Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58173 |
Resumo: | A evasão e a retenção escolar são problemas recorrentes enfrentados pelos cursos de engenharia. Consequência desse fato, as taxas de formados nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram de, respectivamente, 6% e 30%, no ano de 2019. Estudos mostram que as causas variam desde aspectos financeiros e sociais, até dificuldades de adaptação com o processo de ensino aprendizagem do espaço universitário. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo desenvolver ações de apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da UFC – Campus Crateús. As atividades realizadas buscaram proporcionar uma integração entre alunos recém ingressos e de semestres mais avançados, com profissionais atuantes no mercado de trabalho, bem como elaborar recursos didáticos para o uso da calculadora científica, instrumento de suma importância para as disciplinas do ensino básico. Em decorrência da adoção do ensino remoto, as ações foram realizadas em ambientes virtuais, como o Google Meet e Instagram. Elaborou-se um cronograma mensal de atividades a serem desenvolvidas nas plataformas citadas, como: vídeos educativos com dicas de como melhor utilizar a calculadora científica, disponibilizados quinzenalmente no Instagram, e palestras mensais com temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas prediais, com a participação de profissionais atuantes no mercado, e realizadas no Google Meet. O projeto obteve um engajamento de 74 seguidores e um total de 294 visualizações nas 5 publicações do Instagram, e contou com a participação de 140 discentes nas 3 palestras realizadas por videoconferência. Verificou-se que os temas abordados nas ações desenvolvidas despertavam interesse e envolvimento dos alunos, visto que desfrutavam do espaço para fazerem esclarecimentos e pedirem orientações, apresentando a estes, uma visão diferenciada sobre o que a universidade tem a oferecer e quais as oportunidades de mercado e área de atuação. Dessa forma, conclui-se que a realização de atividades que aproximem o estudante com a prática da profissão, possibilitam a motivação para a continuidade do curso. |
id |
UFC-7_d32f29869068b31595427771d98efa31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/58173 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de CrateúsEvasãoVídeos educativosPalestrasA evasão e a retenção escolar são problemas recorrentes enfrentados pelos cursos de engenharia. Consequência desse fato, as taxas de formados nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram de, respectivamente, 6% e 30%, no ano de 2019. Estudos mostram que as causas variam desde aspectos financeiros e sociais, até dificuldades de adaptação com o processo de ensino aprendizagem do espaço universitário. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo desenvolver ações de apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da UFC – Campus Crateús. As atividades realizadas buscaram proporcionar uma integração entre alunos recém ingressos e de semestres mais avançados, com profissionais atuantes no mercado de trabalho, bem como elaborar recursos didáticos para o uso da calculadora científica, instrumento de suma importância para as disciplinas do ensino básico. Em decorrência da adoção do ensino remoto, as ações foram realizadas em ambientes virtuais, como o Google Meet e Instagram. Elaborou-se um cronograma mensal de atividades a serem desenvolvidas nas plataformas citadas, como: vídeos educativos com dicas de como melhor utilizar a calculadora científica, disponibilizados quinzenalmente no Instagram, e palestras mensais com temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas prediais, com a participação de profissionais atuantes no mercado, e realizadas no Google Meet. O projeto obteve um engajamento de 74 seguidores e um total de 294 visualizações nas 5 publicações do Instagram, e contou com a participação de 140 discentes nas 3 palestras realizadas por videoconferência. Verificou-se que os temas abordados nas ações desenvolvidas despertavam interesse e envolvimento dos alunos, visto que desfrutavam do espaço para fazerem esclarecimentos e pedirem orientações, apresentando a estes, uma visão diferenciada sobre o que a universidade tem a oferecer e quais as oportunidades de mercado e área de atuação. Dessa forma, conclui-se que a realização de atividades que aproximem o estudante com a prática da profissão, possibilitam a motivação para a continuidade do curso.Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús2021-05-04T15:57:49Z2021-05-04T15:57:49Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTORRES, Laryssa Magalhães Monte Melo; BEZERRA, Francisco Maílson Mourão; COSMO, Maria Nargila Sales; BATISTA, Tatiane Lima. Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 127, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58173Torres, Laryssa Magalhães Monte MeloBezerra, Francisco Mailson MourãoCosmo, Maria Nargila SalesBatista, Tatiane Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:55:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58173Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:39.124086Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús |
title |
Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús |
spellingShingle |
Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús Torres, Laryssa Magalhães Monte Melo Evasão Vídeos educativos Palestras |
title_short |
Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús |
title_full |
Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús |
title_fullStr |
Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús |
title_full_unstemmed |
Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús |
title_sort |
Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús |
author |
Torres, Laryssa Magalhães Monte Melo |
author_facet |
Torres, Laryssa Magalhães Monte Melo Bezerra, Francisco Mailson Mourão Cosmo, Maria Nargila Sales Batista, Tatiane Lima |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Francisco Mailson Mourão Cosmo, Maria Nargila Sales Batista, Tatiane Lima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Laryssa Magalhães Monte Melo Bezerra, Francisco Mailson Mourão Cosmo, Maria Nargila Sales Batista, Tatiane Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Vídeos educativos Palestras |
topic |
Evasão Vídeos educativos Palestras |
description |
A evasão e a retenção escolar são problemas recorrentes enfrentados pelos cursos de engenharia. Consequência desse fato, as taxas de formados nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram de, respectivamente, 6% e 30%, no ano de 2019. Estudos mostram que as causas variam desde aspectos financeiros e sociais, até dificuldades de adaptação com o processo de ensino aprendizagem do espaço universitário. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo desenvolver ações de apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da UFC – Campus Crateús. As atividades realizadas buscaram proporcionar uma integração entre alunos recém ingressos e de semestres mais avançados, com profissionais atuantes no mercado de trabalho, bem como elaborar recursos didáticos para o uso da calculadora científica, instrumento de suma importância para as disciplinas do ensino básico. Em decorrência da adoção do ensino remoto, as ações foram realizadas em ambientes virtuais, como o Google Meet e Instagram. Elaborou-se um cronograma mensal de atividades a serem desenvolvidas nas plataformas citadas, como: vídeos educativos com dicas de como melhor utilizar a calculadora científica, disponibilizados quinzenalmente no Instagram, e palestras mensais com temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas prediais, com a participação de profissionais atuantes no mercado, e realizadas no Google Meet. O projeto obteve um engajamento de 74 seguidores e um total de 294 visualizações nas 5 publicações do Instagram, e contou com a participação de 140 discentes nas 3 palestras realizadas por videoconferência. Verificou-se que os temas abordados nas ações desenvolvidas despertavam interesse e envolvimento dos alunos, visto que desfrutavam do espaço para fazerem esclarecimentos e pedirem orientações, apresentando a estes, uma visão diferenciada sobre o que a universidade tem a oferecer e quais as oportunidades de mercado e área de atuação. Dessa forma, conclui-se que a realização de atividades que aproximem o estudante com a prática da profissão, possibilitam a motivação para a continuidade do curso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-04T15:57:49Z 2021-05-04T15:57:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TORRES, Laryssa Magalhães Monte Melo; BEZERRA, Francisco Maílson Mourão; COSMO, Maria Nargila Sales; BATISTA, Tatiane Lima. Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 127, 2020. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58173 |
identifier_str_mv |
TORRES, Laryssa Magalhães Monte Melo; BEZERRA, Francisco Maílson Mourão; COSMO, Maria Nargila Sales; BATISTA, Tatiane Lima. Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 127, 2020. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028922422460416 |