como práticas sociais situadas (STREET, 2014; KLEIMAN; ASSIS, 2016). O objetivo proposto para o artigo é identificar se há “modelos culturais” de escrita, orientadores das produções dos alunos, e “dimensões escondidas” no processo de produção de um Artigo de Opinião em um contexto de formação profissional em Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Partimos de discussões de trabalhos sobre letramentos acadêmicos as quais trazem questões de interculturalidade, poder e identidade, que resultam em “dimensões escondidas” em processos de produção escrita de gêneros acadêmicos. Em termos metodológicos, trata-se de uma etnografia da linguagem (GARCEZ; SCHULZ, 2015) que analisou textos produzidos por 18 alunos, durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III na terceira série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que os alunos deixaramà mostra as suas percepções de mundo, articulando diálogos entre o modelo cultural em que estão inseridos, que Street (2014) reconhece como letramento vernacular, e o modelo cultural proposto pela escola. Nos textos, ocorreu um processo de produção de sentidos que indicializa a interculturalidade e a forma como esses alunos percebem as temáticas discutidas e como estas fazem parte de seu repertório e, por extensão, da sua vida. Foi possível identificar duas “dimensões escondidas”: a primeira relacionada ao tema, que pode favorecer autoria ou produção de um texto; e a segunda relacionada à interculturalidade e relações de poder negociadas e/ou articuladas por meio de vozes sociais trazidas dos textos de apoio.Revista Entrepalavras2019-10-31T13:03:40Z2019-10-31T13:03:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPETERMANN, Rafael; VECCHIA, Adriana Dalla; JUNG, Neiva Maria. Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 297-323, set./dez. 2019.2237-6321http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47315Petermann, RafaelVecchia, Adriana DallaJung, Neiva Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:20:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47315Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:02.973423Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado |
title |
Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado |
spellingShingle |
Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado Petermann, Rafael Letramentos Interculturalidade Artigo de opinião |
title_short |
Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado |
title_full |
Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado |
title_fullStr |
Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado |
title_full_unstemmed |
Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado |
title_sort |
Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado |
author |
Petermann, Rafael |
author_facet |
Petermann, Rafael Vecchia, Adriana Dalla Jung, Neiva Maria |
author_role |
author |
author2 |
Vecchia, Adriana Dalla Jung, Neiva Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petermann, Rafael Vecchia, Adriana Dalla Jung, Neiva Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos Interculturalidade Artigo de opinião |
topic |
Letramentos Interculturalidade Artigo de opinião |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a produção escrita na Educação Básica, considerando língua e escrita como práticas sociais situadas (STREET, 2014; KLEIMAN; ASSIS, 2016). O objetivo proposto para o artigo é identificar se há “modelos culturais” de escrita, orientadores das produções dos alunos, e “dimensões escondidas” no processo de produção de um Artigo de Opinião em um contexto de formação profissional em Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Partimos de discussões de trabalhos sobre letramentos acadêmicos as quais trazem questões de interculturalidade, poder e identidade, que resultam em “dimensões escondidas” em processos de produção escrita de gêneros acadêmicos. Em termos metodológicos, trata-se de uma etnografia da linguagem (GARCEZ; SCHULZ, 2015) que analisou textos produzidos por 18 alunos, durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III na terceira série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que os alunos deixaramà mostra as suas percepções de mundo, articulando diálogos entre o modelo cultural em que estão inseridos, que Street (2014) reconhece como letramento vernacular, e o modelo cultural proposto pela escola. Nos textos, ocorreu um processo de produção de sentidos que indicializa a interculturalidade e a forma como esses alunos percebem as temáticas discutidas e como estas fazem parte de seu repertório e, por extensão, da sua vida. Foi possível identificar duas “dimensões escondidas”: a primeira relacionada ao tema, que pode favorecer autoria ou produção de um texto; e a segunda relacionada à interculturalidade e relações de poder negociadas e/ou articuladas por meio de vozes sociais trazidas dos textos de apoio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-31T13:03:40Z 2019-10-31T13:03:40Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PETERMANN, Rafael; VECCHIA, Adriana Dalla; JUNG, Neiva Maria. Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 297-323, set./dez. 2019. 2237-6321 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47315 |
identifier_str_mv |
PETERMANN, Rafael; VECCHIA, Adriana Dalla; JUNG, Neiva Maria. Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 297-323, set./dez. 2019. 2237-6321 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028958047830016 |