História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Liliane Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41472
Resumo: Dar importância a todas as produções artísticas da criança é o primeiro grande incentivo à expressão da potencialidade artística do indivíduo. Levar em consideração o contexto e o estado de espírito do estudante é muito importante, visto que a criatividade resulta desses dois cenários. A Arte é produto de uma cultura e de uma sociedade. O papel e função do ensino da Arte é formar um cidadão crítico, ciente de si, do seu mundo e do seu momento histórico (FERREIRA, 2001). Nesse contexto, surge a importância da atuação do professor, que deve atuar como mediador do acesso ao conhecimento. Um método eficiente é o professor dialogar com os seus estudantes sobre suas inquietações, oferecendo apoio para que eles mesmos produzam conhecimentos. Os docentes também devem criar instrumentos diversificados na avaliação da aprendizagem artística, que possam analisar elementos como contextualização, fruição, análise da expressão e da caminhada individual, participação, estado de espírito, intervindo de maneira positiva e construtiva, promovendo à autocrítica. Este artigo pretende refletir, de modo geral: i) descrever a história do ensino de Artes no Brasil; ii) apresentar concepções contemporâneas do ensino- aprendizagem em artes; iii) analisar as singularidades e importância da Arte na educação escolar.[...]
id UFC-7_c5b43cbcfac46930a835ef7a4cccfead
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41472
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileiraProduções artísticas da criançaPotencialidades artísticasEnsino das artesDar importância a todas as produções artísticas da criança é o primeiro grande incentivo à expressão da potencialidade artística do indivíduo. Levar em consideração o contexto e o estado de espírito do estudante é muito importante, visto que a criatividade resulta desses dois cenários. A Arte é produto de uma cultura e de uma sociedade. O papel e função do ensino da Arte é formar um cidadão crítico, ciente de si, do seu mundo e do seu momento histórico (FERREIRA, 2001). Nesse contexto, surge a importância da atuação do professor, que deve atuar como mediador do acesso ao conhecimento. Um método eficiente é o professor dialogar com os seus estudantes sobre suas inquietações, oferecendo apoio para que eles mesmos produzam conhecimentos. Os docentes também devem criar instrumentos diversificados na avaliação da aprendizagem artística, que possam analisar elementos como contextualização, fruição, análise da expressão e da caminhada individual, participação, estado de espírito, intervindo de maneira positiva e construtiva, promovendo à autocrítica. Este artigo pretende refletir, de modo geral: i) descrever a história do ensino de Artes no Brasil; ii) apresentar concepções contemporâneas do ensino- aprendizagem em artes; iii) analisar as singularidades e importância da Arte na educação escolar.[...]EdUECE2019-05-08T11:04:10Z2019-05-08T11:04:10Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBEZERRA, Liliane Alves. História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 354-363. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41472Bezerra, Liliane Alvesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41472Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:48.333246Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira
title História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira
spellingShingle História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira
Bezerra, Liliane Alves
Produções artísticas da criança
Potencialidades artísticas
Ensino das artes
title_short História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira
title_full História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira
title_fullStr História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira
title_full_unstemmed História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira
title_sort História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira
author Bezerra, Liliane Alves
author_facet Bezerra, Liliane Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Liliane Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Produções artísticas da criança
Potencialidades artísticas
Ensino das artes
topic Produções artísticas da criança
Potencialidades artísticas
Ensino das artes
description Dar importância a todas as produções artísticas da criança é o primeiro grande incentivo à expressão da potencialidade artística do indivíduo. Levar em consideração o contexto e o estado de espírito do estudante é muito importante, visto que a criatividade resulta desses dois cenários. A Arte é produto de uma cultura e de uma sociedade. O papel e função do ensino da Arte é formar um cidadão crítico, ciente de si, do seu mundo e do seu momento histórico (FERREIRA, 2001). Nesse contexto, surge a importância da atuação do professor, que deve atuar como mediador do acesso ao conhecimento. Um método eficiente é o professor dialogar com os seus estudantes sobre suas inquietações, oferecendo apoio para que eles mesmos produzam conhecimentos. Os docentes também devem criar instrumentos diversificados na avaliação da aprendizagem artística, que possam analisar elementos como contextualização, fruição, análise da expressão e da caminhada individual, participação, estado de espírito, intervindo de maneira positiva e construtiva, promovendo à autocrítica. Este artigo pretende refletir, de modo geral: i) descrever a história do ensino de Artes no Brasil; ii) apresentar concepções contemporâneas do ensino- aprendizagem em artes; iii) analisar as singularidades e importância da Arte na educação escolar.[...]
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-05-08T11:04:10Z
2019-05-08T11:04:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Liliane Alves. História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 354-363. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
2447 2085
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41472
identifier_str_mv BEZERRA, Liliane Alves. História do ensino aprendizagem em arte na educação escolar brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 354-363. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
2447 2085
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028728227233792