Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44942 |
Resumo: | A evasão escolar é um problema a ser enfrentado por todas as IES de maneira a buscar a permanência do estudante. Uma vez que este aluno desiste do curso de graduação, todo o investimento e custos realizados por parte da instituição e do poder público para a sua formação são perdidos. No que condiz ao estudante em graduação de música, diversos fatores podem estar ligados a essas desistências do estudo universitário, tanto do ponto de vista vocacional, como do ponto de vista estrutural como, por exemplo, grade curricular, proposta de curso ou os horários de funcionamento do curso. O presente trabalho teve por objetivo traçar um perfil de três turmas de ingressantes no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará e buscar as correlações da formação educacional prévia destes com as possíveis causas de desistências do curso. O método utilizado envolve abordagens qualitativas e quantitativas, com dados coletados a partir da aplicação de questionários nos primeiros semestres dos anos de 2014, 2015 e 2016. A partir do questionário, foi possível observar qual o nível de identificação dos alunos com o curso através de dois eixos: i) Interesse pela temática, expectativas pessoais; ii) Condições de permanência no curso, tais como dificuldades encontradas com estrutura, problemas algumas com disciplinas teóricas ou práticas. Os resultados mostraram um perfil recorrente entre os estudantes que ingressam no curso tanto em relação ao seu conhecimento musical prévio, quanto à proximidade destes com a profissão. Esses resultados mostraram que os ingressantes buscaram um conhecimento musical prévio, apesar da falta de ensino musical nas escolas que frequentaram. Ainda assim, a maioria dos alunos não tem contato profissional com a música e apontaram como dificuldade questões intrínsecas da formação, como a leitura musical. Esse trabalho mostrou-se importante para que, em um futuro próximo, novas estratégias possam ser concebidas para continuar a diminuir a evasão. |
id |
UFC-7_c72f23df6932da037a6abf12f3ad4556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44942 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasãoEvasão escolarPerfil discenteEnsino superiorA evasão escolar é um problema a ser enfrentado por todas as IES de maneira a buscar a permanência do estudante. Uma vez que este aluno desiste do curso de graduação, todo o investimento e custos realizados por parte da instituição e do poder público para a sua formação são perdidos. No que condiz ao estudante em graduação de música, diversos fatores podem estar ligados a essas desistências do estudo universitário, tanto do ponto de vista vocacional, como do ponto de vista estrutural como, por exemplo, grade curricular, proposta de curso ou os horários de funcionamento do curso. O presente trabalho teve por objetivo traçar um perfil de três turmas de ingressantes no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará e buscar as correlações da formação educacional prévia destes com as possíveis causas de desistências do curso. O método utilizado envolve abordagens qualitativas e quantitativas, com dados coletados a partir da aplicação de questionários nos primeiros semestres dos anos de 2014, 2015 e 2016. A partir do questionário, foi possível observar qual o nível de identificação dos alunos com o curso através de dois eixos: i) Interesse pela temática, expectativas pessoais; ii) Condições de permanência no curso, tais como dificuldades encontradas com estrutura, problemas algumas com disciplinas teóricas ou práticas. Os resultados mostraram um perfil recorrente entre os estudantes que ingressam no curso tanto em relação ao seu conhecimento musical prévio, quanto à proximidade destes com a profissão. Esses resultados mostraram que os ingressantes buscaram um conhecimento musical prévio, apesar da falta de ensino musical nas escolas que frequentaram. Ainda assim, a maioria dos alunos não tem contato profissional com a música e apontaram como dificuldade questões intrínsecas da formação, como a leitura musical. Esse trabalho mostrou-se importante para que, em um futuro próximo, novas estratégias possam ser concebidas para continuar a diminuir a evasão.Universidade Federal do Ceará2019-08-21T13:57:42Z2019-08-21T13:57:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMOURA, Lucas Macêdo; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44942Moura, Lucas MacêdoViana Júnior, Gerardo Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44942Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:03.641590Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão |
title |
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão |
spellingShingle |
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão Moura, Lucas Macêdo Evasão escolar Perfil discente Ensino superior |
title_short |
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão |
title_full |
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão |
title_fullStr |
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão |
title_full_unstemmed |
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão |
title_sort |
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão |
author |
Moura, Lucas Macêdo |
author_facet |
Moura, Lucas Macêdo Viana Júnior, Gerardo Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Viana Júnior, Gerardo Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Lucas Macêdo Viana Júnior, Gerardo Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão escolar Perfil discente Ensino superior |
topic |
Evasão escolar Perfil discente Ensino superior |
description |
A evasão escolar é um problema a ser enfrentado por todas as IES de maneira a buscar a permanência do estudante. Uma vez que este aluno desiste do curso de graduação, todo o investimento e custos realizados por parte da instituição e do poder público para a sua formação são perdidos. No que condiz ao estudante em graduação de música, diversos fatores podem estar ligados a essas desistências do estudo universitário, tanto do ponto de vista vocacional, como do ponto de vista estrutural como, por exemplo, grade curricular, proposta de curso ou os horários de funcionamento do curso. O presente trabalho teve por objetivo traçar um perfil de três turmas de ingressantes no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará e buscar as correlações da formação educacional prévia destes com as possíveis causas de desistências do curso. O método utilizado envolve abordagens qualitativas e quantitativas, com dados coletados a partir da aplicação de questionários nos primeiros semestres dos anos de 2014, 2015 e 2016. A partir do questionário, foi possível observar qual o nível de identificação dos alunos com o curso através de dois eixos: i) Interesse pela temática, expectativas pessoais; ii) Condições de permanência no curso, tais como dificuldades encontradas com estrutura, problemas algumas com disciplinas teóricas ou práticas. Os resultados mostraram um perfil recorrente entre os estudantes que ingressam no curso tanto em relação ao seu conhecimento musical prévio, quanto à proximidade destes com a profissão. Esses resultados mostraram que os ingressantes buscaram um conhecimento musical prévio, apesar da falta de ensino musical nas escolas que frequentaram. Ainda assim, a maioria dos alunos não tem contato profissional com a música e apontaram como dificuldade questões intrínsecas da formação, como a leitura musical. Esse trabalho mostrou-se importante para que, em um futuro próximo, novas estratégias possam ser concebidas para continuar a diminuir a evasão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-21T13:57:42Z 2019-08-21T13:57:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Lucas Macêdo; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44942 |
identifier_str_mv |
MOURA, Lucas Macêdo; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028766901862400 |