Saberes e prÃticas docentes das professoras do 5Â ano, matÃria prima para aprendizagem matemÃtica das crianÃas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6882 |
Resumo: | Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraà - UVA |
id |
UFC_9da520b325eeadbe40529e11243df7f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4825 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSaberes e prÃticas docentes das professoras do 5 ano, matÃria prima para aprendizagem matemÃtica das crianÃas. 2011-11-24LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro21417792353http://lattes.cnpq.br/6368042791230986Maria Gilvanise de Oliveira Pontes11240393334Silvia Elizabeth Miranda de Moraes23115084749 http://lattes.cnpq.br/879437039161115330928826368Miguel JocÃlio Alves da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSaberes docentesPrÃticas docentesAprendizagem matemÃticaKnowledge teachersTeaching practices Learning mathematicsEDUCACAOInstituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraà - UVAO presente estudo à uma investigaÃÃo sobre os saberes e prÃticas das professoras do 5 ano em Sobral â CearÃ, em relaÃÃo à matemÃtica. Teve como objetivo verificar como estes saberes e prÃticas se transformam em aprendizagem das crianÃas, tendo como referÃncia os dados do Saeb/Prova Brasil, expressos nos dados do IDEB no perÃodo de 2005 a 2009. Està fundamentado nas obras de Perrenoud, Gauthier, Tardif, Lessard e Jacques Therrien. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso mÃltiplo, realizado com duas professores do municÃpio de Sobral, que trabalharam em turmas do 5 ano, o maior tempo possÃvel no perÃodo de 2005 a 2009 e cujas escolas apresentaram evoluÃÃo significativa nos resultados de matemÃtica do Saeb/Prova Brasil, expressos nos dados do IDEB neste perÃodo. Os dados foram coletados atravÃs de anÃlise documental, entrevista semi estruturada e observaÃÃo de sala de aula, utilizando-se o Roteiro de observaÃÃo e o Quadro de observaÃÃo diÃria de sala de aula. A partir da anÃlise e comparaÃÃo dos dados coletados chegou-se a alguns resultados. Estes resultados demonstram que de fato os saberes e as prÃticas das professoras pesquisadas, referenciados por uma formaÃÃo permanente qualificada e focada na aprendizagem dos estudantes, com clareza dos objetivos educacionais e com metas estabelecidas e condiÃÃes adequadas, pode sim ser fator determinante na aquisiÃÃo da aprendizagem matemÃtica que se expressa nos dados do IDEB, mas que à necessÃrio um olhar mais qualificado para alguns elementos presentes neste processo, como a reduÃÃo de atividades com outros conteÃdos curriculares, tempo necessÃrio para que escolas e professoras se apropriem efetivamente dos resultados das avaliaÃÃes e de suas anÃlises e de uma formaÃÃo permanente que possibilite Ãs professoras, um aprofundamento das questÃes teÃricas presentes no processo de educaÃÃo-aprendizagem das crianÃas. O entendimento que fica ao final desta pesquisa à que a rede municipal de Sobral, as escolas e as professoras pesquisadas, indicam um caminho para ser observado, estudado, resignificado e porque nÃo seguido, com as devidas correÃÃes, adaptaÃÃes e melhoramentos, para que efetivamente os Ãndices expressos no IDEB, representem melhores estudantes, com melhores possibilidades do exercÃcio pleno da cidadania, a qual sem uma educaÃÃo de qualidade, à mero discurso, sem sentido social efetivo e mudanÃas efetivas na sociedade.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6882application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:55Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Saberes e prÃticas docentes das professoras do 5Â ano, matÃria prima para aprendizagem matemÃtica das crianÃas. |
title |
Saberes e prÃticas docentes das professoras do 5Â ano, matÃria prima para aprendizagem matemÃtica das crianÃas. |
spellingShingle |
Saberes e prÃticas docentes das professoras do 5Â ano, matÃria prima para aprendizagem matemÃtica das crianÃas. Miguel JocÃlio Alves da Silva Saberes docentes PrÃticas docentes Aprendizagem matemÃtica Knowledge teachers Teaching practices Learning mathematics EDUCACAO |
title_short |
Saberes e prÃticas docentes das professoras do 5Â ano, matÃria prima para aprendizagem matemÃtica das crianÃas. |
title_full |
Saberes e prÃticas docentes das professoras do 5Â ano, matÃria prima para aprendizagem matemÃtica das crianÃas. |
title_fullStr |
Saberes e prÃticas docentes das professoras do 5Â ano, matÃria prima para aprendizagem matemÃtica das crianÃas. |
title_full_unstemmed |
Saberes e prÃticas docentes das professoras do 5Â ano, matÃria prima para aprendizagem matemÃtica das crianÃas. |
title_sort |
Saberes e prÃticas docentes das professoras do 5Â ano, matÃria prima para aprendizagem matemÃtica das crianÃas. |
author |
Miguel JocÃlio Alves da Silva |
author_facet |
Miguel JocÃlio Alves da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
21417792353 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6368042791230986 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
11240393334 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silvia Elizabeth Miranda de Moraes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
23115084749 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8794370391611153 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
30928826368 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel JocÃlio Alves da Silva |
contributor_str_mv |
LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro Maria Gilvanise de Oliveira Pontes Silvia Elizabeth Miranda de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes docentes PrÃticas docentes Aprendizagem matemÃtica |
topic |
Saberes docentes PrÃticas docentes Aprendizagem matemÃtica Knowledge teachers Teaching practices Learning mathematics EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Knowledge teachers Teaching practices Learning mathematics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraà - UVA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente estudo à uma investigaÃÃo sobre os saberes e prÃticas das professoras do 5 ano em Sobral â CearÃ, em relaÃÃo à matemÃtica. Teve como objetivo verificar como estes saberes e prÃticas se transformam em aprendizagem das crianÃas, tendo como referÃncia os dados do Saeb/Prova Brasil, expressos nos dados do IDEB no perÃodo de 2005 a 2009. Està fundamentado nas obras de Perrenoud, Gauthier, Tardif, Lessard e Jacques Therrien. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso mÃltiplo, realizado com duas professores do municÃpio de Sobral, que trabalharam em turmas do 5 ano, o maior tempo possÃvel no perÃodo de 2005 a 2009 e cujas escolas apresentaram evoluÃÃo significativa nos resultados de matemÃtica do Saeb/Prova Brasil, expressos nos dados do IDEB neste perÃodo. Os dados foram coletados atravÃs de anÃlise documental, entrevista semi estruturada e observaÃÃo de sala de aula, utilizando-se o Roteiro de observaÃÃo e o Quadro de observaÃÃo diÃria de sala de aula. A partir da anÃlise e comparaÃÃo dos dados coletados chegou-se a alguns resultados. Estes resultados demonstram que de fato os saberes e as prÃticas das professoras pesquisadas, referenciados por uma formaÃÃo permanente qualificada e focada na aprendizagem dos estudantes, com clareza dos objetivos educacionais e com metas estabelecidas e condiÃÃes adequadas, pode sim ser fator determinante na aquisiÃÃo da aprendizagem matemÃtica que se expressa nos dados do IDEB, mas que à necessÃrio um olhar mais qualificado para alguns elementos presentes neste processo, como a reduÃÃo de atividades com outros conteÃdos curriculares, tempo necessÃrio para que escolas e professoras se apropriem efetivamente dos resultados das avaliaÃÃes e de suas anÃlises e de uma formaÃÃo permanente que possibilite Ãs professoras, um aprofundamento das questÃes teÃricas presentes no processo de educaÃÃo-aprendizagem das crianÃas. O entendimento que fica ao final desta pesquisa à que a rede municipal de Sobral, as escolas e as professoras pesquisadas, indicam um caminho para ser observado, estudado, resignificado e porque nÃo seguido, com as devidas correÃÃes, adaptaÃÃes e melhoramentos, para que efetivamente os Ãndices expressos no IDEB, representem melhores estudantes, com melhores possibilidades do exercÃcio pleno da cidadania, a qual sem uma educaÃÃo de qualidade, à mero discurso, sem sentido social efetivo e mudanÃas efetivas na sociedade. |
description |
Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraà - UVA |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6882 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295153838882816 |