Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benevides, Marta Cavalcante
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Leitão, Vanda Magalhães, Viana, Tania Vicente
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37945
Resumo: BENEVIDES, Marta Cavalcante; LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 913-929.
id UFC-7_c7cf5e9a638fce77dbbb68858e3c2211
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37945
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicosAvaliação formativaInclusãoEstudantes deficientesEnsino SuperiorBENEVIDES, Marta Cavalcante; LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 913-929.A avaliação da aprendizagem é uma tarefa didática necessária ao trabalho docente, constituindo elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. Avaliação e exame expressam, porém, conceitos diferentes. As provas escolares tradicionais caracterizam, na verdade, situações de exame, ainda amplamente utilizadas em sala de aula de forma classificatória, coercitiva e punitiva. Na atualidade, advoga-se a necessidade de uma prática avaliativa dialógica, informativa e corretiva, concretizada através de uma ação contínua e remediadora. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem é posicionada no quadro de uma problemática mais ampla, adquirindo sentido na luta contra o fracasso escolar e a desigualdade (HADJI, 2001; HOFFMANN, 2005, 2008; LUCKESI, 2001, 2005; PERRENOUD, 1999). [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-06T19:22:11Z2018-12-06T19:22:11Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBenevides, M. C.; Leitão, V. M.; Viana, T. V. (2010)85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37945Benevides, Marta CavalcanteLeitão, Vanda MagalhãesViana, Tania Vicenteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37945Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:28.008351Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos
title Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos
spellingShingle Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos
Benevides, Marta Cavalcante
Avaliação formativa
Inclusão
Estudantes deficientes
Ensino Superior
title_short Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos
title_full Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos
title_fullStr Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos
title_full_unstemmed Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos
title_sort Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos
author Benevides, Marta Cavalcante
author_facet Benevides, Marta Cavalcante
Leitão, Vanda Magalhães
Viana, Tania Vicente
author_role author
author2 Leitão, Vanda Magalhães
Viana, Tania Vicente
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benevides, Marta Cavalcante
Leitão, Vanda Magalhães
Viana, Tania Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Inclusão
Estudantes deficientes
Ensino Superior
topic Avaliação formativa
Inclusão
Estudantes deficientes
Ensino Superior
description BENEVIDES, Marta Cavalcante; LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 913-929.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-12-06T19:22:11Z
2018-12-06T19:22:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Benevides, M. C.; Leitão, V. M.; Viana, T. V. (2010)
85 7485 099 3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37945
identifier_str_mv Benevides, M. C.; Leitão, V. M.; Viana, T. V. (2010)
85 7485 099 3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028992012255232