O princípio educativo do trabalho coletivo no assentamento barra do Lemi/Pentecoste/CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Roberto Kennedy Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bezerra, Tânia Serra Azul Machado
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52907
Resumo: No texto, dialeticamente engajados na análises das experiências de luta por terra, trabalho, saúde, educação entre outros meios mínimos necessários à produção da vida, nossa investigação, pautada no materialismo histórico-dialético, encontrou nas narrativas sobre a experiência de produção coletiva do Assentamento Barra do Lemi∕Pentecoste/CE uma tentativa de praticar os pressupostos de Marx apresentados no texto A Crítica do Programa de Gotha, de 1975 e publicado por Engels em 1891. Interpretamos que o princípio educativo do trabalho coletivo na Assentamento Barra do Lemi em Pentecoste/CE, fez emergir uma concepção de mundo que nutriu a formação da consciência de classe e apontou para uma “educação para além do capital” (MÉSZÁROS, 2008). Estes agricultores, entre limites e possibilidades, foram tocados por pensamentos/ações capazes de transformar a produção material/espiritual de suas existências.
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