Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pontes Júnior, José Airton de Freitas, Carvalho, Wirla Risany Lima
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória de constituição da Educação Especial no Brasil considerando as primeiras iniciativas de atendimento e a formulação de políticas educacionais destinadas às pessoas com deficiência. A tônica é dada por elementos históricos que buscam situar a Educação Especial no contexto de organização do Estado brasileiro e de suas políticas educacionais. O período analisado compreende os últimos anos do séc. XVIII à década de 1990, quando o discurso da educação inclusiva de pessoas com deficiência ganhou força no Brasil. Esta análise é excerto dos estudos de mestrado1 , assumindo como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica de fontes dedestaque (JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 2005; BUENO, 2008) nas áreas da Educação Especial e educação brasileira (FREITAG, 2005). [...]
id UFC-7_cfcda9b4cd6914ba8a826e55bf2222d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39168
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no BrasilEducação Especial no BrasilEstado BrasileiroCaminho metodológicoO objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória de constituição da Educação Especial no Brasil considerando as primeiras iniciativas de atendimento e a formulação de políticas educacionais destinadas às pessoas com deficiência. A tônica é dada por elementos históricos que buscam situar a Educação Especial no contexto de organização do Estado brasileiro e de suas políticas educacionais. O período analisado compreende os últimos anos do séc. XVIII à década de 1990, quando o discurso da educação inclusiva de pessoas com deficiência ganhou força no Brasil. Esta análise é excerto dos estudos de mestrado1 , assumindo como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica de fontes dedestaque (JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 2005; BUENO, 2008) nas áreas da Educação Especial e educação brasileira (FREITAG, 2005). [...]2019-01-24T19:03:14Z2019-01-24T19:03:14Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 744-756.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168Cardoso, Ana Paula Lima BarbosaPontes Júnior, José Airton de FreitasCarvalho, Wirla Risany Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39168Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:36.937939Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
title Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
spellingShingle Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa
Educação Especial no Brasil
Estado Brasileiro
Caminho metodológico
title_short Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
title_full Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
title_fullStr Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
title_full_unstemmed Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
title_sort Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
author Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa
author_facet Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa
Pontes Júnior, José Airton de Freitas
Carvalho, Wirla Risany Lima
author_role author
author2 Pontes Júnior, José Airton de Freitas
Carvalho, Wirla Risany Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa
Pontes Júnior, José Airton de Freitas
Carvalho, Wirla Risany Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial no Brasil
Estado Brasileiro
Caminho metodológico
topic Educação Especial no Brasil
Estado Brasileiro
Caminho metodológico
description O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória de constituição da Educação Especial no Brasil considerando as primeiras iniciativas de atendimento e a formulação de políticas educacionais destinadas às pessoas com deficiência. A tônica é dada por elementos históricos que buscam situar a Educação Especial no contexto de organização do Estado brasileiro e de suas políticas educacionais. O período analisado compreende os últimos anos do séc. XVIII à década de 1990, quando o discurso da educação inclusiva de pessoas com deficiência ganhou força no Brasil. Esta análise é excerto dos estudos de mestrado1 , assumindo como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica de fontes dedestaque (JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 2005; BUENO, 2008) nas áreas da Educação Especial e educação brasileira (FREITAG, 2005). [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-24T19:03:14Z
2019-01-24T19:03:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 744-756.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168
identifier_str_mv CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 744-756.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028756669857792