Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Silvana Mendes Sabino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36098
Resumo: SOARES, Silvana Mendes Sabino; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma escola municipal de Fortaleza. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 127-148.
id UFC-7_c5b400e7f3810b111cff8bdb6d7619da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36098
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de FortalezaAvaliaçãoAlfabetizaçãoPrática docenteEvaluationLiteracyTeaching practiceSOARES, Silvana Mendes Sabino; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma escola municipal de Fortaleza. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 127-148.The learning of verbal language is a challenge for teachers in the last grade of kindergarten and 1st year of the elementary school and the evaluation of learning, inherent in the teaching process, forms the central pillar of teacher action with planning, forming a form of orientation of the interventions with the students. This work presents the evaluation conceptions of four teachers from a school in Fortaleza, two from the last grade of kindergarten and two from the first year of Elementary School. This is the fragment of a master’s research entitled “The pedagogical work with reading in Early Childhood Education and Fundamental Education: investigations on teaching and evaluation”. The theoretical contribution was made by Brandão and Leal (2011), Hoffmann (2001, 2012), Luckesi (2008), Zabala (1998). The research was of the descriptive type, with qualitative data collected in the field by means of the semistructured interview technique supported in a specific script. The findings were analyzed using the Content Analysis methodology (BARDIN, 2011). The evaluation for the teachers investigated constitutes continuous action taking place in the varied interactions of the children with the objects of knowledge. The influence of external evaluations on pedagogical practice was evident, making it clear that the assessment of reading needs to be inherent to the teaching activity, without causing problems for the teachers, nor traumas for the children.A aprendizagem da linguagem verbal constitui um desafio aos docentes das turmas de Infantil V e de 1º ano, e a avaliação da aprendizagem, inerente ao processo de ensino, compõe, com o planejamento, o pilar central da ação docente, configurando-se numa forma de orientação das intervenções junto aos alunos. Neste trabalho, apresentam-se as concepções de avaliação de quatro professoras de uma escola de Fortaleza, sendo duas do Infantil V e duas do 1º ano do Ensino Fundamental. Trata-se do fragmento de uma pesquisa de mestrado intitulada “O trabalho pedagógico com a leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: investigações sobre ensino e avaliação”. O aporte teórico compôs-se de Brandão e Leal (2011), Hoffmann (2001, 2012), Luckesi (2008), Zabala (1998). A pesquisa realizada foi do tipo descritiva, com dados de natureza qualitativa colhidos em campo por meio da técnica da entrevista semiestruturada, apoiada em roteiro específico. Os achados foram analisados pela metodologia da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A avaliação para as docentes investigadas constitui-se em ação contínua, acontecendo nas variadas interações das crianças com os objetos de conhecimento. Foi evidente a influência das avaliações externas na prática pedagógica, ficando claro que a avaliação da leituraprecisa ser inerente à ação docente, sem causar transtornos para os professores, nem traumas para as crianças.Edições UFC2018-10-01T19:18:15Z2018-10-01T19:18:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSoares, S. M. S.; Ribeiro, A. P. M. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36098Soares, Silvana Mendes SabinoRibeiro, Ana Paula de Medeirosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36098Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:21.737816Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortaleza
title Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortaleza
spellingShingle Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortaleza
Soares, Silvana Mendes Sabino
Avaliação
Alfabetização
Prática docente
Evaluation
Literacy
Teaching practice
title_short Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortaleza
title_full Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortaleza
title_fullStr Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortaleza
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortaleza
title_sort Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortaleza
author Soares, Silvana Mendes Sabino
author_facet Soares, Silvana Mendes Sabino
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Silvana Mendes Sabino
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Alfabetização
Prática docente
Evaluation
Literacy
Teaching practice
topic Avaliação
Alfabetização
Prática docente
Evaluation
Literacy
Teaching practice
description SOARES, Silvana Mendes Sabino; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma escola municipal de Fortaleza. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 127-148.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-01T19:18:15Z
2018-10-01T19:18:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Soares, S. M. S.; Ribeiro, A. P. M. (2016)
978 85 8126 158 4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36098
identifier_str_mv Soares, S. M. S.; Ribeiro, A. P. M. (2016)
978 85 8126 158 4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029004630818816