Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Lucas Macêdo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Viana Júnior, Gerardo Silveira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44942
Resumo: A evasão escolar é um problema a ser enfrentado por todas as IES de maneira a buscar a permanência do estudante. Uma vez que este aluno desiste do curso de graduação, todo o investimento e custos realizados por parte da instituição e do poder público para a sua formação são perdidos. No que condiz ao estudante em graduação de música, diversos fatores podem estar ligados a essas desistências do estudo universitário, tanto do ponto de vista vocacional, como do ponto de vista estrutural como, por exemplo, grade curricular, proposta de curso ou os horários de funcionamento do curso. O presente trabalho teve por objetivo traçar um perfil de três turmas de ingressantes no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará e buscar as correlações da formação educacional prévia destes com as possíveis causas de desistências do curso. O método utilizado envolve abordagens qualitativas e quantitativas, com dados coletados a partir da aplicação de questionários nos primeiros semestres dos anos de 2014, 2015 e 2016. A partir do questionário, foi possível observar qual o nível de identificação dos alunos com o curso através de dois eixos: i) Interesse pela temática, expectativas pessoais; ii) Condições de permanência no curso, tais como dificuldades encontradas com estrutura, problemas algumas com disciplinas teóricas ou práticas. Os resultados mostraram um perfil recorrente entre os estudantes que ingressam no curso tanto em relação ao seu conhecimento musical prévio, quanto à proximidade destes com a profissão. Esses resultados mostraram que os ingressantes buscaram um conhecimento musical prévio, apesar da falta de ensino musical nas escolas que frequentaram. Ainda assim, a maioria dos alunos não tem contato profissional com a música e apontaram como dificuldade questões intrínsecas da formação, como a leitura musical. Esse trabalho mostrou-se importante para que, em um futuro próximo, novas estratégias possam ser concebidas para continuar a diminuir a evasão.
id UFC-7_c72f23df6932da037a6abf12f3ad4556
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44942
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasãoEvasão escolarPerfil discenteEnsino superiorA evasão escolar é um problema a ser enfrentado por todas as IES de maneira a buscar a permanência do estudante. Uma vez que este aluno desiste do curso de graduação, todo o investimento e custos realizados por parte da instituição e do poder público para a sua formação são perdidos. No que condiz ao estudante em graduação de música, diversos fatores podem estar ligados a essas desistências do estudo universitário, tanto do ponto de vista vocacional, como do ponto de vista estrutural como, por exemplo, grade curricular, proposta de curso ou os horários de funcionamento do curso. O presente trabalho teve por objetivo traçar um perfil de três turmas de ingressantes no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará e buscar as correlações da formação educacional prévia destes com as possíveis causas de desistências do curso. O método utilizado envolve abordagens qualitativas e quantitativas, com dados coletados a partir da aplicação de questionários nos primeiros semestres dos anos de 2014, 2015 e 2016. A partir do questionário, foi possível observar qual o nível de identificação dos alunos com o curso através de dois eixos: i) Interesse pela temática, expectativas pessoais; ii) Condições de permanência no curso, tais como dificuldades encontradas com estrutura, problemas algumas com disciplinas teóricas ou práticas. Os resultados mostraram um perfil recorrente entre os estudantes que ingressam no curso tanto em relação ao seu conhecimento musical prévio, quanto à proximidade destes com a profissão. Esses resultados mostraram que os ingressantes buscaram um conhecimento musical prévio, apesar da falta de ensino musical nas escolas que frequentaram. Ainda assim, a maioria dos alunos não tem contato profissional com a música e apontaram como dificuldade questões intrínsecas da formação, como a leitura musical. Esse trabalho mostrou-se importante para que, em um futuro próximo, novas estratégias possam ser concebidas para continuar a diminuir a evasão.Universidade Federal do Ceará2019-08-21T13:57:42Z2019-08-21T13:57:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMOURA, Lucas Macêdo; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44942Moura, Lucas MacêdoViana Júnior, Gerardo Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44942Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:03.641590Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
title Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
spellingShingle Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
Moura, Lucas Macêdo
Evasão escolar
Perfil discente
Ensino superior
title_short Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
title_full Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
title_fullStr Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
title_full_unstemmed Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
title_sort Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
author Moura, Lucas Macêdo
author_facet Moura, Lucas Macêdo
Viana Júnior, Gerardo Silveira
author_role author
author2 Viana Júnior, Gerardo Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Lucas Macêdo
Viana Júnior, Gerardo Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão escolar
Perfil discente
Ensino superior
topic Evasão escolar
Perfil discente
Ensino superior
description A evasão escolar é um problema a ser enfrentado por todas as IES de maneira a buscar a permanência do estudante. Uma vez que este aluno desiste do curso de graduação, todo o investimento e custos realizados por parte da instituição e do poder público para a sua formação são perdidos. No que condiz ao estudante em graduação de música, diversos fatores podem estar ligados a essas desistências do estudo universitário, tanto do ponto de vista vocacional, como do ponto de vista estrutural como, por exemplo, grade curricular, proposta de curso ou os horários de funcionamento do curso. O presente trabalho teve por objetivo traçar um perfil de três turmas de ingressantes no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará e buscar as correlações da formação educacional prévia destes com as possíveis causas de desistências do curso. O método utilizado envolve abordagens qualitativas e quantitativas, com dados coletados a partir da aplicação de questionários nos primeiros semestres dos anos de 2014, 2015 e 2016. A partir do questionário, foi possível observar qual o nível de identificação dos alunos com o curso através de dois eixos: i) Interesse pela temática, expectativas pessoais; ii) Condições de permanência no curso, tais como dificuldades encontradas com estrutura, problemas algumas com disciplinas teóricas ou práticas. Os resultados mostraram um perfil recorrente entre os estudantes que ingressam no curso tanto em relação ao seu conhecimento musical prévio, quanto à proximidade destes com a profissão. Esses resultados mostraram que os ingressantes buscaram um conhecimento musical prévio, apesar da falta de ensino musical nas escolas que frequentaram. Ainda assim, a maioria dos alunos não tem contato profissional com a música e apontaram como dificuldade questões intrínsecas da formação, como a leitura musical. Esse trabalho mostrou-se importante para que, em um futuro próximo, novas estratégias possam ser concebidas para continuar a diminuir a evasão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-21T13:57:42Z
2019-08-21T13:57:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Lucas Macêdo; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44942
identifier_str_mv MOURA, Lucas Macêdo; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028766901862400