Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória de constituição da Educação Especial no Brasil considerando as primeiras iniciativas de atendimento e a formulação de políticas educacionais destinadas às pessoas com deficiência. A tônica é dada por elementos históricos que buscam situar a Educação Especial no contexto de organização do Estado brasileiro e de suas políticas educacionais. O período analisado compreende os últimos anos do séc. XVIII à década de 1990, quando o discurso da educação inclusiva de pessoas com deficiência ganhou força no Brasil. Esta análise é excerto dos estudos de mestrado1 , assumindo como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica de fontes dedestaque (JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 2005; BUENO, 2008) nas áreas da Educação Especial e educação brasileira (FREITAG, 2005). [...] |
id |
UFC-7_cfcda9b4cd6914ba8a826e55bf2222d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39168 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no BrasilEducação Especial no BrasilEstado BrasileiroCaminho metodológicoO objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória de constituição da Educação Especial no Brasil considerando as primeiras iniciativas de atendimento e a formulação de políticas educacionais destinadas às pessoas com deficiência. A tônica é dada por elementos históricos que buscam situar a Educação Especial no contexto de organização do Estado brasileiro e de suas políticas educacionais. O período analisado compreende os últimos anos do séc. XVIII à década de 1990, quando o discurso da educação inclusiva de pessoas com deficiência ganhou força no Brasil. Esta análise é excerto dos estudos de mestrado1 , assumindo como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica de fontes dedestaque (JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 2005; BUENO, 2008) nas áreas da Educação Especial e educação brasileira (FREITAG, 2005). [...]2019-01-24T19:03:14Z2019-01-24T19:03:14Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 744-756.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168Cardoso, Ana Paula Lima BarbosaPontes Júnior, José Airton de FreitasCarvalho, Wirla Risany Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39168Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:36.937939Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil |
title |
Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil |
spellingShingle |
Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa Educação Especial no Brasil Estado Brasileiro Caminho metodológico |
title_short |
Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil |
title_full |
Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil |
title_fullStr |
Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil |
title_full_unstemmed |
Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil |
title_sort |
Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil |
author |
Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa |
author_facet |
Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa Pontes Júnior, José Airton de Freitas Carvalho, Wirla Risany Lima |
author_role |
author |
author2 |
Pontes Júnior, José Airton de Freitas Carvalho, Wirla Risany Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa Pontes Júnior, José Airton de Freitas Carvalho, Wirla Risany Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial no Brasil Estado Brasileiro Caminho metodológico |
topic |
Educação Especial no Brasil Estado Brasileiro Caminho metodológico |
description |
O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória de constituição da Educação Especial no Brasil considerando as primeiras iniciativas de atendimento e a formulação de políticas educacionais destinadas às pessoas com deficiência. A tônica é dada por elementos históricos que buscam situar a Educação Especial no contexto de organização do Estado brasileiro e de suas políticas educacionais. O período analisado compreende os últimos anos do séc. XVIII à década de 1990, quando o discurso da educação inclusiva de pessoas com deficiência ganhou força no Brasil. Esta análise é excerto dos estudos de mestrado1 , assumindo como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica de fontes dedestaque (JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 2005; BUENO, 2008) nas áreas da Educação Especial e educação brasileira (FREITAG, 2005). [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-24T19:03:14Z 2019-01-24T19:03:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 744-756. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 744-756. 978 85 7915 171 2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028756669857792 |