A função social da escola pública no contexto atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sousa, Antonio Oziêlton de Brito, Freitas, Raquel Lima de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39125
Resumo: A inserção no mundo escolar institucionalmente constituído é um dos meios pelos quais tem início a vida social propriamente dita, é o momento em que há uma aproximação com o outro que não faz parte dos laços familiares, constituindo novas relações sociais. Além desta socialização, a escola apresenta-se com outra função que interferi na vida das pessoas e dos cidadãos, é um encontro com o conhecimento sistematizado e produzido pela humanidade no decorrer da sua história. Compreende-se que o acesso ao ensino institucionalizado e mais especificamente aos conteúdos produzidos culturalmente pela humanidade ao longo do tempo pode caracterizar a escola como reprodutora das relações de poder entre as classes vigentes na sociedade ou como transformadora dessas relações. [...]
id UFC-7_ce3472d49b294dd409dd1c4842dc31d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39125
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A função social da escola pública no contexto atualVida SocialHistóriaTransformaçãoA inserção no mundo escolar institucionalmente constituído é um dos meios pelos quais tem início a vida social propriamente dita, é o momento em que há uma aproximação com o outro que não faz parte dos laços familiares, constituindo novas relações sociais. Além desta socialização, a escola apresenta-se com outra função que interferi na vida das pessoas e dos cidadãos, é um encontro com o conhecimento sistematizado e produzido pela humanidade no decorrer da sua história. Compreende-se que o acesso ao ensino institucionalizado e mais especificamente aos conteúdos produzidos culturalmente pela humanidade ao longo do tempo pode caracterizar a escola como reprodutora das relações de poder entre as classes vigentes na sociedade ou como transformadora dessas relações. [...]2019-01-24T14:27:56Z2019-01-24T14:27:56Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito, FREITAS, Raquel Lima de. A função social da escola pública no contexto atual. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 377-387.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39125Rafael, Ivania Maria de Sousa CarvalhoSousa, Antonio Oziêlton de BritoFreitas, Raquel Lima deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39125Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:04.355619Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A função social da escola pública no contexto atual
title A função social da escola pública no contexto atual
spellingShingle A função social da escola pública no contexto atual
Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho
Vida Social
História
Transformação
title_short A função social da escola pública no contexto atual
title_full A função social da escola pública no contexto atual
title_fullStr A função social da escola pública no contexto atual
title_full_unstemmed A função social da escola pública no contexto atual
title_sort A função social da escola pública no contexto atual
author Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho
author_facet Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho
Sousa, Antonio Oziêlton de Brito
Freitas, Raquel Lima de
author_role author
author2 Sousa, Antonio Oziêlton de Brito
Freitas, Raquel Lima de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho
Sousa, Antonio Oziêlton de Brito
Freitas, Raquel Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Vida Social
História
Transformação
topic Vida Social
História
Transformação
description A inserção no mundo escolar institucionalmente constituído é um dos meios pelos quais tem início a vida social propriamente dita, é o momento em que há uma aproximação com o outro que não faz parte dos laços familiares, constituindo novas relações sociais. Além desta socialização, a escola apresenta-se com outra função que interferi na vida das pessoas e dos cidadãos, é um encontro com o conhecimento sistematizado e produzido pela humanidade no decorrer da sua história. Compreende-se que o acesso ao ensino institucionalizado e mais especificamente aos conteúdos produzidos culturalmente pela humanidade ao longo do tempo pode caracterizar a escola como reprodutora das relações de poder entre as classes vigentes na sociedade ou como transformadora dessas relações. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-24T14:27:56Z
2019-01-24T14:27:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito, FREITAS, Raquel Lima de. A função social da escola pública no contexto atual. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 377-387.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39125
identifier_str_mv RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito, FREITAS, Raquel Lima de. A função social da escola pública no contexto atual. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 377-387.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028722647760896