Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Laryssa Magalhães Monte Melo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bezerra, Francisco Mailson Mourão, Cosmo, Maria Nargila Sales, Batista, Tatiane Lima
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58173
Resumo: A evasão e a retenção escolar são problemas recorrentes enfrentados pelos cursos de engenharia. Consequência desse fato, as taxas de formados nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram de, respectivamente, 6% e 30%, no ano de 2019. Estudos mostram que as causas variam desde aspectos financeiros e sociais, até dificuldades de adaptação com o processo de ensino aprendizagem do espaço universitário. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo desenvolver ações de apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da UFC – Campus Crateús. As atividades realizadas buscaram proporcionar uma integração entre alunos recém ingressos e de semestres mais avançados, com profissionais atuantes no mercado de trabalho, bem como elaborar recursos didáticos para o uso da calculadora científica, instrumento de suma importância para as disciplinas do ensino básico. Em decorrência da adoção do ensino remoto, as ações foram realizadas em ambientes virtuais, como o Google Meet e Instagram. Elaborou-se um cronograma mensal de atividades a serem desenvolvidas nas plataformas citadas, como: vídeos educativos com dicas de como melhor utilizar a calculadora científica, disponibilizados quinzenalmente no Instagram, e palestras mensais com temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas prediais, com a participação de profissionais atuantes no mercado, e realizadas no Google Meet. O projeto obteve um engajamento de 74 seguidores e um total de 294 visualizações nas 5 publicações do Instagram, e contou com a participação de 140 discentes nas 3 palestras realizadas por videoconferência. Verificou-se que os temas abordados nas ações desenvolvidas despertavam interesse e envolvimento dos alunos, visto que desfrutavam do espaço para fazerem esclarecimentos e pedirem orientações, apresentando a estes, uma visão diferenciada sobre o que a universidade tem a oferecer e quais as oportunidades de mercado e área de atuação. Dessa forma, conclui-se que a realização de atividades que aproximem o estudante com a prática da profissão, possibilitam a motivação para a continuidade do curso.
id UFC-7_d32f29869068b31595427771d98efa31
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58173
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de CrateúsEvasãoVídeos educativosPalestrasA evasão e a retenção escolar são problemas recorrentes enfrentados pelos cursos de engenharia. Consequência desse fato, as taxas de formados nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram de, respectivamente, 6% e 30%, no ano de 2019. Estudos mostram que as causas variam desde aspectos financeiros e sociais, até dificuldades de adaptação com o processo de ensino aprendizagem do espaço universitário. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo desenvolver ações de apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da UFC – Campus Crateús. As atividades realizadas buscaram proporcionar uma integração entre alunos recém ingressos e de semestres mais avançados, com profissionais atuantes no mercado de trabalho, bem como elaborar recursos didáticos para o uso da calculadora científica, instrumento de suma importância para as disciplinas do ensino básico. Em decorrência da adoção do ensino remoto, as ações foram realizadas em ambientes virtuais, como o Google Meet e Instagram. Elaborou-se um cronograma mensal de atividades a serem desenvolvidas nas plataformas citadas, como: vídeos educativos com dicas de como melhor utilizar a calculadora científica, disponibilizados quinzenalmente no Instagram, e palestras mensais com temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas prediais, com a participação de profissionais atuantes no mercado, e realizadas no Google Meet. O projeto obteve um engajamento de 74 seguidores e um total de 294 visualizações nas 5 publicações do Instagram, e contou com a participação de 140 discentes nas 3 palestras realizadas por videoconferência. Verificou-se que os temas abordados nas ações desenvolvidas despertavam interesse e envolvimento dos alunos, visto que desfrutavam do espaço para fazerem esclarecimentos e pedirem orientações, apresentando a estes, uma visão diferenciada sobre o que a universidade tem a oferecer e quais as oportunidades de mercado e área de atuação. Dessa forma, conclui-se que a realização de atividades que aproximem o estudante com a prática da profissão, possibilitam a motivação para a continuidade do curso.Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús2021-05-04T15:57:49Z2021-05-04T15:57:49Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTORRES, Laryssa Magalhães Monte Melo; BEZERRA, Francisco Maílson Mourão; COSMO, Maria Nargila Sales; BATISTA, Tatiane Lima. Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 127, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58173Torres, Laryssa Magalhães Monte MeloBezerra, Francisco Mailson MourãoCosmo, Maria Nargila SalesBatista, Tatiane Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:55:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58173Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:39.124086Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús
title Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús
spellingShingle Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús
Torres, Laryssa Magalhães Monte Melo
Evasão
Vídeos educativos
Palestras
title_short Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús
title_full Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús
title_fullStr Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús
title_full_unstemmed Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús
title_sort Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús
author Torres, Laryssa Magalhães Monte Melo
author_facet Torres, Laryssa Magalhães Monte Melo
Bezerra, Francisco Mailson Mourão
Cosmo, Maria Nargila Sales
Batista, Tatiane Lima
author_role author
author2 Bezerra, Francisco Mailson Mourão
Cosmo, Maria Nargila Sales
Batista, Tatiane Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Laryssa Magalhães Monte Melo
Bezerra, Francisco Mailson Mourão
Cosmo, Maria Nargila Sales
Batista, Tatiane Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Vídeos educativos
Palestras
topic Evasão
Vídeos educativos
Palestras
description A evasão e a retenção escolar são problemas recorrentes enfrentados pelos cursos de engenharia. Consequência desse fato, as taxas de formados nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram de, respectivamente, 6% e 30%, no ano de 2019. Estudos mostram que as causas variam desde aspectos financeiros e sociais, até dificuldades de adaptação com o processo de ensino aprendizagem do espaço universitário. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo desenvolver ações de apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da UFC – Campus Crateús. As atividades realizadas buscaram proporcionar uma integração entre alunos recém ingressos e de semestres mais avançados, com profissionais atuantes no mercado de trabalho, bem como elaborar recursos didáticos para o uso da calculadora científica, instrumento de suma importância para as disciplinas do ensino básico. Em decorrência da adoção do ensino remoto, as ações foram realizadas em ambientes virtuais, como o Google Meet e Instagram. Elaborou-se um cronograma mensal de atividades a serem desenvolvidas nas plataformas citadas, como: vídeos educativos com dicas de como melhor utilizar a calculadora científica, disponibilizados quinzenalmente no Instagram, e palestras mensais com temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas prediais, com a participação de profissionais atuantes no mercado, e realizadas no Google Meet. O projeto obteve um engajamento de 74 seguidores e um total de 294 visualizações nas 5 publicações do Instagram, e contou com a participação de 140 discentes nas 3 palestras realizadas por videoconferência. Verificou-se que os temas abordados nas ações desenvolvidas despertavam interesse e envolvimento dos alunos, visto que desfrutavam do espaço para fazerem esclarecimentos e pedirem orientações, apresentando a estes, uma visão diferenciada sobre o que a universidade tem a oferecer e quais as oportunidades de mercado e área de atuação. Dessa forma, conclui-se que a realização de atividades que aproximem o estudante com a prática da profissão, possibilitam a motivação para a continuidade do curso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-04T15:57:49Z
2021-05-04T15:57:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRES, Laryssa Magalhães Monte Melo; BEZERRA, Francisco Maílson Mourão; COSMO, Maria Nargila Sales; BATISTA, Tatiane Lima. Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 127, 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58173
identifier_str_mv TORRES, Laryssa Magalhães Monte Melo; BEZERRA, Francisco Maílson Mourão; COSMO, Maria Nargila Sales; BATISTA, Tatiane Lima. Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 127, 2020.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028922422460416