O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Jean Carlos Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57639
Resumo: This dissertation aimed to provide an alternative way to combine knowledge with the practice of teaching Physics, as a way to increase the interest and receptivity of this subject, sometimes so criticized by students, as being, Physics, a monotonous and of little attractiveness and interest, due to the difficulty of their practical interaction. From a poll with EEEP high school students Juarez Távora, the need to add new teaching methodologies was verified, so that the student could, in addition to feeling more motivated, interact more with the discipline of Physics.As a result, the board game “PHYSICS IN MOVEMENT” was created, which aims to present students with a current tool linked to the gamification feature, in order to arouse a greater interest in interacting with the discipline. The board game “PHYSICS IN MOVEMENT”, has some curiosity and interaction resources applied to the kinematics content, as well as some rewards, in order to make the student feel challenged, being part of a fun and interactive game, ending for achieving a higher learning performance in the teaching of Physics.
id UFC-7_c7fd2f5179c426cbcf8b2ac4cfb4f339
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57639
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio.Ensino de FísicaJogo de tabuleiroCinemáticaPhysics teachingBoard gameKinematicsThis dissertation aimed to provide an alternative way to combine knowledge with the practice of teaching Physics, as a way to increase the interest and receptivity of this subject, sometimes so criticized by students, as being, Physics, a monotonous and of little attractiveness and interest, due to the difficulty of their practical interaction. From a poll with EEEP high school students Juarez Távora, the need to add new teaching methodologies was verified, so that the student could, in addition to feeling more motivated, interact more with the discipline of Physics.As a result, the board game “PHYSICS IN MOVEMENT” was created, which aims to present students with a current tool linked to the gamification feature, in order to arouse a greater interest in interacting with the discipline. The board game “PHYSICS IN MOVEMENT”, has some curiosity and interaction resources applied to the kinematics content, as well as some rewards, in order to make the student feel challenged, being part of a fun and interactive game, ending for achieving a higher learning performance in the teaching of Physics.Esta dissertação tem como objetivo disponibilizar uma forma alternativa de aliar o conhecimento à prática do ensino de Fisica, como uma estratégia de aumentar o interesse e a receptividade desta matéria, por vezes tão criticada pelos alunos, como sendo, a Física, uma disciplina monótona e de pouca atratividade e interesse, em razão da dificuldade de sua interação prática. A partir de uma enquete com os alunos da 1a série do ensino médio da EEEP Juarez Távora, restou verificada a necessidade de agregar novas metodologias de ensino, a fim de que o aluno pudesse, além de se sentir mais motivado, interagir mais com a disciplina de Física. Em razão disso, foi criado o jogo de tabuleiro “FÍSICA EM MOVIMENTO”, que tem como finalidade apresentar aos alunos uma ferramenta atual atrelada ao recurso de gamificação, a fim de despertar um maior interesse em interagir com a disciplina. O jogo de tabuleiro “FÍSICA EM MOVIMENTO” possui alguns recursos de curiosidades e interação aplicados ao conteúdo de cinemática, bem como algumas recompensas, a fim de fazer com que o aluno se sinta desafiado, fazendo parte de um jogo divertido e interativo, acabando por alcançar uma maior performance de aprendizagem do ensino de Física.Almeida, Carlos Alberto Santos deRabelo, Jean Carlos Gomes2021-04-08T19:55:48Z2021-04-08T19:55:48Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRABELO, J. C. G. O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57639porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-01T19:31:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57639Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:11.613489Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio.
title O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio.
spellingShingle O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio.
Rabelo, Jean Carlos Gomes
Ensino de Física
Jogo de tabuleiro
Cinemática
Physics teaching
Board game
Kinematics
title_short O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio.
title_full O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio.
title_fullStr O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio.
title_full_unstemmed O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio.
title_sort O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio.
author Rabelo, Jean Carlos Gomes
author_facet Rabelo, Jean Carlos Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Carlos Alberto Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Jean Carlos Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Jogo de tabuleiro
Cinemática
Physics teaching
Board game
Kinematics
topic Ensino de Física
Jogo de tabuleiro
Cinemática
Physics teaching
Board game
Kinematics
description This dissertation aimed to provide an alternative way to combine knowledge with the practice of teaching Physics, as a way to increase the interest and receptivity of this subject, sometimes so criticized by students, as being, Physics, a monotonous and of little attractiveness and interest, due to the difficulty of their practical interaction. From a poll with EEEP high school students Juarez Távora, the need to add new teaching methodologies was verified, so that the student could, in addition to feeling more motivated, interact more with the discipline of Physics.As a result, the board game “PHYSICS IN MOVEMENT” was created, which aims to present students with a current tool linked to the gamification feature, in order to arouse a greater interest in interacting with the discipline. The board game “PHYSICS IN MOVEMENT”, has some curiosity and interaction resources applied to the kinematics content, as well as some rewards, in order to make the student feel challenged, being part of a fun and interactive game, ending for achieving a higher learning performance in the teaching of Physics.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-08T19:55:48Z
2021-04-08T19:55:48Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RABELO, J. C. G. O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57639
identifier_str_mv RABELO, J. C. G. O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028872672772096