Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38934 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é avaliar a implementação da política pública de educação integral e os processos educativos das escolas municipais de tempo integral de Fortaleza. A avaliação acontece com a discussão dos conceitos de educação integral, do confronto dos processos educativos e o novo modelo de escola com a ruptura de paradigmas. O locus da pesquisa se deu nas seis primeiras escolas onde foi implementada a ampliação da jornada na perspectiva da educação integral. Realizamos uma discussão sobre “avaliação em profundidade”, na qual buscamos aportes teóricos em Rodrigues que destaca aspectos que nortearam a pesquisa, tais como: estudo do modelo de escola, do modelo pedagógico e do modelo de gestão. Os sujeitos envolvidos nesse processo foram: núcleo gestor e líderes de turma. Realizamos um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de técnicas e instrumentos, tais como, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados, confrontamos os conceitos de educação integral e como os alunos são percebidos nesse modelo. Para dar sustentabilidade ao trabalho apresentamos três teóricos: o primeiro aborda a educação integral na perspectiva do ser humano na sua integralidade, o segundo apresenta os quatro pilares de desenvolvimento das competências do educando e o terceiro discute educação integral como meio de levar o homem à construção da autonomia e da emancipação. Concluímos que os profissionais se dispõem a aprender novos processos quando acreditam no aluno se veem como sujeito capaz de se tornar protagonista de sua vida e de sua comunidade. |
id |
UFC-7_d15b09bfee028aa3de35392d39570a94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38934 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de FortalezaConceito de educação integralPolíticas públicasGestão educacionalO objetivo desse trabalho é avaliar a implementação da política pública de educação integral e os processos educativos das escolas municipais de tempo integral de Fortaleza. A avaliação acontece com a discussão dos conceitos de educação integral, do confronto dos processos educativos e o novo modelo de escola com a ruptura de paradigmas. O locus da pesquisa se deu nas seis primeiras escolas onde foi implementada a ampliação da jornada na perspectiva da educação integral. Realizamos uma discussão sobre “avaliação em profundidade”, na qual buscamos aportes teóricos em Rodrigues que destaca aspectos que nortearam a pesquisa, tais como: estudo do modelo de escola, do modelo pedagógico e do modelo de gestão. Os sujeitos envolvidos nesse processo foram: núcleo gestor e líderes de turma. Realizamos um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de técnicas e instrumentos, tais como, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados, confrontamos os conceitos de educação integral e como os alunos são percebidos nesse modelo. Para dar sustentabilidade ao trabalho apresentamos três teóricos: o primeiro aborda a educação integral na perspectiva do ser humano na sua integralidade, o segundo apresenta os quatro pilares de desenvolvimento das competências do educando e o terceiro discute educação integral como meio de levar o homem à construção da autonomia e da emancipação. Concluímos que os profissionais se dispõem a aprender novos processos quando acreditam no aluno se veem como sujeito capaz de se tornar protagonista de sua vida e de sua comunidade.2019-01-21T11:27:31Z2019-01-21T11:27:31Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGARCIA, Solange Maria Colares; FERNANDES, Miriane Dantas; SOUSA, Ruani Cordeiro de. Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 7., 11 a 13 nov. 2015, Parintins (AM). Anais... Parintins (AM), 2015.2316-1086http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38934Garcia, Solange Maria ColaresFernandes, Miriane DantasSousa, Ruani Cordeiro deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-05T20:48:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38934Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:34.804282Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza |
title |
Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza |
spellingShingle |
Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza Garcia, Solange Maria Colares Conceito de educação integral Políticas públicas Gestão educacional |
title_short |
Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza |
title_full |
Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza |
title_fullStr |
Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza |
title_sort |
Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza |
author |
Garcia, Solange Maria Colares |
author_facet |
Garcia, Solange Maria Colares Fernandes, Miriane Dantas Sousa, Ruani Cordeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Miriane Dantas Sousa, Ruani Cordeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Solange Maria Colares Fernandes, Miriane Dantas Sousa, Ruani Cordeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceito de educação integral Políticas públicas Gestão educacional |
topic |
Conceito de educação integral Políticas públicas Gestão educacional |
description |
O objetivo desse trabalho é avaliar a implementação da política pública de educação integral e os processos educativos das escolas municipais de tempo integral de Fortaleza. A avaliação acontece com a discussão dos conceitos de educação integral, do confronto dos processos educativos e o novo modelo de escola com a ruptura de paradigmas. O locus da pesquisa se deu nas seis primeiras escolas onde foi implementada a ampliação da jornada na perspectiva da educação integral. Realizamos uma discussão sobre “avaliação em profundidade”, na qual buscamos aportes teóricos em Rodrigues que destaca aspectos que nortearam a pesquisa, tais como: estudo do modelo de escola, do modelo pedagógico e do modelo de gestão. Os sujeitos envolvidos nesse processo foram: núcleo gestor e líderes de turma. Realizamos um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de técnicas e instrumentos, tais como, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados, confrontamos os conceitos de educação integral e como os alunos são percebidos nesse modelo. Para dar sustentabilidade ao trabalho apresentamos três teóricos: o primeiro aborda a educação integral na perspectiva do ser humano na sua integralidade, o segundo apresenta os quatro pilares de desenvolvimento das competências do educando e o terceiro discute educação integral como meio de levar o homem à construção da autonomia e da emancipação. Concluímos que os profissionais se dispõem a aprender novos processos quando acreditam no aluno se veem como sujeito capaz de se tornar protagonista de sua vida e de sua comunidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-01-21T11:27:31Z 2019-01-21T11:27:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARCIA, Solange Maria Colares; FERNANDES, Miriane Dantas; SOUSA, Ruani Cordeiro de. Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 7., 11 a 13 nov. 2015, Parintins (AM). Anais... Parintins (AM), 2015. 2316-1086 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38934 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Solange Maria Colares; FERNANDES, Miriane Dantas; SOUSA, Ruani Cordeiro de. Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 7., 11 a 13 nov. 2015, Parintins (AM). Anais... Parintins (AM), 2015. 2316-1086 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028718078066688 |