Educação integrada na história nacional: dilemas do presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Glória Maria Vasconcelos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Lêda Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41158
Resumo: A última década do século XX inaugura no Brasil um conjunto de reformas no campo da educação institucionalizada que, a despeito das polêmicas que o acompanha, proclama como princípio mais amplo “varrer” no âmbito da legislação e da política educacional quaisquer resquícios das práticas totalitárias, particularmente aquelas balizadas nos currículos e programas escolares em tempos de ditadura civil-militar. No âmbito dos ensinos médio e profissional a ênfase proclamada recai na busca da superação da dualidade entre cultura geral e cultura técnica que marca a História da Educação ensinada no Brasil e, nesse sentido, integrar o ensino médio à educação profissional técnica de nível médio. Assim aponta o § 2º. do Art. 36 da Lei 9394/1996 que fixou as diretrizes e bases da educação nacional – LDB: “O ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas”. [...]
id UFC-7_c8f34eff2cde0edffbf9aec03be81372
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41158
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação integrada na história nacional: dilemas do presenteEducação IntegradaEducação ProfissionalHistória da Educação NacionalIntegração entre ensino e trabalhoA última década do século XX inaugura no Brasil um conjunto de reformas no campo da educação institucionalizada que, a despeito das polêmicas que o acompanha, proclama como princípio mais amplo “varrer” no âmbito da legislação e da política educacional quaisquer resquícios das práticas totalitárias, particularmente aquelas balizadas nos currículos e programas escolares em tempos de ditadura civil-militar. No âmbito dos ensinos médio e profissional a ênfase proclamada recai na busca da superação da dualidade entre cultura geral e cultura técnica que marca a História da Educação ensinada no Brasil e, nesse sentido, integrar o ensino médio à educação profissional técnica de nível médio. Assim aponta o § 2º. do Art. 36 da Lei 9394/1996 que fixou as diretrizes e bases da educação nacional – LDB: “O ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas”. [...]IMPRECE2019-04-29T15:45:20Z2019-04-29T15:45:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGOES, Glória Maria Vasconcelos; CARVALHO, Lêda Vasconcelos. Educação integrada na história nacional: dilemas do presente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 666-677.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41158Goes, Glória Maria VasconcelosCarvalho, Lêda Vasconcelosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41158Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:28.416519Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação integrada na história nacional: dilemas do presente
title Educação integrada na história nacional: dilemas do presente
spellingShingle Educação integrada na história nacional: dilemas do presente
Goes, Glória Maria Vasconcelos
Educação Integrada
Educação Profissional
História da Educação Nacional
Integração entre ensino e trabalho
title_short Educação integrada na história nacional: dilemas do presente
title_full Educação integrada na história nacional: dilemas do presente
title_fullStr Educação integrada na história nacional: dilemas do presente
title_full_unstemmed Educação integrada na história nacional: dilemas do presente
title_sort Educação integrada na história nacional: dilemas do presente
author Goes, Glória Maria Vasconcelos
author_facet Goes, Glória Maria Vasconcelos
Carvalho, Lêda Vasconcelos
author_role author
author2 Carvalho, Lêda Vasconcelos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes, Glória Maria Vasconcelos
Carvalho, Lêda Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Integrada
Educação Profissional
História da Educação Nacional
Integração entre ensino e trabalho
topic Educação Integrada
Educação Profissional
História da Educação Nacional
Integração entre ensino e trabalho
description A última década do século XX inaugura no Brasil um conjunto de reformas no campo da educação institucionalizada que, a despeito das polêmicas que o acompanha, proclama como princípio mais amplo “varrer” no âmbito da legislação e da política educacional quaisquer resquícios das práticas totalitárias, particularmente aquelas balizadas nos currículos e programas escolares em tempos de ditadura civil-militar. No âmbito dos ensinos médio e profissional a ênfase proclamada recai na busca da superação da dualidade entre cultura geral e cultura técnica que marca a História da Educação ensinada no Brasil e, nesse sentido, integrar o ensino médio à educação profissional técnica de nível médio. Assim aponta o § 2º. do Art. 36 da Lei 9394/1996 que fixou as diretrizes e bases da educação nacional – LDB: “O ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas”. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-04-29T15:45:20Z
2019-04-29T15:45:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOES, Glória Maria Vasconcelos; CARVALHO, Lêda Vasconcelos. Educação integrada na história nacional: dilemas do presente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 666-677.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41158
identifier_str_mv GOES, Glória Maria Vasconcelos; CARVALHO, Lêda Vasconcelos. Educação integrada na história nacional: dilemas do presente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 666-677.
978-85-8126-065-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028748036931584