A função social da escola pública no contexto atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39125 |
Resumo: | A inserção no mundo escolar institucionalmente constituído é um dos meios pelos quais tem início a vida social propriamente dita, é o momento em que há uma aproximação com o outro que não faz parte dos laços familiares, constituindo novas relações sociais. Além desta socialização, a escola apresenta-se com outra função que interferi na vida das pessoas e dos cidadãos, é um encontro com o conhecimento sistematizado e produzido pela humanidade no decorrer da sua história. Compreende-se que o acesso ao ensino institucionalizado e mais especificamente aos conteúdos produzidos culturalmente pela humanidade ao longo do tempo pode caracterizar a escola como reprodutora das relações de poder entre as classes vigentes na sociedade ou como transformadora dessas relações. [...] |
id |
UFC-7_ce3472d49b294dd409dd1c4842dc31d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39125 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A função social da escola pública no contexto atualVida SocialHistóriaTransformaçãoA inserção no mundo escolar institucionalmente constituído é um dos meios pelos quais tem início a vida social propriamente dita, é o momento em que há uma aproximação com o outro que não faz parte dos laços familiares, constituindo novas relações sociais. Além desta socialização, a escola apresenta-se com outra função que interferi na vida das pessoas e dos cidadãos, é um encontro com o conhecimento sistematizado e produzido pela humanidade no decorrer da sua história. Compreende-se que o acesso ao ensino institucionalizado e mais especificamente aos conteúdos produzidos culturalmente pela humanidade ao longo do tempo pode caracterizar a escola como reprodutora das relações de poder entre as classes vigentes na sociedade ou como transformadora dessas relações. [...]2019-01-24T14:27:56Z2019-01-24T14:27:56Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito, FREITAS, Raquel Lima de. A função social da escola pública no contexto atual. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 377-387.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39125Rafael, Ivania Maria de Sousa CarvalhoSousa, Antonio Oziêlton de BritoFreitas, Raquel Lima deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39125Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:04.355619Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função social da escola pública no contexto atual |
title |
A função social da escola pública no contexto atual |
spellingShingle |
A função social da escola pública no contexto atual Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho Vida Social História Transformação |
title_short |
A função social da escola pública no contexto atual |
title_full |
A função social da escola pública no contexto atual |
title_fullStr |
A função social da escola pública no contexto atual |
title_full_unstemmed |
A função social da escola pública no contexto atual |
title_sort |
A função social da escola pública no contexto atual |
author |
Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho |
author_facet |
Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho Sousa, Antonio Oziêlton de Brito Freitas, Raquel Lima de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Antonio Oziêlton de Brito Freitas, Raquel Lima de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho Sousa, Antonio Oziêlton de Brito Freitas, Raquel Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vida Social História Transformação |
topic |
Vida Social História Transformação |
description |
A inserção no mundo escolar institucionalmente constituído é um dos meios pelos quais tem início a vida social propriamente dita, é o momento em que há uma aproximação com o outro que não faz parte dos laços familiares, constituindo novas relações sociais. Além desta socialização, a escola apresenta-se com outra função que interferi na vida das pessoas e dos cidadãos, é um encontro com o conhecimento sistematizado e produzido pela humanidade no decorrer da sua história. Compreende-se que o acesso ao ensino institucionalizado e mais especificamente aos conteúdos produzidos culturalmente pela humanidade ao longo do tempo pode caracterizar a escola como reprodutora das relações de poder entre as classes vigentes na sociedade ou como transformadora dessas relações. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-24T14:27:56Z 2019-01-24T14:27:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito, FREITAS, Raquel Lima de. A função social da escola pública no contexto atual. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 377-387. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39125 |
identifier_str_mv |
RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito, FREITAS, Raquel Lima de. A função social da escola pública no contexto atual. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 377-387. 978 85 7915 171 2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028722647760896 |