Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Caio Assunção
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bezerra, Lara Bastos, Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56100
Resumo: O sistema Bus Rapid Transit (BRT) é considerado umas das soluções de mobilidade mais completa e eficiente para as médias e grandes cidades. Entretanto, os aspectos de Desempenho da Segurança Viária (DSV) dos sistemas BRT, não são tão bem compreendidos e avaliados quanto os seus já bem documentados impactos operacionais e ambientais. O presente artigo avaliou o DSV do BRT da Av. Bezerra de Menezes, em Fortaleza, a partir de uma análise do tipo antes e depois com grupo de controle. O resultado apresentou fortes indícios de que a implantação do corredor BRT contribuiu para o aumento da violência do trânsito na via em estudo envolvendo, principalmente, os ônibus. Foram identificados dois pontos onde se concentraram os acidentes com vítimas envolvendo ônibus. Uma análise detalhada dos acidentes e inspeção in loco permitiu a identificação dos principais fatores de riscos e a proposição de soluções para melhorar o DSV nesses locais.
id UFC-7_d2c20c4c869d4379cc3e509878683335
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56100
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de MenezesSistema Bus Rapid Transit(BRT)Engenharia rodoviáriaSegurança viáriaTrânsitoO sistema Bus Rapid Transit (BRT) é considerado umas das soluções de mobilidade mais completa e eficiente para as médias e grandes cidades. Entretanto, os aspectos de Desempenho da Segurança Viária (DSV) dos sistemas BRT, não são tão bem compreendidos e avaliados quanto os seus já bem documentados impactos operacionais e ambientais. O presente artigo avaliou o DSV do BRT da Av. Bezerra de Menezes, em Fortaleza, a partir de uma análise do tipo antes e depois com grupo de controle. O resultado apresentou fortes indícios de que a implantação do corredor BRT contribuiu para o aumento da violência do trânsito na via em estudo envolvendo, principalmente, os ônibus. Foram identificados dois pontos onde se concentraram os acidentes com vítimas envolvendo ônibus. Uma análise detalhada dos acidentes e inspeção in loco permitiu a identificação dos principais fatores de riscos e a proposição de soluções para melhorar o DSV nesses locais.2021-01-19T13:19:07Z2021-01-19T13:19:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTORRES, Caio Assunção; BEZERRA, Lara Bastos; AZEVEDO FILHO, Mário Angelo Nunes de. Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32º., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais […] Gramado,RS, 2018. p.3176-3183.978-85-87893-21-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56100Torres, Caio AssunçãoBezerra, Lara BastosAzevedo Filho, Mário Angelo Nunes deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-19T13:43:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56100Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:47.263124Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes
title Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes
spellingShingle Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes
Torres, Caio Assunção
Sistema Bus Rapid Transit(BRT)
Engenharia rodoviária
Segurança viária
Trânsito
title_short Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes
title_full Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes
title_fullStr Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes
title_sort Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes
author Torres, Caio Assunção
author_facet Torres, Caio Assunção
Bezerra, Lara Bastos
Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de
author_role author
author2 Bezerra, Lara Bastos
Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Caio Assunção
Bezerra, Lara Bastos
Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Bus Rapid Transit(BRT)
Engenharia rodoviária
Segurança viária
Trânsito
topic Sistema Bus Rapid Transit(BRT)
Engenharia rodoviária
Segurança viária
Trânsito
description O sistema Bus Rapid Transit (BRT) é considerado umas das soluções de mobilidade mais completa e eficiente para as médias e grandes cidades. Entretanto, os aspectos de Desempenho da Segurança Viária (DSV) dos sistemas BRT, não são tão bem compreendidos e avaliados quanto os seus já bem documentados impactos operacionais e ambientais. O presente artigo avaliou o DSV do BRT da Av. Bezerra de Menezes, em Fortaleza, a partir de uma análise do tipo antes e depois com grupo de controle. O resultado apresentou fortes indícios de que a implantação do corredor BRT contribuiu para o aumento da violência do trânsito na via em estudo envolvendo, principalmente, os ônibus. Foram identificados dois pontos onde se concentraram os acidentes com vítimas envolvendo ônibus. Uma análise detalhada dos acidentes e inspeção in loco permitiu a identificação dos principais fatores de riscos e a proposição de soluções para melhorar o DSV nesses locais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-01-19T13:19:07Z
2021-01-19T13:19:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRES, Caio Assunção; BEZERRA, Lara Bastos; AZEVEDO FILHO, Mário Angelo Nunes de. Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32º., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais […] Gramado,RS, 2018. p.3176-3183.
978-85-87893-21-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56100
identifier_str_mv TORRES, Caio Assunção; BEZERRA, Lara Bastos; AZEVEDO FILHO, Mário Angelo Nunes de. Avaliação do desempenho da segurança viária do Bus rapid transit da Avenida Bezerra de Menezes. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32º., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais […] Gramado,RS, 2018. p.3176-3183.
978-85-87893-21-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029033263235072