História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41472 |
Resumo: | Dar importância a todas as produções artísticas da criança é o primeiro grande incentivo à expressão da potencialidade artística do indivíduo. Levar em consideração o contexto e o estado de espírito do estudante é muito importante, visto que a criatividade resulta desses dois cenários. A Arte é produto de uma cultura e de uma sociedade. O papel e função do ensino da Arte é formar um cidadão crítico, ciente de si, do seu mundo e do seu momento histórico (FERREIRA, 2001). Nesse contexto, surge a importância da atuação do professor, que deve atuar como mediador do acesso ao conhecimento. Um método eficiente é o professor dialogar com os seus estudantes sobre suas inquietações, oferecendo apoio para que eles mesmos produzam conhecimentos. Os docentes também devem criar instrumentos diversificados na avaliação da aprendizagem artística, que possam analisar elementos como contextualização, fruição, análise da expressão e da caminhada individual, participação, estado de espírito, intervindo de maneira positiva e construtiva, promovendo à autocrítica. Este artigo pretende refletir, de modo geral: i) descrever a história do ensino de Artes no Brasil; ii) apresentar concepções contemporâneas do ensino- aprendizagem em artes; iii) analisar as singularidades e importância da Arte na educação escolar.[...] |
id |
UFC-7_c5b43cbcfac46930a835ef7a4cccfead |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41472 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileiraProduções artísticas da criançaPotencialidades artísticasEnsino das artesDar importância a todas as produções artísticas da criança é o primeiro grande incentivo à expressão da potencialidade artística do indivíduo. Levar em consideração o contexto e o estado de espírito do estudante é muito importante, visto que a criatividade resulta desses dois cenários. A Arte é produto de uma cultura e de uma sociedade. O papel e função do ensino da Arte é formar um cidadão crítico, ciente de si, do seu mundo e do seu momento histórico (FERREIRA, 2001). Nesse contexto, surge a importância da atuação do professor, que deve atuar como mediador do acesso ao conhecimento. Um método eficiente é o professor dialogar com os seus estudantes sobre suas inquietações, oferecendo apoio para que eles mesmos produzam conhecimentos. Os docentes também devem criar instrumentos diversificados na avaliação da aprendizagem artística, que possam analisar elementos como contextualização, fruição, análise da expressão e da caminhada individual, participação, estado de espírito, intervindo de maneira positiva e construtiva, promovendo à autocrítica. Este artigo pretende refletir, de modo geral: i) descrever a história do ensino de Artes no Brasil; ii) apresentar concepções contemporâneas do ensino- aprendizagem em artes; iii) analisar as singularidades e importância da Arte na educação escolar.[...]EdUECE2019-05-08T11:04:10Z2019-05-08T11:04:10Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBEZERRA, Liliane Alves. História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 354-363. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41472Bezerra, Liliane Alvesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41472Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:48.333246Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira |
title |
História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira |
spellingShingle |
História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira Bezerra, Liliane Alves Produções artísticas da criança Potencialidades artísticas Ensino das artes |
title_short |
História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira |
title_full |
História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira |
title_fullStr |
História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira |
title_full_unstemmed |
História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira |
title_sort |
História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira |
author |
Bezerra, Liliane Alves |
author_facet |
Bezerra, Liliane Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Liliane Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produções artísticas da criança Potencialidades artísticas Ensino das artes |
topic |
Produções artísticas da criança Potencialidades artísticas Ensino das artes |
description |
Dar importância a todas as produções artísticas da criança é o primeiro grande incentivo à expressão da potencialidade artística do indivíduo. Levar em consideração o contexto e o estado de espírito do estudante é muito importante, visto que a criatividade resulta desses dois cenários. A Arte é produto de uma cultura e de uma sociedade. O papel e função do ensino da Arte é formar um cidadão crítico, ciente de si, do seu mundo e do seu momento histórico (FERREIRA, 2001). Nesse contexto, surge a importância da atuação do professor, que deve atuar como mediador do acesso ao conhecimento. Um método eficiente é o professor dialogar com os seus estudantes sobre suas inquietações, oferecendo apoio para que eles mesmos produzam conhecimentos. Os docentes também devem criar instrumentos diversificados na avaliação da aprendizagem artística, que possam analisar elementos como contextualização, fruição, análise da expressão e da caminhada individual, participação, estado de espírito, intervindo de maneira positiva e construtiva, promovendo à autocrítica. Este artigo pretende refletir, de modo geral: i) descrever a história do ensino de Artes no Brasil; ii) apresentar concepções contemporâneas do ensino- aprendizagem em artes; iii) analisar as singularidades e importância da Arte na educação escolar.[...] |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-05-08T11:04:10Z 2019-05-08T11:04:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BEZERRA, Liliane Alves. História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 354-363. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41472 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Liliane Alves. História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 354-363. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. 2447 2085 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028728227233792 |