Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51256 |
Resumo: | Este relatório se destina à publicização de um conjunto de ações de trabalho vinculadas ao estágio pós-doutoral, que compreendeu o período de 10 de julho de 2017 a 28 de junho de 2019. A licença para estudos pós-doutorais é garantida pela Lei nº 8.352/02 do estado da Bahia, bem como amparada pela resolução nº 23/2003 do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O plano de trabalho desenvolvido articulado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (doravante PPGL) da Universidade Federal do Ceará (doravante UFC) e à supervisão da colega Profa. Dra. Eulália Leurquin foi concluído com êxito, como demonstro ao longo do relatório. Para essa demonstração, o relatório foi organizado em mais 3 seções. Na seção 2, Relato das atividades realizadas com a interlocução com a Profa. Supervisora, descrevo quanti-qualitativamente todas as atividades realizadas em reuniões de trabalho com a supervisora e o faço, não de modo temporal, mas agrupando as ações de trabalho em 2 grandes blocos, quais sejam: 1) aquelas realizadas, durante o meu período de permanência no campus Benfica da UFC, articuladas à minha participação e engajamento na agenda do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA - CNPQ/UFC) sob liderança da Profa. Leurquin e aquelas 2) vinculadas à pesquisa de campo de natureza etnográfica realizada na cidade de Munique na Alemanha. Esse movimento argumentativo permite-me não apenas melhor circunstanciar as atividades desenvolvidas, mas sobretudo favorecem a demonstração do papel fundamental da interlocução com a colega para as (re)tomadas coletivas de decisões ao longo de todo o estágio pós-doutoral. A isso se soma o fato de que, ao organizar desse modo o meu projeto de dizer, a seção 2 poderá ser lida isoladamente, em função de otimização de tempo, à plenária do colegiado do PPGL da UFC para apreciação do relatório. Já a seção 3, Relato de outras atividades de orientação e docência mantidas durante o estágio, embora não interesse necessariamente ao PPGL UFC, já que trata de ações relativas ao meu vínculo com a UESB apartadas do estágio de pós-doutoramento, precisam, a meu ver, integrar este relatório, uma vez que elas informam sobre uma outra faceta das condições que circundaram o período do estágio. Para auxiliar na visualização quantitativa dos produtos gerados, temos a seção 4: Quadros descritivos de atividades realizadas por semestre (organização que respeita as orientações gerais da Gerência de Pós-Graduação - GPG UESB, conforme modelo de relatório semestral de atividades de pós-graduação) e Tabela-síntese dos produtos gerados em coautoria com a professora-supervisora e também aqueles produzidos em dialogia com meus orientandos do PPGCEL - mestrado. O relatório é encerrado com a Avaliação global do Estágio de pós-doutoramento e perspectivas. |
id |
UFC-7_cfaa46406bd18dc7f2d7159a0f0e8691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51256 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na AlemanhaLinguística AplicadaLetramentoFormação de professoresEnsino de língua estrangeiraEste relatório se destina à publicização de um conjunto de ações de trabalho vinculadas ao estágio pós-doutoral, que compreendeu o período de 10 de julho de 2017 a 28 de junho de 2019. A licença para estudos pós-doutorais é garantida pela Lei nº 8.352/02 do estado da Bahia, bem como amparada pela resolução nº 23/2003 do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O plano de trabalho desenvolvido articulado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (doravante PPGL) da Universidade Federal do Ceará (doravante UFC) e à supervisão da colega Profa. Dra. Eulália Leurquin foi concluído com êxito, como demonstro ao longo do relatório. Para essa demonstração, o relatório foi organizado em mais 3 seções. Na seção 2, Relato das atividades realizadas com a interlocução com a Profa. Supervisora, descrevo quanti-qualitativamente todas as atividades realizadas em reuniões de trabalho com a supervisora e o faço, não de modo temporal, mas agrupando as ações de trabalho em 2 grandes blocos, quais sejam: 1) aquelas realizadas, durante o meu período de permanência no campus Benfica da UFC, articuladas à minha participação e engajamento na agenda do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA - CNPQ/UFC) sob liderança da Profa. Leurquin e aquelas 2) vinculadas à pesquisa de campo de natureza etnográfica realizada na cidade de Munique na Alemanha. Esse movimento argumentativo permite-me não apenas melhor circunstanciar as atividades desenvolvidas, mas sobretudo favorecem a demonstração do papel fundamental da interlocução com a colega para as (re)tomadas coletivas de decisões ao longo de todo o estágio pós-doutoral. A isso se soma o fato de que, ao organizar desse modo o meu projeto de dizer, a seção 2 poderá ser lida isoladamente, em função de otimização de tempo, à plenária do colegiado do PPGL da UFC para apreciação do relatório. Já a seção 3, Relato de outras atividades de orientação e docência mantidas durante o estágio, embora não interesse necessariamente ao PPGL UFC, já que trata de ações relativas ao meu vínculo com a UESB apartadas do estágio de pós-doutoramento, precisam, a meu ver, integrar este relatório, uma vez que elas informam sobre uma outra faceta das condições que circundaram o período do estágio. Para auxiliar na visualização quantitativa dos produtos gerados, temos a seção 4: Quadros descritivos de atividades realizadas por semestre (organização que respeita as orientações gerais da Gerência de Pós-Graduação - GPG UESB, conforme modelo de relatório semestral de atividades de pós-graduação) e Tabela-síntese dos produtos gerados em coautoria com a professora-supervisora e também aqueles produzidos em dialogia com meus orientandos do PPGCEL - mestrado. O relatório é encerrado com a Avaliação global do Estágio de pós-doutoramento e perspectivas.Leurquin, Eulália Vera Lúcia FragaModl, Fernanda de Castro2020-04-14T10:55:14Z2020-04-14T10:55:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfMODL, Fernanda de Castro. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha. 2019. 21 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51256porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-14T10:55:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51256Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:49.044079Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha |
title |
Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha Modl, Fernanda de Castro Linguística Aplicada Letramento Formação de professores Ensino de língua estrangeira |
title_short |
Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha |
title_full |
Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha |
title_sort |
Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha |
author |
Modl, Fernanda de Castro |
author_facet |
Modl, Fernanda de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modl, Fernanda de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Aplicada Letramento Formação de professores Ensino de língua estrangeira |
topic |
Linguística Aplicada Letramento Formação de professores Ensino de língua estrangeira |
description |
Este relatório se destina à publicização de um conjunto de ações de trabalho vinculadas ao estágio pós-doutoral, que compreendeu o período de 10 de julho de 2017 a 28 de junho de 2019. A licença para estudos pós-doutorais é garantida pela Lei nº 8.352/02 do estado da Bahia, bem como amparada pela resolução nº 23/2003 do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O plano de trabalho desenvolvido articulado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (doravante PPGL) da Universidade Federal do Ceará (doravante UFC) e à supervisão da colega Profa. Dra. Eulália Leurquin foi concluído com êxito, como demonstro ao longo do relatório. Para essa demonstração, o relatório foi organizado em mais 3 seções. Na seção 2, Relato das atividades realizadas com a interlocução com a Profa. Supervisora, descrevo quanti-qualitativamente todas as atividades realizadas em reuniões de trabalho com a supervisora e o faço, não de modo temporal, mas agrupando as ações de trabalho em 2 grandes blocos, quais sejam: 1) aquelas realizadas, durante o meu período de permanência no campus Benfica da UFC, articuladas à minha participação e engajamento na agenda do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA - CNPQ/UFC) sob liderança da Profa. Leurquin e aquelas 2) vinculadas à pesquisa de campo de natureza etnográfica realizada na cidade de Munique na Alemanha. Esse movimento argumentativo permite-me não apenas melhor circunstanciar as atividades desenvolvidas, mas sobretudo favorecem a demonstração do papel fundamental da interlocução com a colega para as (re)tomadas coletivas de decisões ao longo de todo o estágio pós-doutoral. A isso se soma o fato de que, ao organizar desse modo o meu projeto de dizer, a seção 2 poderá ser lida isoladamente, em função de otimização de tempo, à plenária do colegiado do PPGL da UFC para apreciação do relatório. Já a seção 3, Relato de outras atividades de orientação e docência mantidas durante o estágio, embora não interesse necessariamente ao PPGL UFC, já que trata de ações relativas ao meu vínculo com a UESB apartadas do estágio de pós-doutoramento, precisam, a meu ver, integrar este relatório, uma vez que elas informam sobre uma outra faceta das condições que circundaram o período do estágio. Para auxiliar na visualização quantitativa dos produtos gerados, temos a seção 4: Quadros descritivos de atividades realizadas por semestre (organização que respeita as orientações gerais da Gerência de Pós-Graduação - GPG UESB, conforme modelo de relatório semestral de atividades de pós-graduação) e Tabela-síntese dos produtos gerados em coautoria com a professora-supervisora e também aqueles produzidos em dialogia com meus orientandos do PPGCEL - mestrado. O relatório é encerrado com a Avaliação global do Estágio de pós-doutoramento e perspectivas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-14T10:55:14Z 2020-04-14T10:55:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MODL, Fernanda de Castro. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha. 2019. 21 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51256 |
identifier_str_mv |
MODL, Fernanda de Castro. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha. 2019. 21 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028735861915648 |