Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nascimento, Raimundo Benedito do
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001fgrz
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41393
Resumo: O cenário atual em que vivemos reflete um mundo globalizado, competitivo, cheio de inovações organizacionais e tecnológicas. Esse cenário, de rápidas transformações, vem exigindo das instituições respostas ágeis no sentido de atendimento à diversidade de demanda em que se deparam e, muitas vezes, da capacidade de resposta a grandes desafios depende o futuro das organizações. Essa realidade não difere nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. Com uma crescente demanda e grande depressão orçamentária, é exigido das IFES respostas a desafios cada vez mais complexos, tais como, produção de alta tecnologia, formação de mão-de-obra de alto nível, treinamento para atendimento de demandas imediatas do mundo do trabalho, formação qualificada para inovações, preservação e desenvolvimento da alta cultura, recuperação da cultura popular, educação continuada, pesquisa de ponta, entre outros.[...]
id UFC-7_cc1ef9354bf614789c414b9ce31fc3b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41393
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do CearáMundo globalizadoOrganizações tecnológicasTreinamentosO cenário atual em que vivemos reflete um mundo globalizado, competitivo, cheio de inovações organizacionais e tecnológicas. Esse cenário, de rápidas transformações, vem exigindo das instituições respostas ágeis no sentido de atendimento à diversidade de demanda em que se deparam e, muitas vezes, da capacidade de resposta a grandes desafios depende o futuro das organizações. Essa realidade não difere nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. Com uma crescente demanda e grande depressão orçamentária, é exigido das IFES respostas a desafios cada vez mais complexos, tais como, produção de alta tecnologia, formação de mão-de-obra de alto nível, treinamento para atendimento de demandas imediatas do mundo do trabalho, formação qualificada para inovações, preservação e desenvolvimento da alta cultura, recuperação da cultura popular, educação continuada, pesquisa de ponta, entre outros.[...]UFC2019-05-06T12:49:25Z2019-05-06T12:49:25Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2031-2038.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41393ark:/83112/001300001fgrzCavalcante, Sueli Maria de AraújoNascimento, Raimundo Benedito doporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41393Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:15.417310Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará
title Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Mundo globalizado
Organizações tecnológicas
Treinamentos
title_short Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará
title_full Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará
title_sort Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará
author Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
author_facet Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Nascimento, Raimundo Benedito do
author_role author
author2 Nascimento, Raimundo Benedito do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Nascimento, Raimundo Benedito do
dc.subject.por.fl_str_mv Mundo globalizado
Organizações tecnológicas
Treinamentos
topic Mundo globalizado
Organizações tecnológicas
Treinamentos
description O cenário atual em que vivemos reflete um mundo globalizado, competitivo, cheio de inovações organizacionais e tecnológicas. Esse cenário, de rápidas transformações, vem exigindo das instituições respostas ágeis no sentido de atendimento à diversidade de demanda em que se deparam e, muitas vezes, da capacidade de resposta a grandes desafios depende o futuro das organizações. Essa realidade não difere nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. Com uma crescente demanda e grande depressão orçamentária, é exigido das IFES respostas a desafios cada vez mais complexos, tais como, produção de alta tecnologia, formação de mão-de-obra de alto nível, treinamento para atendimento de demandas imediatas do mundo do trabalho, formação qualificada para inovações, preservação e desenvolvimento da alta cultura, recuperação da cultura popular, educação continuada, pesquisa de ponta, entre outros.[...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-05-06T12:49:25Z
2019-05-06T12:49:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2031-2038.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41393
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001fgrz
identifier_str_mv CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. Avaliação institucional: um modelo integrado de informações executivas gerador de indicadores institucionais fundamentado no “Balanced Scorecard”: o caso da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2031-2038.
9788589872423
ark:/83112/001300001fgrz
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFC
publisher.none.fl_str_mv UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373953425506304