Comparação do relato escrito e atuação dos profissionais de enfermagem na administração de medicamentos na pediatria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43445 |
Resumo: | A segurança do paciente tem sido foco de amplas discussões em diversos espaços e no meio hospitalar tem gerado um amplo debate de repercussão mundial. Objetiva-se comparar o relato escrito com a prática assistencial dos profissionais de Enfermagem no processo de administração de medicamento em crianças internadas em um hospital pediátrico. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, em que serão analisados dados secundários, provenientes dos estudos: A - Construção e validação do instrumento de avaliação das ações para promoção da segurança do paciente na administração de medicamentos em pediatria, desenvolvido em 2016; e B - Desempenho dos profissionais e enfermagem no processo de administração de medicamento endovenoso em pediatria, desenvolvido em 2017. Os estudos foram desenvolvidos em um hospital pediátrico de Fortaleza-Ceará. Para coleta dos dados, levantaram-se os domínios dos nove certos no processo de administração de medicamentos em ambos os estudos. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e fundamentados na literatura pertinente à temática. No estudo A, foi construído um instrumento para avaliação da segurança do paciente na administração de medicamentos (ASPAM) para autopreenchimento do profissional de enfermagem conforme sua prática habitual. No estudo B, foi realizada a observação da prática do profissional de enfermagem na administração de medicamento endovenoso em pediatria através de um instrumento do tipo check list. Os estudos comparados foram aprovados em comitê de ética sob parecer no 1.376.514 (estudo A) e 2.043.123 (estudo B). Como resultados, constatou-se que nos domínios paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa e registro certo, forma certa, todas as ações relatadas por escrito pelos profissionais foram condizentes nas observações da prática profissional que são desempenhadas de maneira satisfatória (˃70%), sendo as ações comparadas dos domínios hora certa, registro certo, forma certa, estatisticamente significantes (p<0,05), tendo resultados semelhantes do relato escrito com a prática das ações. No domínio dose certa, das três ações comparadas duas foram satisfatórias (˃70%), confirmando que o relato escrito dos profissionais é realmente desempenhado na prática, não diferindo o relato escrito com a prática das ações, e uma insatisfatória (<70%), das três ações apenas a ação de utilizar instrumentos para medir doses com exatidão foi estatisticamente significante p<0,05). No domínio orientação certa (p<0,0001) e resposta certa (p=0,263) ambas obtiveram resultados insatisfatórios (<70%), diferindo o relato escrito com a prática das ações. Com isso, este estudo permitiu comparar relato escrito com a prática assistencial dos profissionais de Enfermagem no processo de administração de medicamento em crianças, identificando o diagnóstico situacional da equipe de Enfermagem sobre o desempenho do processo medicamentoso na pediatria, correspondendo a uma assistência satisfatória (>70%) em onze das quinze ações comparadas do processo de administração de medicamentos na pediatria. |
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