HagaQue : editor de historia em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590664 |
Resumo: | Orientador : Heloisa Vieira da Rocha |
id |
UNICAMP-30_ecb63020e9f667a4d44d14f5b05281f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::213660 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
HagaQue : editor de historia em quadrinhosEnsino auxiliado por computadorHistórias em quadrinhosOrientador : Heloisa Vieira da RochaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: o uso de recursos computacionais no processo de aprendizagem toma-se cada vez mais evidente. Entretanto, os inúmeros software e ferramentas utilizados no contexto escolar nem sempre apresentam a preocupação de adequarem-se ao nível de desenvolvimento escolar do aprendiz e satisfazerem as propostas pedagógicas do professor. Na fase de alfabetização a produção textual realizada com editores de texto sofisticados não é interessante pois distancia o aprendiz de seu objetivo principal uma vez que ele deve voltar sua atenção para a aprendizagem dos recursos computacionais oferecidos. Visando minimizar os problemas mencionados, neste trabalho é proposto o ambiente HagáQuê para a criação e edição de história em quadrinhos, sendo esta uma das primeiras fonnas textuais trabalhadas no ensino de Língua Portuguesa. Este ambiente oferece recursos simplificados, mas suficientes, para a criação e edição de HQs por crianças dos primeiro e segundo ciclos fundamentais de ensino, buscando contemplar as maiS recentes propostas pedagógicas do uso do computador no contexto escolar. Os resultados obtidos nos testes iniciais realizados indicam uma boa receptividade do ambiente e a necessidade de aperfeiçoá-Io para um uso efetivo em escolas, através da ampla disseminação junto aos professores das possibilidades que este recurso ofereceAbstract: The use of computational resources in the leaming process is becoming more and more evident. However, many software and tools used in the school context do not always care about their adjustment to the student's development leveI or to the satisfaction ofthe teacher's pedagogical proposal. The writing activities using sophisticated text editors by children that are leaming to read and to write are not interesting because they take the student far from his or her main objective as he or she has to turn the attention to the leaming of the computational resources offered. Aiming at minimizing the problems mentioned, a comics editor, called HagáQuê, is proposed in this work, as the comics are one of the first text types studied in Portuguese Language. This environment offers simple but enough resources to create and edit comics by children in the first and second fundamental cycles of learning, intending to satisfy the most recent pedagogical proposals about the use of computer in the school contexto The results acquired in the first tests show a great receptivity of the environrnent and the need to improve it to an effective use by the schools, through the broad dissemination of the possibilities that this resource offers to the teachersMestradoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Rocha, Heloisa Vieira da, 1954-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBim, Sílvia Amélia20012001-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf72p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590664BIM, Sílvia Amélia. HagaQue: editor de historia em quadrinhos. 2001. 72p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590664. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/213660porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T20:56:57Zoai::213660Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T20:56:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HagaQue : editor de historia em quadrinhos |
title |
HagaQue : editor de historia em quadrinhos |
spellingShingle |
HagaQue : editor de historia em quadrinhos Bim, Sílvia Amélia Ensino auxiliado por computador Histórias em quadrinhos |
title_short |
HagaQue : editor de historia em quadrinhos |
title_full |
HagaQue : editor de historia em quadrinhos |
title_fullStr |
HagaQue : editor de historia em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
HagaQue : editor de historia em quadrinhos |
title_sort |
HagaQue : editor de historia em quadrinhos |
author |
Bim, Sílvia Amélia |
author_facet |
Bim, Sílvia Amélia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Heloisa Vieira da, 1954- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Programa de Pós-Graduação em Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bim, Sílvia Amélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino auxiliado por computador Histórias em quadrinhos |
topic |
Ensino auxiliado por computador Histórias em quadrinhos |
description |
Orientador : Heloisa Vieira da Rocha |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-08-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590664 BIM, Sílvia Amélia. HagaQue: editor de historia em quadrinhos. 2001. 72p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590664. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) BIM, Sílvia Amélia. HagaQue: editor de historia em quadrinhos. 2001. 72p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590664. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/213660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 72p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188854870048768 |