Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Miguel Jocélio Alves da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3648
Resumo: SILVA, Miguel Jocélio Alves da. Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças. 2011. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
id UFC-7_caeacddfd33bbff23005e62363e2cb99
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/3648
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das criançasSaberes do DocentePrática docenteAprendizagem matemáticaMatemática – Estudo e ensino – Fortaleza (CE)Professores de matemática – Formação – Fortaleza (CE)AprendizagemSILVA, Miguel Jocélio Alves da. Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças. 2011. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.O presente estudo é uma investigação sobre os saberes e práticas das professoras do 5º ano em Sobral – Ceará, em relação à matemática. Teve como objetivo verificar como estes saberes e práticas se transformam em aprendizagem das crianças, tendo como referência os dados do Saeb/Prova Brasil, expressos nos dados do IDEB no período de 2005 a 2009. Está fundamentado nas obras de Perrenoud, Gauthier, Tardif, Lessard e Jacques Therrien. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso múltiplo, realizado com duas professores do município de Sobral, que trabalharam em turmas do 5º ano, o maior tempo possível no período de 2005 a 2009 e cujas escolas apresentaram evolução significativa nos resultados de matemática do Saeb/Prova Brasil, expressos nos dados do IDEB neste período. Os dados foram coletados através de análise documental, entrevista semi estruturada e observação de sala de aula, utilizando-se o Roteiro de observação e o Quadro de observação diária de sala de aula. A partir da análise e comparação dos dados coletados chegou-se a alguns resultados. Estes resultados demonstram que de fato os saberes e as práticas das professoras pesquisadas, referenciados por uma formação permanente qualificada e focada na aprendizagem dos estudantes, com clareza dos objetivos educacionais e com metas estabelecidas e condições adequadas, pode sim ser fator determinante na aquisição da aprendizagem matemática que se expressa nos dados do IDEB, mas que é necessário um olhar mais qualificado para alguns elementos presentes neste processo, como a redução de atividades com outros conteúdos curriculares, tempo necessário para que escolas e professoras se apropriem efetivamente dos resultados das avaliações e de suas análises e de uma formação permanente que possibilite às professoras, um aprofundamento das questões teóricas presentes no processo de educação-aprendizagem das crianças. O entendimento que fica ao final desta pesquisa é que a rede municipal de Sobral, as escolas e as professoras pesquisadas, indicam um caminho para ser observado, estudado, resignificado e porque não seguido, com as devidas correções, adaptações e melhoramentos, para que efetivamente os índices expressos no IDEB, representem melhores estudantes, com melhores possibilidades do exercício pleno da cidadania, a qual sem uma educação de qualidade, é mero discurso, sem sentido social efetivo e mudanças efetivas na sociedade.http://www.teses.ufc.brRibeiro, Luís Távora FurtadoSilva, Miguel Jocélio Alves da2012-08-09T12:03:04Z2012-08-09T12:03:04Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, M. J. A. ; Ribeiro, L. T. F. (2011)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3648porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-19T16:32:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/3648Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:53.854943Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças
title Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças
spellingShingle Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças
Silva, Miguel Jocélio Alves da
Saberes do Docente
Prática docente
Aprendizagem matemática
Matemática – Estudo e ensino – Fortaleza (CE)
Professores de matemática – Formação – Fortaleza (CE)
Aprendizagem
title_short Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças
title_full Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças
title_fullStr Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças
title_full_unstemmed Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças
title_sort Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças
author Silva, Miguel Jocélio Alves da
author_facet Silva, Miguel Jocélio Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Luís Távora Furtado
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Miguel Jocélio Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes do Docente
Prática docente
Aprendizagem matemática
Matemática – Estudo e ensino – Fortaleza (CE)
Professores de matemática – Formação – Fortaleza (CE)
Aprendizagem
topic Saberes do Docente
Prática docente
Aprendizagem matemática
Matemática – Estudo e ensino – Fortaleza (CE)
Professores de matemática – Formação – Fortaleza (CE)
Aprendizagem
description SILVA, Miguel Jocélio Alves da. Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças. 2011. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-08-09T12:03:04Z
2012-08-09T12:03:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, M. J. A. ; Ribeiro, L. T. F. (2011)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3648
identifier_str_mv Silva, M. J. A. ; Ribeiro, L. T. F. (2011)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028950327164928