Educação integrada na história nacional: dilemas do presente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41158 |
Resumo: | A última década do século XX inaugura no Brasil um conjunto de reformas no campo da educação institucionalizada que, a despeito das polêmicas que o acompanha, proclama como princípio mais amplo “varrer” no âmbito da legislação e da política educacional quaisquer resquícios das práticas totalitárias, particularmente aquelas balizadas nos currículos e programas escolares em tempos de ditadura civil-militar. No âmbito dos ensinos médio e profissional a ênfase proclamada recai na busca da superação da dualidade entre cultura geral e cultura técnica que marca a História da Educação ensinada no Brasil e, nesse sentido, integrar o ensino médio à educação profissional técnica de nível médio. Assim aponta o § 2º. do Art. 36 da Lei 9394/1996 que fixou as diretrizes e bases da educação nacional – LDB: “O ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas”. [...] |
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A última década do século XX inaugura no Brasil um conjunto de reformas no campo da educação institucionalizada que, a despeito das polêmicas que o acompanha, proclama como princípio mais amplo “varrer” no âmbito da legislação e da política educacional quaisquer resquícios das práticas totalitárias, particularmente aquelas balizadas nos currículos e programas escolares em tempos de ditadura civil-militar. No âmbito dos ensinos médio e profissional a ênfase proclamada recai na busca da superação da dualidade entre cultura geral e cultura técnica que marca a História da Educação ensinada no Brasil e, nesse sentido, integrar o ensino médio à educação profissional técnica de nível médio. Assim aponta o § 2º. do Art. 36 da Lei 9394/1996 que fixou as diretrizes e bases da educação nacional – LDB: “O ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas”. [...] |
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