O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gleice de Alcântara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69218
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar as observações das práticas de um grupo de educadoras de uma creche particular de Fortaleza, referentes aos momentos de cuidados corporais de bebês e crianças bem pequenas da turma de Berçário e Infantil I da instituição. De modo específico, a pesquisa objetivou perceber como os cuidados são realizados pelas professoras bem como também identificar a aproximação de suas práticas com a Abordagem Pikler. Portanto, a Abordagem Pikler constitui-se como principal fonte teórica para a realização deste trabalho. Com base na Abordagem, os bebês e as crianças bem pequenas são respeitados de modo profundo e valorizados em suas potencialidades. Logo, tal proposta enfatiza a importância de se estabelecer relações afetivas estáveis com estes sujeitos do processo educativo a fim de se promover seu desenvolvimento integral. Também servem como base da pesquisa, os documentos oficiais que estruturam a educação infantil e uma perspectiva da filosofia acerca do cuidado. A fim de se alcançar os objetivos mencionados, foi empregada a metodologia de natureza qualitativa, tendo a observação como principal técnica para a coleta de dados. Os instrumentos utilizados, por sua vez, foram o diário de campo, os registros fotográficos, o planejamento e o relatório das professoras, os quais serviram para registrar suas práticas. A pesquisa ocorreu em uma creche particular de Fortaleza e teve como sujeitos o grupo de educadoras responsável pelo agrupamento Berçário e Infantil I da instituição. De acordo com as observações feitas e com base na análise do material coletado, comprovou-se que dentro da rotina de cuidados realizados pelas educadoras, os princípios da Abordagem guiam e inspiram a construção de práticas cada vez mais respeitosas para com o corpo dos bebês e das crianças bem pequenas. O planejamento das ações de cuidado mostra-se uma estratégia pedagógica eficaz no cotidiano das crianças e promove vivências únicas e significativas de desenvolvimento. Apesar de representar uma proposta de trabalho desafiadora, percebe-se o quanto a disponibilidade das educadoras possibilita uma real efetivação dos princípios da Abordagem.
id UFC-7_c8732d0f3851f6f822b8877dda3aaf6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/69218
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de FortalezaCrecheAbordagem PiklerBebês e crianças bem pequenasGuarderíaEnfoque PicklerBebés y niños muy pequeñosO presente trabalho pretende apresentar as observações das práticas de um grupo de educadoras de uma creche particular de Fortaleza, referentes aos momentos de cuidados corporais de bebês e crianças bem pequenas da turma de Berçário e Infantil I da instituição. De modo específico, a pesquisa objetivou perceber como os cuidados são realizados pelas professoras bem como também identificar a aproximação de suas práticas com a Abordagem Pikler. Portanto, a Abordagem Pikler constitui-se como principal fonte teórica para a realização deste trabalho. Com base na Abordagem, os bebês e as crianças bem pequenas são respeitados de modo profundo e valorizados em suas potencialidades. Logo, tal proposta enfatiza a importância de se estabelecer relações afetivas estáveis com estes sujeitos do processo educativo a fim de se promover seu desenvolvimento integral. Também servem como base da pesquisa, os documentos oficiais que estruturam a educação infantil e uma perspectiva da filosofia acerca do cuidado. A fim de se alcançar os objetivos mencionados, foi empregada a metodologia de natureza qualitativa, tendo a observação como principal técnica para a coleta de dados. Os instrumentos utilizados, por sua vez, foram o diário de campo, os registros fotográficos, o planejamento e o relatório das professoras, os quais serviram para registrar suas práticas. A pesquisa ocorreu em uma creche particular de Fortaleza e teve como sujeitos o grupo de educadoras responsável pelo agrupamento Berçário e Infantil I da instituição. De acordo com as observações feitas e com base na análise do material coletado, comprovou-se que dentro da rotina de cuidados realizados pelas educadoras, os princípios da Abordagem guiam e inspiram a construção de práticas cada vez mais respeitosas para com o corpo dos bebês e das crianças bem pequenas. O planejamento das ações de cuidado mostra-se uma estratégia pedagógica eficaz no cotidiano das crianças e promove vivências únicas e significativas de desenvolvimento. Apesar de representar uma proposta de trabalho desafiadora, percebe-se o quanto a disponibilidade das educadoras possibilita uma real efetivação dos princípios da Abordagem.El presente trabajo pretende presentar las observaciones de las prácticas de un grupo de educadoras de una guardería privada de Fortaleza, sobre los momentos de cuidado del cuerpo de bebés y niños muy pequeños en la clase de Enfermería e Infante I de la institución. Específicamente, la investigación tuvo como objetivo percibir la aproximación de prácticas con el Enfoque Pikler, así como identificar los posibles desafíos de trabajar a partir de esta propuesta educativa para la primera infancia. Por tanto, el Enfoque Pikler constituye la principal fuente teórica para la realización de este trabajo. Con base en el Enfoque, los bebés y los niños muy pequeños son profundamente respetados y valorados por su potencial. Por ello, esta propuesta enfatiza la importancia de establecer relaciones afectivas estables con estos sujetos en el proceso educativo para promover su desarrollo integral. Los documentos oficiales que estructuran la educación inicial y una perspectiva de filosofía sobre el cuidado también sirven de base para la investigación. Para lograr los objetivos antes mencionados, se utilizó una metodología cualitativa, con la observación como técnica principal para la recolección de datos. Los instrumentos utilizados, a su vez, fueron el diario de campo, los registros fotográficos, la planificación y el informe de los docentes, que sirvieron para registrar sus prácticas. La investigación se realizó en una guardería privada de Fortaleza y tuvo como sujetos al grupo de educadoras responsables del grupo de Enfermería e Infantil I de la institución. De acuerdo con las observaciones realizadas y con base en el análisis del material recolectado, se comprobó que dentro de la rutina de cuidado realizada por las educadoras, los principios del Abordaje orientan e inspiran la construcción de prácticas cada vez más respetuosas con el cuerpo y la salud de los bebés. de niños muy pequeños. La planificación de las acciones de cuidado demuestra ser una estrategia pedagógica eficaz en el cotidiano de los niños y promueve experiencias evolutivas únicas y significativas. A pesar de representar una propuesta de trabajo desafiante, es claro cuánto la disponibilidad de los educadores posibilita una real efectivización de los principios del Enfoque.Vasconcelos, José GerardoRodrigues, Gleice de Alcântara2022-11-10T14:40:21Z2022-11-10T14:40:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Gleice de Alcântara. O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza. Orientador: José Gerardo Vasconcelos. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69218porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-10T14:41:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/69218Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:14.042746Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza
title O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza
spellingShingle O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza
Rodrigues, Gleice de Alcântara
Creche
Abordagem Pikler
Bebês e crianças bem pequenas
Guardería
Enfoque Pickler
Bebés y niños muy pequeños
title_short O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza
title_full O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza
title_fullStr O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza
title_full_unstemmed O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza
title_sort O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza
author Rodrigues, Gleice de Alcântara
author_facet Rodrigues, Gleice de Alcântara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, José Gerardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gleice de Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Abordagem Pikler
Bebês e crianças bem pequenas
Guardería
Enfoque Pickler
Bebés y niños muy pequeños
topic Creche
Abordagem Pikler
Bebês e crianças bem pequenas
Guardería
Enfoque Pickler
Bebés y niños muy pequeños
description O presente trabalho pretende apresentar as observações das práticas de um grupo de educadoras de uma creche particular de Fortaleza, referentes aos momentos de cuidados corporais de bebês e crianças bem pequenas da turma de Berçário e Infantil I da instituição. De modo específico, a pesquisa objetivou perceber como os cuidados são realizados pelas professoras bem como também identificar a aproximação de suas práticas com a Abordagem Pikler. Portanto, a Abordagem Pikler constitui-se como principal fonte teórica para a realização deste trabalho. Com base na Abordagem, os bebês e as crianças bem pequenas são respeitados de modo profundo e valorizados em suas potencialidades. Logo, tal proposta enfatiza a importância de se estabelecer relações afetivas estáveis com estes sujeitos do processo educativo a fim de se promover seu desenvolvimento integral. Também servem como base da pesquisa, os documentos oficiais que estruturam a educação infantil e uma perspectiva da filosofia acerca do cuidado. A fim de se alcançar os objetivos mencionados, foi empregada a metodologia de natureza qualitativa, tendo a observação como principal técnica para a coleta de dados. Os instrumentos utilizados, por sua vez, foram o diário de campo, os registros fotográficos, o planejamento e o relatório das professoras, os quais serviram para registrar suas práticas. A pesquisa ocorreu em uma creche particular de Fortaleza e teve como sujeitos o grupo de educadoras responsável pelo agrupamento Berçário e Infantil I da instituição. De acordo com as observações feitas e com base na análise do material coletado, comprovou-se que dentro da rotina de cuidados realizados pelas educadoras, os princípios da Abordagem guiam e inspiram a construção de práticas cada vez mais respeitosas para com o corpo dos bebês e das crianças bem pequenas. O planejamento das ações de cuidado mostra-se uma estratégia pedagógica eficaz no cotidiano das crianças e promove vivências únicas e significativas de desenvolvimento. Apesar de representar uma proposta de trabalho desafiadora, percebe-se o quanto a disponibilidade das educadoras possibilita uma real efetivação dos princípios da Abordagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10T14:40:21Z
2022-11-10T14:40:21Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Gleice de Alcântara. O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza. Orientador: José Gerardo Vasconcelos. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69218
identifier_str_mv RODRIGUES, Gleice de Alcântara. O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza. Orientador: José Gerardo Vasconcelos. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028851897335808