Artificiosa perversão: diário de um sedutor e a estética do século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32889 |
Resumo: | In this paper we try to analyse how a “contriving heart of a perverse man", namely, the aesthetics of Johannes, protagonist of The Seducer's Diary, by Kierkegaard, might be related to some questions raised by XIXTH aesthetics. Our argument adopts the following train of thought: first, a brief review of these question, starting with the analysis raised by Italian philosopher Giorgio Agamben in The Man Without Content; second, introducing Johannes inside the fresco of characters commented by the philosopher (Frenhofer; Catoblepas; Monsieur Jourdain; Rameau), in order to analyse in which ways his ideas deepens and/or changes the aesthetics raised within our time frame. |
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Artificiosa perversão: diário de um sedutor e a estética do século XXContriving perversion: diary of a seducer and XIXth aestheticsDiário de um sedutorEstética do século XIXArtifícioPerversãoIn this paper we try to analyse how a “contriving heart of a perverse man", namely, the aesthetics of Johannes, protagonist of The Seducer's Diary, by Kierkegaard, might be related to some questions raised by XIXTH aesthetics. Our argument adopts the following train of thought: first, a brief review of these question, starting with the analysis raised by Italian philosopher Giorgio Agamben in The Man Without Content; second, introducing Johannes inside the fresco of characters commented by the philosopher (Frenhofer; Catoblepas; Monsieur Jourdain; Rameau), in order to analyse in which ways his ideas deepens and/or changes the aesthetics raised within our time frame.Diário de um sedutor, primeiro capítulo da obra Ou isso, ou aquilo: um fragmento de vida, publicado por Søren Kierkegaard, em 1843, apresenta a “consciência artificiosa de um homem perverso", a saber: as entradas do diário do protagonista Johannes, um jovem esteta boêmio, dedicadas ao relato dos diversos artifícios de que lançou mão na conquista e desenvolvimento sensual da pura Cordelia, sua amada. Tendo em vista ser considerado tanto pelo narrador quanto pelo autor como uma espécie de “estudo” estético, o presente artigo busca relacionar as ideias de Johannes com outras noções de estética do século XIX. Para tal, iremos: primeiro, fazer uma breve revisão dessas questões, partindo das análises do filósofo Giorgio Agamben, em O homem sem conteúdo; segundo, introduzir, no afresco de personagens comentadas pelo filósofo (o pintor Frenhofer, do conto A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac; Monsieur Jourdain, protagonista da peça de Moliére; e o Sobrinho de Rameau, do diálogo filosófico imaginado por Diderot), a figura de Johannes, buscando analisar de que modo ele aprofunda e/ou altera a concepção estética possível de ser levantada neste recorte temporal.Revista Entrelaces2018-06-14T15:34:08Z2018-06-14T15:34:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPENA, Victor Hermann Mendes. Artificiosa perversão: diário de um sedutor e a estética do século XX. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 11, p. 12-27, jan./mar. 2018.1980-4571 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32889Pena, Victor Hermann Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:15:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32889Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:24.557707Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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