Acidentes domésticos com crianças na primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Emile Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pinheiro, Sarah Rayssa Cordeiro Sales, Lima, Essyo Pedro Moreira de, Martins, Mariana Cavalcante, Gubert, Fabiane do Amaral
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45463
Resumo: O objetivo da pesquisa foi identificar os conhecimentos de pais e/ou cuidadores sobre medidas preventivas para acidentes na primeira infância. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem predominantemente quantitativa. O estudo foi realizado no Centro de Desenvolvimento da Família (CEDEFAM) ligado a Universidade Federal do Ceará. Os resultados evidenciam a importância de serem desenvolvidas mais ações para prevenção de acidentes domésticos, além de abordagem da temática nas visitas domiciliares por profissionais de saúde. A partir das consultas de puericultura deve-se empoderar os cuidadores para identificação de riscos potenciais de injúrias. O estudo demonstra ainda que há predominância dos acidentes domésticos infantis em populações de baixa renda, de escolaridade média, de idade jovem e com várias pessoas morando dentro da mesma residência. Além disso, percebe-se necessidade de serem fortalecidos conhecimentos junto a esta população a fim de diminuir e prevenir a ocorrência de acidentes. Com isso, percebe-se a importância de serem criados programas e ações de prevenção de acidentes domésticos, além de haver a abordagem da temática nas visitas domiciliares por parte dos agentes comunitários de saúde e nas consultas de puericultura principalmente por médicos e enfermeiros, empoderando os cuidadores a identificarem riscos potenciais de injúrias e assim prevenirem ocorrências que possam contribuir para o aumento das taxas de mortalidade e morbidade infantis. Os enfermeiros, como principais realizadores da educação em saúde, necessitam aprimorar seus conhecimentos e suas práticas para planejar e concretizar meios de difundir conhecimentos preventivos de lesões não intencionais.
id UFC-7_cdd13577d933ab93c98837bb3867b1af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45463
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Acidentes domésticos com crianças na primeira infânciaAcidentes domésticosPuericulturaAtenção primária à saúdeO objetivo da pesquisa foi identificar os conhecimentos de pais e/ou cuidadores sobre medidas preventivas para acidentes na primeira infância. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem predominantemente quantitativa. O estudo foi realizado no Centro de Desenvolvimento da Família (CEDEFAM) ligado a Universidade Federal do Ceará. Os resultados evidenciam a importância de serem desenvolvidas mais ações para prevenção de acidentes domésticos, além de abordagem da temática nas visitas domiciliares por profissionais de saúde. A partir das consultas de puericultura deve-se empoderar os cuidadores para identificação de riscos potenciais de injúrias. O estudo demonstra ainda que há predominância dos acidentes domésticos infantis em populações de baixa renda, de escolaridade média, de idade jovem e com várias pessoas morando dentro da mesma residência. Além disso, percebe-se necessidade de serem fortalecidos conhecimentos junto a esta população a fim de diminuir e prevenir a ocorrência de acidentes. Com isso, percebe-se a importância de serem criados programas e ações de prevenção de acidentes domésticos, além de haver a abordagem da temática nas visitas domiciliares por parte dos agentes comunitários de saúde e nas consultas de puericultura principalmente por médicos e enfermeiros, empoderando os cuidadores a identificarem riscos potenciais de injúrias e assim prevenirem ocorrências que possam contribuir para o aumento das taxas de mortalidade e morbidade infantis. Os enfermeiros, como principais realizadores da educação em saúde, necessitam aprimorar seus conhecimentos e suas práticas para planejar e concretizar meios de difundir conhecimentos preventivos de lesões não intencionais.Universidade Federal do Ceará2019-09-05T15:15:52Z2019-09-05T15:15:52Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARROS, Emile Costa et al. Acidentes domésticos com crianças na primeira infância. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45463Barros, Emile CostaPinheiro, Sarah Rayssa Cordeiro SalesLima, Essyo Pedro Moreira deMartins, Mariana CavalcanteGubert, Fabiane do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:26:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45463Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:53.199437Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acidentes domésticos com crianças na primeira infância
title Acidentes domésticos com crianças na primeira infância
spellingShingle Acidentes domésticos com crianças na primeira infância
Barros, Emile Costa
Acidentes domésticos
Puericultura
Atenção primária à saúde
title_short Acidentes domésticos com crianças na primeira infância
title_full Acidentes domésticos com crianças na primeira infância
title_fullStr Acidentes domésticos com crianças na primeira infância
title_full_unstemmed Acidentes domésticos com crianças na primeira infância
title_sort Acidentes domésticos com crianças na primeira infância
author Barros, Emile Costa
author_facet Barros, Emile Costa
Pinheiro, Sarah Rayssa Cordeiro Sales
Lima, Essyo Pedro Moreira de
Martins, Mariana Cavalcante
Gubert, Fabiane do Amaral
author_role author
author2 Pinheiro, Sarah Rayssa Cordeiro Sales
Lima, Essyo Pedro Moreira de
Martins, Mariana Cavalcante
Gubert, Fabiane do Amaral
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Emile Costa
Pinheiro, Sarah Rayssa Cordeiro Sales
Lima, Essyo Pedro Moreira de
Martins, Mariana Cavalcante
Gubert, Fabiane do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes domésticos
Puericultura
Atenção primária à saúde
topic Acidentes domésticos
Puericultura
Atenção primária à saúde
description O objetivo da pesquisa foi identificar os conhecimentos de pais e/ou cuidadores sobre medidas preventivas para acidentes na primeira infância. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem predominantemente quantitativa. O estudo foi realizado no Centro de Desenvolvimento da Família (CEDEFAM) ligado a Universidade Federal do Ceará. Os resultados evidenciam a importância de serem desenvolvidas mais ações para prevenção de acidentes domésticos, além de abordagem da temática nas visitas domiciliares por profissionais de saúde. A partir das consultas de puericultura deve-se empoderar os cuidadores para identificação de riscos potenciais de injúrias. O estudo demonstra ainda que há predominância dos acidentes domésticos infantis em populações de baixa renda, de escolaridade média, de idade jovem e com várias pessoas morando dentro da mesma residência. Além disso, percebe-se necessidade de serem fortalecidos conhecimentos junto a esta população a fim de diminuir e prevenir a ocorrência de acidentes. Com isso, percebe-se a importância de serem criados programas e ações de prevenção de acidentes domésticos, além de haver a abordagem da temática nas visitas domiciliares por parte dos agentes comunitários de saúde e nas consultas de puericultura principalmente por médicos e enfermeiros, empoderando os cuidadores a identificarem riscos potenciais de injúrias e assim prevenirem ocorrências que possam contribuir para o aumento das taxas de mortalidade e morbidade infantis. Os enfermeiros, como principais realizadores da educação em saúde, necessitam aprimorar seus conhecimentos e suas práticas para planejar e concretizar meios de difundir conhecimentos preventivos de lesões não intencionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-09-05T15:15:52Z
2019-09-05T15:15:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Emile Costa et al. Acidentes domésticos com crianças na primeira infância. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45463
identifier_str_mv BARROS, Emile Costa et al. Acidentes domésticos com crianças na primeira infância. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028917256126464