O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rafael Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16735
Resumo: SOUSA, Rafael Nascimento. O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
id UFC-7_c793af5e873747e73f5eb7d92595308d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/16735
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímicaThe use of slides editor combined with chemistry experimental practice as an educational tool to maximize the teaching and learning process of electrochemicalQuímica - Estudo e ensinoSoftware educacionalMotivação na educaçãoEnsino auxiliado por computadorSOUSA, Rafael Nascimento. O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.In the postmodern world that is constantly influenced by technology, education and consequently the process of teaching and learning invariably suffer changes. Therefore, it is necessary to design alternative teaching strategies, seeking to establish links between the pedagogical use of computer and laboratory scientific practices as tools for pedagogical support to the development of the teaching and learning process. This research focused on the design of teaching and learning strategies by conducting educational sessions of computer-mediated chemistry and experimentation. Such coordination was made through the educational union of scientific experimentation laboratories and computer in order to facilitate the students the high school 2nd Year, learning of Physical Chemistry of knowledge, specifically the stack of Daniel. Such research was anchored in constructionist proposal for Valente and the advent of digital technologies that provided an opportunity to learn computer-mediated, proposed by Pierre Levy. There was the construction of a multimedia educational software in order to simulate the experimental practice of Daniel's cell, praising up the the collaborative construction of knowledge, skills and abilities. Such actions were carried out with the participation of fourteen students of the 2nd year of high school from a public school of Eusebius the city in Ceará, designed in six steps: building a software, theoretical-traditional classroom, practice-virtual classroom computer-mediated, software evaluation, experimental and practice-evaluation test. The methodological approach of the research was the qualitative and quantitative type, and was characterized as descriptive research. The data obtained through questionnaires, and observations allowed us to analyze and conclude there is evidence of: development of motivation, creativity and appropriation of content. The experiment of Daniel's cell production in practice and experimental stage was a way to, work more clearly, dynamic, collaborative and reframing the construction of knowledge. The pedagogical use of multimedia educational software developed allowed students a more efficient understanding of concepts, representations and phenomena, and make learning the Daniel cell content more dynamic, motivating and curious.No mundo pós-moderno que é influenciado constantemente pela tecnologia, a educação e consequentemente o processo de ensino e aprendizagem invariavelmente sofrerá mudanças. Logo, torna-se necessário a concepção de estratégias didáticas alternativas, procurando-se estabelecer vinculações entre o uso pedagógico do computador e o laboratório de práticas científicas, como ferramentas de apoio pedagógico ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa focou-se na concepção de estratégias de ensino e aprendizagem através da realização de sessões didáticas de Química mediada pelo computador e pela experimentação. Tal articulação se deu através da união pedagógica dos laboratórios de experimentação científica e de informática com o objetivo de facilitar, aos alunos do 2ºano do ensino médio, a aprendizagem de conhecimentos de Físico-Química, especificamente a pilha de Daniel. Tal pesquisa ancorou-se na proposta construcionista de Valente e no advento das tecnologias digitais que oportunizou a aprendizagem mediada pelo computador, proposto por Pierre Levy. Realizou-se a construção de um software educativo multimídia com o fim de simular a prática experimental da pilha de Daniel, enaltecendo-se a construção colaborativa de conhecimentos, competências e habilidades. Tais ações foram realizadas com a participação de quatorze alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município do Eusébio no Ceará, concebidas em seis etapas: construção de um software, aula teórica-tradicional, aula prática-virtual mediada pelo computador, avaliação do software, prática-experimental e teste avaliativo. A abordagem metodológica da pesquisa foi do tipo quali-quantitativa e se caracterizou como pesquisa descritiva. Os dados obtidos por meio dos questionários, e as observações permitiram analisar e concluir haver indícios de: desenvolvimento da motivação, capacidade criativa e apropriação do conteúdo. O experimento da produção da pilha de Daniel na etapa prática-experimental foi uma maneira de trabalhar de forma mais clara, dinâmica, colaborativa a ressignificação e construção de conhecimentos. O uso pedagógico do software educacional multimídia desenvolvido possibilitou aos alunos uma compreensão mais eficiente de conceitos, representações e fenômenos, além de tornar a aprendizagem do conteúdo pilha de Daniel mais dinâmica, motivadora e curiosa.Magalhães, Antônio CarlosSousa, Rafael Nascimento2016-05-12T11:57:08Z2016-05-12T11:57:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16735porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T17:07:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/16735Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:28.159140Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica
The use of slides editor combined with chemistry experimental practice as an educational tool to maximize the teaching and learning process of electrochemical
title O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica
spellingShingle O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica
Sousa, Rafael Nascimento
Química - Estudo e ensino
Software educacional
Motivação na educação
Ensino auxiliado por computador
title_short O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica
title_full O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica
title_fullStr O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica
title_full_unstemmed O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica
title_sort O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica
author Sousa, Rafael Nascimento
author_facet Sousa, Rafael Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Antônio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rafael Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Software educacional
Motivação na educação
Ensino auxiliado por computador
topic Química - Estudo e ensino
Software educacional
Motivação na educação
Ensino auxiliado por computador
description SOUSA, Rafael Nascimento. O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-12T11:57:08Z
2016-05-12T11:57:08Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16735
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028894412898304