O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balzano, Otávio Nogueira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula, Silva, Gilberto Ferreira da, Munsberg, João Alberto Steffen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62794
Resumo: The Social Sport Project was developed in a school in Porto Alegre aiming to include black and popular class athletes in school. The objective was to verify if the soccer can be a tool of social and scholastic inclusion. It was a participatory qualitative and observational research. The fact that students play soccer facilitated theiracceptance in school, and the habitusac-quired in the sport made them safer and more mature to deal with everyday difficulties. Final-ly, it is concluded that football, as well as sport in general, is a powerful tool in the process of social inclusion and schooling of young people
id UFC-7_ca662c743a51fe4f91b1142d9863cb28
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62794
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O futebol como ferramenta de inclusão social e escolarThe soccer as a tool for social and school inclusionFutebolFerramentaInclusão socialInclusão escolarSoccerToolSocial inclusionSchool inclusionFútbolHerramientaInclusión socialInclusión escolarThe Social Sport Project was developed in a school in Porto Alegre aiming to include black and popular class athletes in school. The objective was to verify if the soccer can be a tool of social and scholastic inclusion. It was a participatory qualitative and observational research. The fact that students play soccer facilitated theiracceptance in school, and the habitusac-quired in the sport made them safer and more mature to deal with everyday difficulties. Final-ly, it is concluded that football, as well as sport in general, is a powerful tool in the process of social inclusion and schooling of young peopleO Projeto Esporte Social foi desenvolvido em uma escola particular de Porto Alegre visando aincluir atletas negros e de classes populares nestaescola. O objetivo do estudo foi verificar se o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão social e escolar. Foi uma pesquisa qualitativa e observacional participativa. O fato dos alunos jogarem futebol facilitou sua aceitação na esco-la, e o habitusadquirido no esporte tornou-os mais seguros e maduros para lidarem com as dificuldades cotidianas. Por fim, conclui-se que o futebol, assim como o esporte em geral, constitui uma ferramenta poderosa no processo deinclusão social e escolar de jovensEl Proyecto Deporte Social fue desarrollado en una escuela de Porto Alegre para incluir a atletas negros y de clases populares en la escuela. Se objetivó verificar si el fútbol puede ser una herramienta de inclusión social y escolar. Fue una investigación cualitativa y observacio-nal participativa. El hecho de que los alumnos jugar fútbol facilitó su aceptación en la escuela, y el "habitus" adquirido en el deporte les hizo más seguros y maduros para lidiar con las dificultades cotidianas. Por último, se concluye que el fútbol, así como el deporte en general, constituye una herramienta poderosa en el proceso de inclusión social y escolar de jóvenes.Pensar a Prática2021-12-07T18:36:23Z2021-12-07T18:36:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBALZANO, Otávio Nogueira et al. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62794Balzano, Otávio NogueiraRodrigues, Abraham Lincoln de PaulaSilva, Gilberto Ferreira daMunsberg, João Alberto Steffenporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T18:36:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62794Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-12-07T18:36:23Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar
The soccer as a tool for social and school inclusion
title O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar
spellingShingle O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar
Balzano, Otávio Nogueira
Futebol
Ferramenta
Inclusão social
Inclusão escolar
Soccer
Tool
Social inclusion
School inclusion
Fútbol
Herramienta
Inclusión social
Inclusión escolar
title_short O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar
title_full O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar
title_fullStr O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar
title_full_unstemmed O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar
title_sort O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar
author Balzano, Otávio Nogueira
author_facet Balzano, Otávio Nogueira
Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula
Silva, Gilberto Ferreira da
Munsberg, João Alberto Steffen
author_role author
author2 Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula
Silva, Gilberto Ferreira da
Munsberg, João Alberto Steffen
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balzano, Otávio Nogueira
Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula
Silva, Gilberto Ferreira da
Munsberg, João Alberto Steffen
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Ferramenta
Inclusão social
Inclusão escolar
Soccer
Tool
Social inclusion
School inclusion
Fútbol
Herramienta
Inclusión social
Inclusión escolar
topic Futebol
Ferramenta
Inclusão social
Inclusão escolar
Soccer
Tool
Social inclusion
School inclusion
Fútbol
Herramienta
Inclusión social
Inclusión escolar
description The Social Sport Project was developed in a school in Porto Alegre aiming to include black and popular class athletes in school. The objective was to verify if the soccer can be a tool of social and scholastic inclusion. It was a participatory qualitative and observational research. The fact that students play soccer facilitated theiracceptance in school, and the habitusac-quired in the sport made them safer and more mature to deal with everyday difficulties. Final-ly, it is concluded that football, as well as sport in general, is a powerful tool in the process of social inclusion and schooling of young people
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-12-07T18:36:23Z
2021-12-07T18:36:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BALZANO, Otávio Nogueira et al. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62794
identifier_str_mv BALZANO, Otávio Nogueira et al. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pensar a Prática
publisher.none.fl_str_mv Pensar a Prática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935804128034816