Concepções e Práticas Integradoras dos Docentes do IFMT campus Cáceres, no Desenvolvimento do Currículo Integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Denise Dalmás
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5017
Resumo: Este estudo, intitulado “Concepções e Práticas Integradoras dos Docentes do IFMT campus Cáceres, no Desenvolvimento do Currículo Integrado” analisou as compreensões dos professores sobre suas práticas integradoras, observando as relações teórico-práticas entre as disciplinas de formação geral e técnica, visando identificar os componentes que promovem a integração e a articulação dos saberes e práticas curriculares da formação do profissional técnico de nível médio. Este tema foi proposto a partir da questão de pesquisa: quais as concepções dos docentes acerca das práticas integradoras no desenvolvimento do Currículo Integrado do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFMT, campus Cáceres. Para a realização da pesquisa utilizamos uma abordagem de investigação qualitativa, baseada em Martins (2004) e de caráter explicativo, e considerada como um estudo de caso (Ludke E André, 1996) em que os professores foram questionados sobre suas práticas de integração. Os instrumentos usados foram análise documental, questionários semiestruturados e reuniões de grupo focal (Gatti, 2005), cujos dados foram analisados criteriosamente por meio da análise textual discursiva proposta por Moraes e Galliazzi (2013), com o intuito de se atingir uma compreensão mais complexa dos fenômenos e dos discursos produzidos. A triangulação dos dados permitiu reunir as evidências produzidas nas três etapas da pesquisa, para que assim pudéssemos relacionar as convergências e divergências na organização e desenvolvimento do currículo integrado. Este estudo foi desenvolvido no IFMT, campus Cáceres, com vinte e cinco professores que ministraram aulas no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, durante o segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015. As concepções apresentadas pelos professores investigados foram analisadas a partir de sua compreensão acerca do desenvolvimento do currículo integrado e suas práticas de integração curricular, considerando a necessidade de desenvolver um currículo integrado que articule várias práticas educativas e que exija um novo olhar, reflexivo e crítico do trabalho docente, e que constitua espaços de diálogo e produção de um saber científico-tecnológico com formação humana integrada, crítica, criativa, de respeito e de valorização da autoestima. As conclusões da investigação indicam que os docentes acreditam que a prática da integração curricular é possível, viável e necessária. No entanto, não sabem exatamente como desenvolvê-las, pois esta prática exige deles uma experiência que ainda não possuíam. Tentam, mesmo assim, ainda que isolada e esporadicamente, fazer a integração de conhecimentos e experiências. Explicitam que não sabem fazê-la; entrementes, complementam e acentuam que a integração é mais intermitente para algumas áreas, mas sempre há possibilidades para sua realização. Diante da análise empreendida, entendemos que os professores devem estar qualificados para enfrentar as transversalidades decorrentes da necessidade imprescindível de desenvolver a integração curricular na práxis pedagógica do IFMT, campus Cáceres, a fim de minimizar o distanciamento entre a formação geral e a formação técnica, e gerar avanços consideráveis no processo de ensino e de aprendizagem.
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